A equipe Tudo Sala de Aula elaborou uma excelente Atividade de Ciências sobre a Dengue para os estudantes do 2° e 3° ano do ensino fundamental. É indispensável intensificar os cuidados e ações preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Pensando nisso, elaboramos esta atividade, venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
A DENGUE
A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A fêmea desse mosquito é responsável pela propagação do vírus no Brasil, pois ela precisa de sangue para a produção de ovos. O ovo é a primeira etapa do ciclo de vida do mosquito, seguido pelas fases de larva, pupa e adulto, que levam 7 a 10 dias, dependendo das condições ambientais. A água é essencial para o desenvolvimento.
Por ser associado ao ambiente doméstico, muitas vezes ele é confundido com o pernilongo comum, mas apresenta diferenças evidentes.
O pernilongo e o Aedes aegypti
O pernilongo é ativo à noite, faz barulho e deixa marcas nas picadas, enquanto o Aedes atua durante o dia, é silencioso e suas picadas não deixam marcas. O pernilongo é marrom, sem marcações claras nas pernas, enquanto o Aedes aegypti é mais escuro, com marcações brancas no corpo e nas pernas.
Sintomas da Dengue
Os sintomas da dengue incluem febre, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, dor muscular, nas articulações, atrás dos olhos, náusea e vômito. Em casos graves, pode levar a complicações como hemorragia, podendo ser fatal.
Refletindo
Prevenir a dengue envolve eliminar criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, e usar repelentes e roupas protetoras. A vacinação e o conhecimento do ciclo de vida do Aedes aegypti são medidas fundamentais de prevenção.
Tudo Sala de Aula, 2024
1. Marque um X em todas as medidas que NÃO contribuem para a prevenção da proliferação do mosquito da dengue.
2. O mosquito transmissor da dengue é chamado de:
a) Aedes aegypti.
b) Mosquito egípcio.
c) Aedes vexans.
d) Aedes japonicus.
3. Nossa vestimenta também ajuda a evitar o mosquito.
Marque um X nas peças que auxiliam na prevenção do mosquito da dengue
4. Tanto o mosquito da dengue quanto o pernilongo estão relacionados ao ambiente doméstico. Analise as imagens e identifique cada um.
5. Abaixo, escreva as diferenças entre o pernilongo e o mosquito da dengue.
6. Em relação aos hábitos de atividade do mosquito da dengue e do pernilongo, relacione a ilustração da primeira coluna com a segunda.
7. Observe a imagem. Circule os ambientes propícios ao desenvolvimento do mosquito da dengue.
Figura: Thinkstock
8. Para o desenvolvimento, é necessário que os ovos sejam postos próximo a:
9. Reorganize o ciclo de vida do mosquito.
10. Além da dengue, o mosquito pode transmitir febre amarela, chikungunya e zika.
11. Nomeie os sintomas da dengue ilustrados abaixo.
12. Observe a tirinha.
No contexto da tirinha, a presença do mosquito foi atraída por qual dos elementos abaixo?
a) Parede de concreto.
b) Mulher.
c) Água parada no vaso.
d) Areia do vaso.
+ Conteúdos de Ciências para 2° e 3° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Dengue.
Objetivo da Aula: Caracterizar a dengue, destacando a forma de transmissão e prevenção.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.