Apresentamos uma excelente Atividade de História sobre a Europa Moderna para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. A era moderna na Europa foi um período de grandes transformações, que moldaram a civilização ocidental como a conhecemos hoje. Por meio desse conteúdo, os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos sobre esse importante período da história. Venha conhecer, baixar e aplicar!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Europa Moderna.
Habilidade da BNCC: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e estabelecer a análise crítica quanto as suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia, considerando aspectos técnicos e tecnológicos.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
REIS ABSOLUTISTAS EUROPEUS, SÍMBOLO DO ESTADO MODERNO, FORTE E CENTRALIZADO.
“O Estado Moderno se formou na Europa em um longo processo de centralização do poder, iniciado ainda na Idade Média, que culminou com o absolutismo. Visando assegurar seus privilégios e manter a servidão, parte da nobreza apoiou o fortalecimento do poder real. Já a burguesia, para aumentar seus lucros, também passou a apoiar o fortalecimento do poder real, além de financiar diversas empreitadas do Estado. Com a criação do Estado Moderno, a mesma moeda foi adotada em todo o território, assim como um único sistema de pesos e medidas, de cobrança de impostos e de leis. Ao longo dos séculos o Estado Moderno passou por diversas transformações, chegando aos Estados atuais.”
https://brasilescola.uol.com.br/historiag
1. Segundo o texto, é INCORRETO afirmar que
a) o Estado Moderno se formou na Europa ainda na Idade Média, que culminou com o absolutismo.
b) visando assegurar seus privilégios, a nobreza apoiou o fortalecimento do poder real.
c) parte da nobreza apoiou o fortalecimento do poder real, já a burguesia era contra.
d) a burguesia, para aumentar seus lucros, apoiou o fortalecimento do poder real e financiou diversas empreitadas do Estado.
2. A criação do Estado Moderno centralizou o poder na monarquia, uma das características desse processo foi a unificação de vários aspectos ligados a ele. Antes, apesar de pertencerem ao mesmo reino, cada Senhor Feudal organizava seu feudo de forma autônoma.
Assinale a única alternativa que não corresponde a essa unificação.
a) Moeda.
b) Impostos.
c) Leis.
d) Idioma.
3. Sobre as fases da Formação dos Estados Modernos Europeus, marque a alternativa INCORRETA.
a) Foi um período marcado por quatro fases: Monarquias Absolutistas, transição para o Estado Liberal, Estado Liberal, Estado Teocrático.
b) Nas monarquias absolutistas, o poder estava concentrado nas mãos dos reis, justificada pela Teoria do Direito Divino dos Reis.
c) Na transição para o Estado Liberal, ocorreu a mudança das monarquias absolutistas para estruturas mais liberais, com ênfase na limitação do poder dos reis.
d) O Estado Liberal foi marcado pelo liberalismo econômico, a propriedade privada e demais liberdades e direitos individuais.
4. Faça a correspondência das características do Estado Moderno Europeu, de acordo com a legenda.
5. Observe a tirinha abaixo.
O Estado Moderno também foi responsável pela criação da noção de “coisa pública” e das instituições, entre eles a chamada administração burocrática. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
a) As decisões são tomadas pela administração burocrática que atendiam apenas ao desejo da nobreza, deixando claro a influência da hereditariedade.
b) A administração burocrática dava a ideia de quebra entre as decisões do Estado Moderno e a exclusividade dos interesses da nobreza.
c) A administração burocrática visava aumentar a eficiência e o impacto direto das ações do governo na sociedade europeia.
d) A administração burocrática profissionalizou o trabalho do Estado, deixando de lado as questões de poder hereditário em cargos públicos.
Leia os trechos a seguir para responder às questões 6 e 7.
FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO EM PORTUGAL
A formação do Estado Moderno Português teve início no século XII quando o Rei de Castela e Aragão, chamado Afonso VI doou o Condado Portucalense a Henrique de Borgonha, o que o tornou conde. Anos depois o filho do conde, conhecido como Afonso Henriques, conquista a independência de Portugal de Castela e Leão, tornando-se o primeiro rei português. Na época, Portugal possuía apenas a parte norte do seu atual território, o Sul ainda era dominado pelos muçulmanos. Afonso Henriques e seus sucessores passaram a lutar contra os muçulmanos, na chamada Guerra da Reconquista da Península Ibérica. Na luta contra muçulmanos e castelhanos, o poder real contou com o apoio de parte da nobreza e da burguesia. Portugal é considerado o primeiro Estado Moderno europeu.
