A equipe Tudo Sala de Aula elaborou uma excelente Atividade de História sobre a Áfria Pré-Colonial para os estudantes dos Anos Finais. É crucial que os estudantes compreendam o papel fundamental que a África desempenhou na história mundial e como as sociedades africanas se desenvolveram antes da chegada dos colonizadores europeus. Conheça, baixe gratuitamente e aplique em sala de aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: África Pré-colonial.
Habilidade da BNCC: (EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas (povos originários das Américas) antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2.
A ÁFRICA PRÉ-COLONIAL
Existe a ilusão de que antes da chegada dos europeus, o continente africano era formado apenas por aldeias de subsistência. Isso, porém, não era a realidade. Antes da chegada dos europeus no século XIV, a África teve reinos ricos e desenvolvidos, tanto que a chegada dos europeus ao continente não se deu por invasão, mas por práticas comerciais entre eles e os reis africanos. Existiam vários impérios africanos na antiguidade, como Cartago, Egito e, na Idade Média, pode-se citar os Impérios do Mali e da Etiópia.
Cassia Alves
1. A partir da leitura do texto é possível afirmar que
a) os europeus trouxeram desenvolvimento e riqueza ao continente africano.
b) antes mesmo da chegada dos europeus, os povos africanos já eram organizados.
c) somente com a chegada dos europeus, os africanos conheceram o conceito de império.
d) sem a colonização europeia, os africanos ainda estariam vivendo em aldeias rudimentares.
2. Observe a imagem e cite três características da riqueza, organização e desenvolvimento dos reinos africanos antes da chegada dos europeus.
3. Sobre as questões comerciais da África pré-colonial, é INCORRETO afirmar que
a) as caravanas de camelos que levavam sal, ouro e escravizados eram conduzidas principalmente por africanos que seguiam a fé islâmica.
b) as rotas comerciais seguiam o norte do continente com destino à Europa pelo Mar Mediterrâneo e, para a Ásia, por rotas terrestres e marítimas.
c) sempre foi tratada com desigualdade pelos reinos europeus que se negavam a comercializar com reinos inferiores liderados por negros.
d) o comércio contribuiu para o desenvolvimento de grandes reinos na África pré-colonial, geralmente influenciado pela cultura islâmica.
Leia o texto para responder às questões 4 e 5.
EXEMPLOS DE REIS E RAINHAS DA ÁFRICA
Nzinga Mbandi, Rainha da Angola, liderou uma revolta contra o governo colonial português. Duas de suas líderes de guerra eram supostamente suas irmãs e seu conselho de assessores tinha muitas mulheres, além das mulheres servirem em seu exército. Uniu-se com outras tribos, aliou-se com holandeses e lutou contra os portugueses por mais de 30 anos, mas não venceu o conflito.
Mansa Mussa, Rei de Tombuctu, é considerado o homem mais rico da história. Segundo a revista Time, Augusto César, o Imperador Romano, tinha um patrimônio estimado em 4,6 trilhões, e foi o segundo homem mais rico do mundo, perdendo apenas para Mussa. Contam que ele peregrinou a Meca e passando pelo Cairo, distribuiu tanto ouro que o valor do metal se desvalorizou, gerando uma grande inflação, recuperada somente após 10 anos.
4. Os reis citados governaram no continente europeu antes e durante a ocupação colonial portuguesa, munidos dessa informação, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na África pré-colonial, existiram reinos muito ricos, até mais que reinos europeus.
b) Na luta contra a colonização portuguesa, alguns reinos africanos se aliavam a outros reinos europeus.
c) As relações entre reinos africanos e europeus sempre foram de dominação do segundo em relação ao primeiro.
d) Antes da colonização europeia, houve vários reinos poderosos na África, estes tinham relações comerciais e de cooperação com reinos europeus.
