Nesta publicação, preparamos uma excelente atividade de Geografia sobre a Economia Brasileira direcionada aos estudantes do 5º ano e 6º ano. Sabe-se que a economia é uma área de estudo que se dedica a analisar as atividades econômicas de uma sociedade e como elas afetam a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, abordar esse tema em sala de aula, os estudantes compreenderão os fenômenos que ocorrem dentro de um sistema econômico. Baixe esta atividade gratuitamente e aplique em sala de aula.
ECONOMIA
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
A economia é tradicionalmente dividida em três setores: primário, secundário e terciário. O setor primário engloba atividades relacionadas ao extrativismo, como agricultura, pesca e pecuária. No setor secundário, destacam-se indústrias que abrangem a produção automotiva, naval, aeronáutica, metalúrgica, siderúrgica, têxtil, alimentícia, de bebidas, papel e celulose. Por fim, o setor terciário abrange serviços na esfera pública, englobando saúde, educação e comércio.
O setor terciário é o mais abrangente dos três setores, englobando trabalhadores formais e informais. No âmbito formal, encontramos profissionais como médicos em hospitais, que desfrutam de benefícios como salário fixo mensal, férias e décimo terceiro. Por outro lado, no setor informal, destacam-se trabalhadores como os motoristas de aplicativo, cuja renda é variável e não contam com benefícios como décimo terceiro ou férias. Isso destaca a diversidade de atividades e profissões que compõem esse setor, refletindo a complexidade da economia moderna.
Além disso, no setor terciário, ressalta-se a responsabilidade dos governos em oferecer serviços públicos de qualidade à sociedade, abrangendo áreas como saúde, educação, lazer e transporte. Dentro desse sistema econômico, os produtores e consumidores desempenham papéis importantes, impulsionando a circulação de dinheiro no país e contribuindo de maneira fundamental para o funcionamento do sistema.
Fonte: Definição retirada da página da Faculdade de Finanças, Economia e Contabilidade, da Universidade de São Paulo (USP)