Preparamos uma excelente Atividade de Educação Física sobre o MMA para os estudantes do 6°, 7° 8° e 9° ano. Essa modalidade esportiva não apenas desenvolve habilidades físicas, como força, resistência e flexibilidade, mas também promove disciplina, autocontrole e respeito. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
MMA – Artes Marciais Mistas
Algo próximo do que conhecemos hoje de MMA, surgiu com o lutador, criador e divulgador do brazillian jiu-jitsu, Hélio Gracie, na década de 30. Ele percorria o país desafiando outros lutadores e suas modalidades. Isso ocasionou a criação de uma nova modalidade, o MMA – Mix Martial Arts – Artes Marciais Mistas. Entretanto, somente no ano de 1993, nos Estados Unidos, surgiu a primeira organização dessa modalidade conhecida como UFC – Ultimate Fight Champions.
Avanços do MMA
Esse primeiro formato era uma espécie de vale-tudo, não havia categoria por peso, equipamento de segurança ou limite de tempo. Somente e a partir dos anos 2000, quando a marca foi vendida para os irmãos Frank e Lorenzo Fertita e presedida por Dana White que o UFC adota regras (criação de faltas e uso de vestimenta apropriada, divisão por peso e limite de tempo (3 rounds de 5 minutos em lutas padrões e 5 rounds de 5 minutos em defesas de títulos).
Atletas Brasileiros
Os atletas brasileiros sempre tiveram destaque no MMA, seja no molde inicial, seja no molde atual. O primeiro a ter destaque foi Royce Gracie, vencendo três das quatro primeiras edições, fortalecendo ainda mais o nome da família Gracie e a modalidade do brazillian jiu-jitsu. Houve também campeões importantes em diversas categorias, tais como Anderson Silva (peso-médio), Marcos Ruas (absoluto), Rodrigo Minotauro (peso-pesado), José Aldo (peso-pena), entre outros.
Atualmente, jovens brasileiros apresentam-se com um jiu-jitsu apurado e vem fazendo nome dentro deste universo. No peso-leve é Charles Oliveira, mais conhecido como Charles do Bronx. Sua estreia foi em 2010 e, em 2021, conquistou o cinturão dos pesos-leve, seu cartel profissional é de 44 lutas (34 vitórias, 9 derrotas e 1 luta sem resultado). Segundo a página oficial do UFC: “Dez de suas vitórias foram por nocaute e 21 por finalização (nove por mata-leão, quatro por guilhotina, quatro por triângulo de mão, chave de panturrilha, chave de braço, triângulo e katagatame)”.
Outro destaque é Alex Poatan, (Alex Pereira), sua estreia no UFC foi em 2021 e, no ano seguinte, já foi campeão na categoria peso-médio e, em 2023, novamente sagrou-se campeão, agora na categoria meio-pesado. Dentro do UFC, seu cartel é pequeno, com apenas 9 lutas (7 vitórias e 2 derrotas), mas Alex tem consigo um cartel de 40 em kickboxing (33 vitórias e 7 derrotas).
Refletindo
Como muitos brasileiros, esses jovens vêm de uma situação de vulnerabilidade social e usaram o MMA como sua ferramenta de ascensão social, a luta para eles é mais que um cinturão, é a sobrevivência e a busca de dias melhores.
Dayvison Andrade, 2024
Atividades
1. Segundo o texto, qual o conceito do MMA?
a) Esporte que permite apenas técnicas do boxe e caratê.
b) Esporte que envolve técnicas de natação e lutas.
c) Esporte que combina técnicas de diversas artes marciais.
d) Esporte praticado com cavalos.
2. Segundo o texto, qual o nome da primeira e mais famosa organização do MMA?
3. Que modalidade de luta foi desenvolvida e divulgada por Hélio Gracie na década de 30?
a) Kickboxing.
b) Capoeira.
c) Judô.
d) Brazillian jiu-jitsu.
4. Segundo o texto, em qual categoria Charles do Bronx sagrou-se campeão?
a) Peso-galo.
b) Peso-mosca.
c) Peso-leve.
d) Peso-pesado.
5. Qual é o tempo padrão de uma luta de MMA?
a) 3 rounds de 3 minutos cada.
b) 5 rounds de 5 minutos cada.
c) 3 rounds de 5 minutos cada.
d) 2 rounds de 10 minutos cada.
6. Charles do Bronx é conhecido por suas habilidades em qual modalidade de luta?
a) Wrestling.
b) Kung-fu.
c) Jiu-jitsu.
d) Capoeira.
7. Alex Poatan fez a transição de um esporte que praticava para o MMA. Qual foi esse esporte?
Leia o trecho da reportagem abaixo.
[…]
Com sete anos, Charles lutou pela própria vida ao ser diagnosticado com febre reumático e sopro no coração. Os problemas impediram qualquer possibilidade de ele praticar esportes neste período.
Apesar disso, aos 12 anos e já mais saudável, o guarujaense conheceu o jiu-jitsu junto com seu irmão e desde então, ele foi superando cada obstáculo até chegar no UFC.
Lá, Do Bronx também contou com a desconfiança e chegou a ser conhecido como um lutador que só vencia lutas fáceis e, nas horas difíceis, acabava sendo derrotado.
A história mudou em 2017, quando Charles começou a vencer todas as suas lutas. Em 2021, o reconhecimento veio e ele se tornou campeão após vencer Michael Chandler. O lutador da Baixada Santista ainda detém o recorde de maior número de finalizações no maior evento de lutas do mundo, são 16 no total.
Fonte: https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/especial-publicitario/niu-fibra
8. No trecho da reportagem, vemos a trajetória do Charles Oliveira até ser campeão do UFC. Na sua opinião, mesmo sendo um esporte de alta agressividade, qual a importância da prática de esporte para a vida?
Leia o texto abaixo e responda.
A importância de receber incentivos
Nessa jornada até o topo, Charles contou que recebeu poucos incentivos de empresas e instituições municipais.
“Todo mundo que é lutador, ou é do esporte, é normal não ter muitos incentivos, é um ou outro patrocinador que aparece e isso que sou lutador do UFC, imagina para essa molecada que está despontando agora”.
Fonte: https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/especial-publicitario/niu-fibra
9. Mesmo reconhecendo os pontos positivos do esporte, os atletas brasileiros sofrem com a falta de incentivo financeiro. Escreva uma sugestão para a solução dessa problemática.
10. Levando em consideração que o MMA é um esporte de muito contato físico, na sua opinião, a prática desse esporte pode deixar a pessoa mais agressiva? Justifique.
+ Conteúdos de Educação Física para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Lutas: MMA.
Objetivo da Aula: Conhecer as regras do MMA e atletas brasileiros.
Habilidade da BNCC: (EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Dayvison Andrade
Licenciado em Pedagogia e Matemática, com especialização em Educação Física e em Gestão de Esporte.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.