A equipe Tudo Sala de Aula preparou uma excelente Atividade de Geografia sobre o Solo e seus Usos para os alunos do 6° e 7° ano. Nesta publicação, vamos explorar as características e as influências desse elemento tão essencial para a vida em nosso planeta. Confira, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
1. Assim como a água e o ar, o solo desempenha um papel importante ao assegurar o sustento das pessoas ao longo da história. Desse modo, em relação ao solo, podemos afirmar que ele
a) é uma camada superficial da crosta terrestre.
b) está localizado na parte líquida do manto.
c) é um componente importante do núcleo terrestre.
d) compõe a crosta e a primeira porção do manto.
2. Leia.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra. Para que você tenha ideia de como esse processo de formação do solo é lento e paciente, saiba que são necessários cerca de 400 anos para se formar 1 cm (um centímetro) de solo.
Fonte: Francisco de Brito Melo, pesquisador da Embrapa Meio-Norte.< https://www.embrapa.br/>.
Um organismo capaz de desgastar as rochas está na alternativa:
3. Observe a imagem e pinte a camada terrestre onde o solo se encontra.
4. O solo desempenha um papel necessário na sobrevivência que vai além da produção agrícola. Ao analisar os itens abaixo, assinale a alternativa que descreve uma função do solo relacionada à medicina.
a) Fornecimento de materiais para construção.
b) Fonte de produtos farmacêuticos.
c) Fornecimento de combustíveis.
d) Herança cultural.
5. Leia.
O equilíbrio ambiental requer a ação conjunta de diversos fatores, e o solo é um componente essencial. No ciclo hidrológico, ele desempenha um papel fundamental na etapa da _____________________, tornando a água disponível para as plantas e abastecendo os reservatórios subterrâneos. Esse processo impede o escoamento superficial, prevenindo problemas de erosão e assoreamento.
Fonte: https://www.tudosaladeaula.com/
A etapa que completa a lacuna acima está na alternativa:
a) Precipitação.
b) Transpiração.
c) Condensação.
d) Infiltração.
6. Roberto se aposentou e comprou um sítio em Floresta, Pernambuco. Decidiu começar a produzir seu próprio alimento e, para isso, iniciou pesquisas sobre formas de cultivo que retardassem o empobrecimento do solo. Decidiu folhas, legumes, raízes e grãos. Escolheu um método em que as plantações ocorressem de maneira alternada. Observe:
Autor: Alex Argozino | Extraído de: Geografia espaço & interação : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso.
Das técnicas abaixo, qual Roberto utilizou?
a) Rotação de terras.
b) Assoreamento terrestre.
c) Aragem.
d) Aterro.
7. Suponha que você esteja caminhando em uma área rural e aviste um terreno dividido em três partes, onde, enquanto duas estão em cultivo, a terceira permanece em repouso por um ou dois anos, possibilitando a recuperação das propriedades esgotadas pelas colheitas anteriores. Essa prática de cultivo, muito comum na agriculta, é conhecida como:
a) Curva de nível.
b) Afolhamento.
c) Aragem.
d) Rotação de cultura.
8. Observe a imagem e leia o texto para responder à questão.
Fonte: Mundo Educação
Terraços Incas
“Não é novidade que os Incas foram uma das maiores e mais inteligentes civilizações que habitaram o planeta. São muitos os motivos que justificam esse título e um deles é a engenhosidade dos famosos terraços Incas, resultantes de uma técnica de cultivo que se tornou um dos traços marcantes desse povo.
A agricultura era o grande pilar da economia Inca, além de ser a fonte de toda a alimentação desse povo, fortemente baseada no milho e na batata. Portanto, era tratada com a importância devida e isso se reflete na engenhosidade das técnicas de terraceamento aplicadas pelos Incas. Com isso, criaram uma técnica agrícola que consistia na construção de grandes faixas niveladas em encostas de terrenos muito íngremes. Olhando do alto, é como se fossem grandes degraus construídos nas montanhas.
É uma técnica especialmente usada em regiões íngremes e bastante trabalhosa, exigindo bastante trabalho humano, sem muito espaço para o uso de maquinários. Ela é tão eficiente que, mesmo nos dias de hoje, com todo o avanço tecnológico, ainda é usada em regiões da Ásia para o plantio de arroz e em regiões de Portugal onde são cultivadas uvas para a produção do vinho do Porto.
O grande valor dessa técnica, e que foi sabiamente explorado pelos terraços Incas no Vale Sagrado, é a possibilidade de controlar a erosão hídrica, reduzindo perdas no solo e perdas de água, tornando o plantio mais fértil e produtivo. Além disso, eles permitem um controle maior do clima, gerando um ambiente mais quente e úmido do que o clima típico de uma região de altitude.”
Fonte: https://machupicchubrasil.com.br
A técnica mencionada é:
a) Aterramento.
b) Terraceamento.
c) Rotação de cultura.
d) Aragem.
9. A deposição inadequada do lixo prejudica a sociedade e o meio ambiente, causando contaminação do solo e da água. Para minimizar isso, propõe-se o descarte em locais preparados, com setores divididos por atividades. O processo inclui impermeabilização, nivelamento do terreno, separação e depósito de resíduos de acordo com suas características. Após atingir a capacidade de um setor, ocorre a revegetação, e os resíduos são depositados em outro setor.
Esse trecho trata sobre:
a) Lixões.
b) Incineração.
c) Aterros.
d) Queima.
10. Os deslizamentos são eventos naturais que têm sido acentuados devido às atividades humanas. Esses eventos se manifestam através do movimento descendente de rochas e solo em áreas inclinadas. Observe a imagem.
Fonte: itehttps://www.ecoambientale.com.br/
Dos itens abaixo, qual indica uma causa do deslizamento?
a) Remoção da vegetação natural.
b) Construções planejadas.
c) Adição de matéria orgânica no solo.
d) Reflorestamento.
11. O desgaste das rochas e do solo recebe o nome de erosão. Essa erosão pode ser classificada de acordo com a causa. Na região Nordeste do país, NÃO ocorre a erosão:
a) Química.
b) Biológica.
c) Eólica.
d) Glacial.
+ Conteúdos de Geografia para o 6° e 7° Ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Solo.
Objetivo da Aula: Conhecer formas de uso do solo.
Habilidade da BNCC: (EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.