Portugues 6° e 7° ano

Atividade de Interpretação e Compreensão - Conto de Terror - 6º e 7º ano

Lista de questões de interpretação de contos de terror, voltadas para a identificação de elementos característicos deste tipo narrativo.

Planejamento para o professor

atividade conto de terror
  •     Cheguei em casa depois de um longo dia no trabalho, estava cansado, apenas passei pela sala e fui para o banheiro. Tirei a roupa e liguei o chuveiro, mas mesmo assim podia ouvir aquelas batidas no vidro. Você sabe, você não estranha batidas no vidro da sua casa, mas quando se mora no terceiro andar, você começa a achar estranho sim.
  • Quando saio do banho elas cessaram.
  • Acordo e olho no relógio, são 3h14 da manhã, e aquelas mesmas batidas ecoam pelo apartamento, não sei de onde elas vêm. Volto a dormir.
  •     Chego em casa às 23h00 de sexta, só quero ir para minha cama, a happy hour com os amigos foi ótima.
  •     Saio do chuveiro e vou para a cama, ligo a TV, o que dá certa claridade para o quarto todo. As batidas começam.
  •     Cansado de tudo aquilo, dou um pulo da cama e saio em direção a todas as janelas do apartamento. Não acho nada.
  •     Volto para a cama, me deito e percebo que elas param. Elas voltam.
  •     Foi só nesse momento que percebi que as batidas vinham do lugar que eu não olhei: o espelho.
  • a) Entreter o leitor com uma narrativa misteriosa.
  • b) Instruir sobre como lidar com barulhos noturnos.
  • c) Apresentar a rotina diária do protagonista do texto.
  • d) Argumentar um ponto de vista sobre um evento.
  • a) a descrição do cansaço do personagem e a ambientação no apartamento dão uma sensação de realismo à história.
  • b) o leitor experimenta os acontecimentos junto com o personagem, pois a descrição da situação contribui para o mistério.
  • c) o mistério da história é eficaz na criação do suspense apenas no final da narrativa, quando as batidas são identificadas. 
  • d) há uma ausência de uma explicação clara sobre a origem das batidas na história, deixando para o leitor imaginar o que seria.

  • a) Narrador personagem – pois o protagonista da história é quem narra os eventos.
  • b) Narrador observador – pois um observador externo relata os acontecimentos sem participar da trama.
  • c) Narrador onisciente – já que o narrador possui conhecimento total das emoções dos personagens.
  • d) Narrador observador – pois a narrativa é restrita ao ponto de vista de um personagem específico.

  • a) intensidade.
  • b) continuidade.
  • c) temporalidade.
  • d) finalidade.
  • a) “Cheguei em casa depois de um longo dia…” (Tempo)
  • b) “… estava cansado, apenas passei pela sala…” (Exclusividade) 
  • c) “Saio do chuveiro e vou para a cama…” (Adição)
  • d) “… passei pela sala e fui para o banheiro.” (Finalidade) 
  • a) Aumenta o mistério das batidas no vidro.
  • b) Facilita a identificação da origem das batidas.
  • c) Causa mais confusão no ambiente da casa.
  • d) Torna as batidas mais intensas e assustadoras.


  • a) enigmático.
  • b) conclusivo.
  • c) revelador.
  • d) previsível.
  • a) antítese.
  • b) hipérbole.
  • c) gradação.
  • d) metáfora. 
  • a) citação.
  • b) elucidação.
  • c) enumeração.
  • d) síntese.

Gabarito

1A / 2C / 3. Um personagem cansado depois de um longo dia de trabalho. / 4A / 5. “Você sabe, você não estranha batidas no vidro da sua casa…” / 6B / 7D / 8B / 9. O espelho. / 10. Resposta Pessoal. / 11A / 12C / 13B / 14. O barulho das batidas. 

Maurício Araújo
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