Atividade sobre o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para os anos finais (6°, 7°, 8° e 9° ano). É através da educação e da promoção de diálogos abertos que podemos contribuir para a prevenção desse grave problema social. Para isso, o site Tudo Sala de Aula apresenta uma atividade que visa discutir esse tema em sala de aula de forma objetiva, clara, cuidadosa e reflexiva. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Crianças e adolescentes, sujeitos em desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, têm direito a uma rede de proteção que assegure a sua dignidade, promovendo o seu desenvolvimento em todas as áreas da vida, de forma segura e livre de qualquer forma de violência, especialmente, a violência sexual.
O que configura violência sexual
Sobre a violência sexual, é válido destacar duas categorias distintas: o abuso sexual e a exploração sexual. O primeiro, refere-se à violação sexual sem o consentimento da outra parte envolvida e a segunda, por sua vez, trata da compra e venda de crianças e de adolescentes, onde a mercadoria é a própria criança ou adolescente.
É crucial expandir as discussões sobre as novas configurações da violência sexual contra esse grupo e os vários cenários em que ela ocorre. Alertando a população para a identificação desses casos e os meios de denúncias disponíveis, visto que a violência sexual pode ocorrer na própria família, no bairro, na escola ou em grupos sociais diversos.
Lei Federal 9.970/00 e a campanha FAÇA BONITO
Com esse propósito, foi estabelecido, no Brasil, pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. A data faz memória à menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos. Representa uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo o país, alcançando centenas de municípios brasileiros.
Para o enfrentamento das violências sexuais contra este grupo, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente estabelece a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O símbolo oficial desta iniciativa é uma flor amarela e laranja. A flor remete à lembrança dos desenhos da primeira infância e ressalta a importância do cuidado e da proteção para garantir um desenvolvimento saudável e seguro.
Mas, afinal, como denunciar casos de violência sexual?
A denúncia de qualquer forma de violência sexual infantil é feita junto ao Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou através de ligações para o Disque 100.
Todos somos responsáveis pela proteção. Precisamos garantir às nossas crianças e adolescentes o direito à vida com dignidade.
Eleí dos Santos / Tudo Sala de Aula, 2024
Atividades
1. Segundo o texto, quais são as modalidades de violência sexual?
a) Abuso sexual e violação sexual.
b) Abuso sexual e exploração sexual.
c) Denúncia sexual e tráfico de crianças e adolescentes.
d) Exploração sexual e venda de crianças como mercadoria.
2. Por que é necessário expandir as discussões sobre a violência sexual?
3. No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. O que essa data representa?
a) O assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, aos oito anos.
b) A lembrança dos desenhos da primeira infância.
c) As discussões sobre as novas configurações da violência sexual e os cenários em que ela ocorre.
d) Uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil.
4. Quais são as formas de denúncia apresentadas no texto?
Observe a imagem a seguir e o texto que você leu para responder às questões 5 e 6.
5. O 18 de maio é marcado como Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem uma flor amarela e laranja como símbolo oficial. O que essa flor representa?
6. Qual é o objetivo da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”?
Leia o Art. 7º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Art. 7º – A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
7. Segundo o artigo, as crianças e os adolescentes têm direito à
a) proteção e nascimento sadio e harmonioso, somente.
b) participação de políticas públicas que permitam o nascimento sadio.
c) à proteção, à vida e à saúde.
d) participação de políticas públicas que promovam em condições dignas de existência.
8. Cite pelo menos três direitos seus, enquanto adolescente, que você considera que tem garantido.
Leia o trecho da legislação a seguir para responder às questões 9 e 10.
A Lei 8.069 de 13 de julho de 1990
Art. 4º – “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
9. Conforme o artigo acima, de quem é a responsabilidade de assegurar a efetivação dos direitos da criança e do adolescente?
10. Na sua opinião, de que forma a família pode contribuir com a efetivação de seus direitos?
+ Conteúdos Interdisciplinares para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Objetivo da Aula: Conhecer as motivações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e a legislação que as protege.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.