Nesta publicação, preparamos uma atividade de Ciências sobre as Substâncias Psicoativas voltada aos estudantes do 6º ano e 7º ano. As substâncias psicoativas são aquelas que afetam o funcionamento do sistema nervoso central e podem causar alterações na maneira como uma pessoa pensa, sente e se comporta.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
1. As drogas psicoativas agem diretamente no
a) coração.
b) sistema Nervoso.
c) ossos.
d) fígado.
2. As substâncias psicoativas entram no corpo por diferentes vias, tais como a boca e o nariz. Elas chegam ao encéfalo através
a) da urina.
b) da corrente sanguínea.
c) das bactérias benéficas.
d) dos cloroplastos.
3. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que: “qualquer entidade química ou mistura de entidades que altere a função biológica e possivelmente a estrutura do organismo” é adequada para definir:
4. O tabagismo já foi amplamente glamourizado, associado ao sucesso e à elegância. Nos cinemas, artistas elegantes eram frequentemente retratados fumando cigarros. No entanto, a partir da década de 1950, começaram a ser divulgados os malefícios desse hábito.
Disponível em https://actbr.org.br/advertencias-sanitarias
Ao fumar, as pessoas podem experimentar uma sensação de maior disposição e alerta, resultado da presença da nicotina, uma substância presente no cigarro e no tabaco que tem o efeito:
a) Estimulante
b) Retardante
c) Alucinógeno
d) Inofensivo
5. O primeiro efeito do consumo de bebidas alcoólicas é o relaxamento do controle do comportamento, fazendo com que a pessoa se sinta menos inibida e mais alegre. Porém, surgem também a falta de reflexos, tonturas, confusão e sonolência com o passar do tempo e/ou aumento da dose.
Adaptado de Willitirando
O álcool é uma droga:
a) Depressora.
b) Estimulante.
c) Construtora.
d) Reguladora.
6. Leia a matéria abaixo.
O canabidiol é uma substância extraída da planta Cannabis Sativa, conhecida como maconha. É crucial ressaltar que seu uso medicinal ocorre por meio de um preparo em laboratório, e o uso recreativo dessa planta é prejudicial à saúde, alterando o funcionamento normal do cérebro e provocando fenômenos psíquicos como delírios e alucinações.
Essa droga é proibida por lei no Brasil e é considerada uma substância
a) reguladora.
b) estimulante.
c) construtora.
d) perturbadora.
7. Marlyna contou que, ao começar a fumar, três cigarros a deixavam calma. No entanto, com o passar dos anos, a jovem senhora passou a fumar três caixas de cigarros por dia para obter a mesma sensação. Jurandir relatou que algo semelhante aconteceu com ele em relação ao álcool. Essa situação ilustra um caso de:
a) Desenvolvimento saudável de hábitos.
b) Estratégia indicada pela medicina para gerenciar o estresse.
c) Tolerância a drogas.
d) Crescimento natural do consumo consciente.
8. As substâncias psicotrópicas, ao chegarem ao encéfalo, atuam nas sinapses, liberando o neurotransmissor dopamina. A dopamina é responsável pelo prazer e motivação, e seu aumento no cérebro faz com que o indivíduo registre aquela experiência como agradável e desejável. Dessa forma, o cérebro associa o consumo da substância psicotrópica a um comportamento positivo, o que aumenta a probabilidade de que esse comportamento seja repetido.
O sistema a qual se refere o texto acima é chamado de:
a) sistema de recompensas.
b) sistema de sorrisos.
c) sistema de inferências.
d) cadeia de recompensas exitosas.
9. A dependência de drogas, antes dividida entre física e psíquica, é agora considerada como um único conceito. O diagnóstico requer características de ambas, mesmo em níveis leves. Na dependência psíquica, o uso de drogas é visto erroneamente como solução imediata para ansiedade e depressão. Na física, algumas vias neurais dependem da droga para serem ativadas, resultando em sinais de abstinência como:
a) Dores de cabeça e tremores.
b) Sensação de bem-estar.
c) Aumento da produção de endorfinas.
d) Aumento da produtividade.
10. Enumere 1 para drogas lícitas e 2 para ilícitas.
( ) Álcool
( ) Cigarro eletrônico
( ) Maconha
( ) Cocaína
( ) Cigarro
( ) Crack
11. No espaço abaixo, crie uma campanha para desencorajar o uso de drogas.
+ Conteúdos de Ciências para o 6° e 7° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Substâncias Psicoativas.
Objetivo da aula: Classificar as substancias psicoativas conforme sua ação no sistema nervoso e efeitos na saúde.
Habilidade da BNCC: (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.