5. Comente um aspecto citado no texto que chamou a sua atenção.
6. Os iorubás são um grupo étnico da África Ocidental que se destaca pela sua rica herança cultural e diversidade. Sua língua, o iorubá, é tonal e diversificada em dialetos, refletindo a complexidade linguística do povo. A religião iorubá é politeísta, centrada no culto aos orixás, divindades associadas a elementos naturais.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/iorubas.htm
ÁFRICA PRÉ-COLONIAL: CIDADES-ESTADOS IORUBÁS
Ifé – Importante entreposto comercial para o comércio transaariano. Também chamada de cidade sagrada, pois de acordo com a tradição, foi lá que o deus Odudua criou a humanidade.
Oyo – Grande centro urbano onde viviam nobres comerciantes, camponeses e artesãos. Possuía urbanização, arquitetura e avançada metalurgia, era admirada pelos europeus.
Benin – Sua produção agrícola era pouco diversificada, basicamente feijão, dendê, amendoim e melão. Sua posição geográfica fez da cidade um importante centro para o comércio de produção agrícola, artesanato em metais, peixes secos e sal.
Sobre as cidades-estados é INCORRETO afirmar que
a) a posição geográfica de Oyo fez da cidade um importante centro para o comércio de produção agrícola, artesanato em metais, peixes secos e sal.
b) a produção agrícola de Benin era pouco diversificada, basicamente feijão, dendê, amendoim e melão.
c) Ifé era chamada de cidade sagrada, pois de acordo com a tradição, foi lá que o deus Odudua criou a humanidade.
d) Oyo possuía urbanização, arquitetura e avançada metalurgia, era admirada pelos europeus que lá chegaram nos séculos XVI e XVII.
Leia o texto abaixo e responda às questões 7 e 8.
POVOS BANTOS
Os bantos são povos que falam línguas de uma mesma origem: o bantu. Eles não formam um único povo, mas sim uma diversidade de grupos étnicos. Um dos povos mais famosos desse grupo são os congo-angolas. No século XIII, eles estabeleceram o Reino do Congo, onde se dedicavam à produção têxtil, fabricação de objetos em marfim e cobre, e também à coleta de zimbos, que eram conchas utilizadas como moeda. Além disso, os povos bantos cultivavam alimentos e criavam animais como aves e cabras. Eles também possuíam conhecimentos em metalurgia, sendo capazes de fabricar objetos como enxadas e machados. Esses produtos eram comercializados com outros povos da África.
O rei, chamado manicongo, aumentava os domínios do reino com a conquista de terras, alianças e casamentos com outros povos, também cobrava impostos de seus súditos. A capital do reino era protegida por uma cerca de estacas, lá havia uma praça central para eventos como tribunais, coroações, além do frequente comércio. Por meio das práticas comerciais, começaram a se relacionar com os portugueses. Essas relações acabaram por favorecer o fornecimento de escravos para o comércio atlântico. Um exemplo da influência europeia sobre o reino foi o fato de que em 1489, o rei do Congo, Nzinga a Nkuwu, converteu-se ao cristianismo e passou a se chamar João.
Cássia Alves
7. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das práticas dos habitantes do Reino do Congo.
a) Agricultura e criação de cabras e aves.
b) Fabricação e comércios de itens de metal.
c) Produção de tecidos e coletas de zimbos.
d) Criação de cavalos e produção de carvão mineral.
8. Cite as estratégias do rei do congo para aumentar os domínios do seu reino.
9. Sobre os Suaílis, é INCORRETO afirmar que
a) era um Conjunto de povos do grupo linguístico banto com características árabes, indianas e persas.
b) era um grande e rico império, onde praticavam apenas agricultura e não conheciam o comércio.
c) suas cidades eram Sofala, Zanzibar, Quíloa, Mombaça, Melinde e Mogadíscio.
d) sua economia era voltada para a exportação de resina, especiarias, marfim, chifres de rinoceronte e cascos de tartaruga.
10. Observe as informações abaixo e pinte com cores diferentes os países da África atual com influência dos povos Iorubás e Bantos. Em seguida, preencha a legenda com as cores correspondentes.
LEGENDA
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.