https://brasilescola.uol.com.br
FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO NA INGLATERRA
Na Inglaterra, o processo de centralização política e de fundação do Estado Moderno acelerou na Guerra dos Cem Anos, travada entre esta e a França. Em 1215, o rei inglês assinou a Magna Carta, documento que deu poderes ao conselho, futuro Parlamento, e reduziu os poderes reais. O processo de centralização política na Inglaterra foi mais lento e contou com forte oposição de membros da nobreza, clero e burguesia. Este apenas se consolidou com a dinastia Tudor, que conseguiu unificar as elites inglesas após a Guerra das Duas Rosas, contando com o apoio também da burguesia.
https://brasilescola.uol.com.br
6. Sobre os trechos que você leu, julgue as afirmativas a seguir, em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
a) ( ) Apenas Portugal se envolveu em Guerras no seu processo de centralização política.
b) ( ) A Guerra da Reconquista da Península Ibérica foi essencial para a formação do Estado Francês.
c) ( ) Os processos de formação dos Estados Modernos têm em comum o apoio da burguesia ao Estado.
d) ( ) A Guerra dos Cem Anos foi decisiva no processo de formação do Estado Português.
7. Segundo o texto, qual foi o primeiro Estado Moderno Europeu a se consolidar?
a) Inglaterra.
b) Espanha.
c) França.
d) Portugal.
Leia as matérias a seguir.
Por que o Governo da Catalunha quer ser independente da Espanha?
Esses são os dados essenciais para se entender um conflito que colocou a Espanha no momento político mais complicado em 40 anos de democracia.
A Catalunha nunca foi uma nação independente, porém possui um governo próprio há muitos anos, o Generalitat. Ela estava integrada no reino de Aragão, cuja unificação com Castela, em 1492, deu origem ao nascimento da Espanha. Tem uma língua própria, falada pela maioria da população. A região sempre foi uma das mais ricas e desenvolvidas da Espanha. Nos anos 30, conseguiu autonomia política na República Espanhola. Após um golpe militar, o general Franco tomou o poder ao longo de 40 anos e o uso oficial do idioma catalão foi proibido. A morte de Franco trouxe a democracia. A nova Constituição deu à Catalunha uma grande autonomia política e reviveu a Generalitat. O atual enfrentamento começou em 2010, quando a Espanha estava em crise econômica que afetou em especial a Catalunha. Quatro anos antes, os catalães aprovaram em referendo uma nova lei autônoma que definia a Catalunha como uma nação dentro da Espanha.
https://brasil.elpais.com/brasil/2017
O Barcelona anunciou ontem que seu novo uniforme contará com uma homenagem à Catalunha, região na Espanha em que a cidade que dá nome ao clube fica localizada. A camiseta amarela com quatro listras vermelhas na transversal – referência à bandeira local, que por sua vez foi inspirada na bandeira do reino de Aragão.
https://www.uol.com.br/esporte/futebol
8. A matéria acima menciona um evento ocorrido na Espanha, em um período histórico recente. Qual dos elementos a seguir se relaciona com a organização dos Estados Modernos?
a) A formação de uma nação com base nas suas características de cultura e identidade nacional.
b) A reimplementação da figura do rei como detentor de todo o poder, resguardado pela igreja.
c) O favorecimento da expansão marítima e o surgimento da burguesia como nova classe social.
d) A guerra com nações asiáticas de religião muçulmana.
9. Na atualidade, existem várias formas de manifestar a cultura e, inegavelmente, o esporte é uma delas. Assim sendo, a ação do Clube Barcelona deixa implícita sua opinião
a) contrária ao reconhecimento da Catalunha como nação independente.
b) favorável à ideia de que a Catalunha é uma nação independente.
c) neutra a respeito da questão entre a Região da Catalunha e o Estado Espanhol.
d) contraditória ao tema, pois o time não tem ligação nenhuma com a Catalunha.
10. Observe o meme abaixo:
O meme acima evidencia que
a) o rei era apenas uma representação, quem governava era o Parlamento.
b) todo o poder estava centralizado nas mãos do monarca, o rei.
c) o rei era totalmente a favor da implementação da democracia e das liberdades individuais.
d) o poder naquele período estava nas mãos da nobreza e da burguesia com o consentimento do rei.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.