Quiz de Língua Portuguesa sobre Biografia para 4° e 5° ano
PorTudo Sala de Aula-
0
Prova online de Língua Portuguesa sobre Biografia para os alunos do 4° e 5° ano
É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!
Exibir respostas somente após resolver todas as questões:
Leia o texto abaixo e resolva às questões 1 – 5:
MENINO MALUQUINHO
Este todo mundo conhece. Alegre, agitado e criativo, o Maluquinho não para nunca. Sua mãe, Naná, e seu pai, Carlinhos, têm muito trabalho com ele, mas o adoram. Dona Naná está sempre pedindo a ele que arrume a bagunça do quarto, e seu Carlinhos já se acostumou a emprestar aquele paletó azul que o Maluquinho gosta de vestir. Mas ninguém sabe por que ele gosta tanto de usar uma panela na cabeça. Pode arriscar um palpite. O Junim acha que ela é mágica, mas nunca conseguiu provar.
Fonte: meninomaluquinho.educacional.com.br
—
Qual a finalidade do texto?
—
No trecho: “... o Maluquinho não para nunca.”, a palavra grifada indica ideia de:
—
Na expressão “... mas o adoram.” O artigo “o” refere-se ao
—
Há uma opinião no trecho:
Leia o texto e resolva às questões 5-10:
PELÉ
Jogador de futebol brasileiro nascido em Três Corações, Minas Gerais, maior craque da história do futebol nacional, personalidade mundial do esporte, chamado o rei do futebol e eleito o atleta do século, eleito pelo jornal francês L’Equipe (1981). Filho de Dona Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol afamado no sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, que lhe deu o nome para fazer uma homenagem ao inventor estadunidense Thomas Edison. Ainda criancinha mudou-se com a família para Bauru, interior de São Paulo (1945) e começou a jogar aos dez anos, em Bauru. Depois de ser rejeitado em um teste no Corinthians paulista, aos 16 já era titular do Santos Futebol Clube. Aos 17, foi convocado para a seleção brasileira, e conquistou sua primeira Copa do Mundo, na Suécia (1958). Foi bicampeão da Libertadores da América e mundial de clubes pelo Santos (1962/1963) e disputou mais três copas do mundo de seleções e ganhou no Chile (1962) e no México (1970). Despediu-se da seleção brasileira (1971) e do Santos (1972) e ainda jogou no New York Cosmos (1974), a fim de promover o futebol nos Estados Unidos, onde encerrou sua carreira profissional de jogador em clubes de futebol. Marcou 1282 gols em 1364 partidas oficiais. O fim definitivo de sua carreira foi celebrado em um jogo entre a seleção brasileira e uma seleção dos melhores do mundo (1981). Foi ministro extraordinário de Esportes (1995-1998) no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em setembro de 2021, Pelé foi diagnosticado com um câncer de cólon. Depois de passar por vários internamentos e tratamentos, em dezembro de 2022, Pelé deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde permaneceu durante todo o mês. Nas últimas semanas, o quadro de saúde de Pelé se agravou, pois a doença não mais respondia ao tratamento quimioterápico. Pelé faleceu em São Paulo, no dia 29 de dezembro de 2022, com 82 anos.
Fonte: https://www.historiadetudo.com/pele
https://www.ebiografia.com/pele/
(Adaptado por Tudo Sala de Aula)
—
A biografia é um gênero textual que relata a vida de uma pessoa conhecida socialmente, mostrando ao leitor suas principais ações e experiências, bem como seus legados. Assim sendo, NÃO está presente nessa biografia
—
O nível de linguagem predominante do texto é
—
Sobre o texto, assinale a alternativa FALSA:
—
No texto, a expressão “Ainda criancinha...”, a palavra grifada revela circunstância de
—
Após a leitura do texto, é possível inferir que
—
Em: “... a fim de promover o futebol nos Estados Unidos...”, a expressão em destaque estabelece relação de