Nesta publicação, preparamos uma excelente atividade de História sobre a Ditadura Militar direcionada aos estudantes do 8º e 9º ano, sendo a primeira atividade da série desse período na história brasileira, abordando especificamente o início e as ações dos presidentes. A Ditadura Militar foi um período da história do Brasil que ocorreu entre os anos de 1964 a 1985, marcado pela ascensão e controle político das Forças Armadas no país.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Ditadura Militar.
Objetivo da Aula: Compreender o contexto histórico, político e social da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), analisando suas causas, características, impactos e os principais eventos durante esse período.
Habilidade da BNCC: (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Paraná e no Brasil e discutir as questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. Não se pode considerar que o Golpe Militar de 1964 ocorreu de uma hora para outra, foram vários movimentos e situações que culminaram com a derrubada de João Goulart e a chegada dos militares ao poder.
O presidente João Goulart discursa no encerramento do Comício da Central. A seu lado, a primeira-dama, Maria Thereza. http://memorialdademocracia.com.br
Assinale abaixo a alternativa que não corresponde a uma das ações que antecederam o Golpe Militar.
a) Comício na estação ferroviária da Central do Brasil com a participação de João Goulart.
b) Governo anuncia início das chamadas reformas de base, como desapropriação de latifúndios improdutivos para a reforma agrária.
c) Marcha da Família com Deus pela Liberdade, organizada pelos opositores de Goulart na cidade de São Paulo.
d) Governo anuncia o envio de tropas brasileiras para combater a Segunda Guerra Mundial.
2. O clima tenso tomava conta dos espaços da política brasileira naquele fim de março de 1964, tropas militares saíam de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro. Jango sai do Rio de Janeiro e viaja para Brasília, em seguida, para o Rio Grande do Sul. Nessas viagens, buscava apoio para resistir à pressão. Na madrugada do dia 2 de abril, o Congresso declarou vaga à Presidência da República e Jango parte para o exílio no Uruguai.
Através da leitura do texto, pode-se afirmar que:
a) João Goulart possuía muitos aliados políticos poderosos e fiéis ao seu governo.
b) os militares assumiram o poder após uma Guerra Civil que durou 10 anos.
c) houve movimentações de tropas militares na intenção de pressionar João Goulart.
d) em nenhum momento, João Goulart buscou evitar que os militares assumissem o poder.
3. Durante o período em que os militares estiveram à frente do governo brasileiro, houve presidentes que foram eleitos por meio de eleições indiretas, ou seja, não eram eleitos por voto da população civil em geral.
https://www.google.com/search?q=presidentes+da+ditadura+militar
Assinale a alternativa que não corresponde a um desses presidentes:
a) General Humberto de Alencar Castelo-Branco.
b) Marechal Floriano Peixoto.
c) General Arthur da Costa e Silva.
d) General Emília Garrastazu Médici.
4. Ao assumirem o poder em 1964, os militares declararam que entregariam o governo quando a ameaça comunista fosse eliminada e fossem realizadas novas eleições. Essa promessa, no entanto, não foi cumprida. Assinale a alternativa que corresponde ao período em que os militares ficaram no poder.
a) 10 anos.
b) 20 anos.
c) 15 anos.
d) 21 anos.
5. Assinale a alternativa que melhor define o termo “Anos de Chumbo”.
a) Período entre o fim dos anos 60 e início dos anos 70 em que o regime militar perseguia seus opositores de forma mais violenta.
b) Período ocorrido no final dos anos 80 onde os militares entraram em conflito interno, dando fim aos 21 anos de regime.
c) Período de grande tensão política envolvendo Estados Unidos e Brasil, onde o governo brasileiro foi obrigado a enviar tropas para China.
d) Período de grande movimento político e militar no intuito de ampliar a participação do Brasil no contexto armado da Guerra Fria.
Observe as imagens e responda às questões 6-7:
6. Os anos 70 foram marcados pela propaganda do governo. Essa propaganda exaltava as qualidades do Brasil e como ele seria “O País do Futuro”. Sobre essa propaganda, é INCORRETO afirmar que:
a) esse tipo de publicidade era chamado Ufanista.
b) o governo militar usou até mesmo a conquista da copa de 1970 como propaganda.
c) a propaganda do governo brasileiro durante a ditadura militar nunca exaltou o regime.
d) a propaganda do governo militar exaltava o regime e o desenvolvimento (irreal) do Brasil.
7. Observando as imagens acima, é CORRETO afirmar que:
a) as duas imagens transmitem a ideia de que o Brasil estava em pleno desenvolvimento.
b) a imagem 01 chama o povo brasileiro a participar da política.
c) a imagem 02 faz uma crítica à atenção dada à copa e não dada aos problemas sociais do Brasil.
d) as duas imagens criticam as questões políticas e sociais do Brasil durante a Ditadura Militar.
8. A ditadura militar também ficou conhecida pelas grandes e caras obras, chamadas por muitos de faraônicas. Assinale a alternativa que contém uma das grandes obras realizadas nesse período.
a) Brasília.
b) Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
c) Ponte Rio Niterói
d) Cristo Redentor.
9. Observe o gráfico abaixo:
Sabendo que o regime militar ocorreu entre os anos de 1964 e 1985, observe o gráfico e assinale a alternativa correta.
a) Durante a ditadura militar, o valor real do salário mínimo oscilou.
b) Durante a ditadura militar, o valor real do salário mínimo somente cresceu.
c) Durante a ditadura militar, o valor real do salário mínimo somente diminuiu.
d) Durante a ditadura militar, o valor do salário mínimo caiu somente após os anos de 1980.
10. Leia a manchete abaixo.
(…) Economistas ouvidos pelo EL PAÍS explicam que o milagre aconteceu principalmente regado a dinheiro internacional que aterrissou através da entrada de multinacionais que encontraram no Brasil um terreno propício para a expansão sob a tutela dos militares, e também por empréstimos advindos de fundos internacionais. (…) Como a distribuição dos resultados do crescimento econômico foi bastante desigual, a concentração de renda também aumentou muito no período, especialmente entre a população que possuía um grau maior de instrução. Isso fez com que a desigualdade social conhecesse níveis nunca vistos antes. (…) Os economistas foram unânimes em dizer que os empresários e a classe média que possuía maior nível de instrução foram beneficiados em detrimento da parte mais pobre da população.
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/29/economia/1506721812_344807.html. (Adaptado)
De acordo com texto, o fator que determinava a questão da desigualdade social no Brasil durante o período chamado de “Milagre Econômico” estava intimamente ligado
a) ao grau de instrução da população brasileira.
b) às questões de moradia e regionalização.
c) às organizações políticas partidárias.
d) à problemática das questões climáticas e culturais.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.