Quiz de Português - 17 - Diversas Habilidades - 4° ano
PorTudo Sala de Aula-
2
Prova online de Língua Portuguesa com Diversas Habilidades para os estudantes do 4° e 5° ano.
É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!
Exibir respostas somente após resolver todas as questões:
—
(PAEBES) Leia o texto abaixo.
O HOMEM DO OLHO TORTO
No sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador, meio vaqueiro, era cheio de conversas – falava cuspindo, espumando como um sapo-cururu.
O que mais chamava a atenção era o seu olho torto, que ganhou quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua.
Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma onça. No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e ficou sem um olho. Alexandre até que tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.
RAMOS, Graciliano. História de Alexandre
No trecho “Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua”, a palavra destacada significa
—
Leia o texto a seguir e, após, responda à questão.
Inauguração dos cinco quilômetros iniciais do metrô do Rio de Janeiro, ligando as estações Glória e Praça Onze
Cara, andar de metrô é muito legal! Ele é rapidinho e vai de uma estação a outra num piscar de olhos. Eu acho o máximo!
A população carioca, que precisava de um bom serviço de transporte há um bom tempo, ganhou o metrô em março de 1979. A inauguração deve ter sido um festão, com bandeirinhas, discurso […], etc.
No começo, eram apenas cinco estações: Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória. Além disso, só havia quatro trens de quatro carros, que passavam mais ou menos de oito em oito minutos e funcionavam das 9 às 15 horas apenas. Nos primeiros dez dias, gente para chuchu andou de metrô: mais de meio milhão de pessoas. A estação mais movimentada foi a Cinelândia.
http://zip.net/YXG
Nesse texto, o trecho que marca uma opinião é:
—
(SAEPE). Leia o texto abaixo.
O Fazendeiro, seu Filho e o Burro
Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada, encontraram umas moças que riram e zombaram deles:
– Já viram que bobos? Andando a pé, quando deviam montar no burro? O fazendeiro, então, ordenou ao filho:
– Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos. O filho assim o fez. Daí a pouco, passaram por uma aldeia (…) e uns velhos que comentaram:
– Ali vai um exemplo da geração moderna: o rapaz, muito bem refestelado no animal, enquanto o velho pai caminha, com suas pernas fatigadas.
– Talvez eles tenham razão, meu filho, disse o pai. Ficaria melhor se eu montasse e você fosse a pé. Trocaram então as posições. Alguns quilômetros adiante, encontraram camponesas, as quais disseram:
– A crueldade de alguns pais para com os filhos é tremenda! Aquele preguiçoso, muito bem instalado no burro, enquanto o pobre filho gasta as pernas.
– Suba na garupa, meu filho. Não quero parecer cruel, pediu o pai. Assim, ambos montados no burro, entraram no mercado da cidade.
– Oh!! Gritaram outros fazendeiros que se encontravam lá. Pobre burro, maltratado, carregando uma dupla carga! Não se trata um animal desta maneira. (…) Deviam carregar o burro às costas, em vez de este carregá-los. O fazendeiro e o filho saltaram do animal e carregaram-no. Quando atravessavam uma ponte, o burro, que não estava se sentindo confortável, começou a escoicear com tanta energia que os dois caíram na água.
Fábulas de Esopo. www.clubedobebe.com.br
O problema que dá origem à essa história é
—
Leia o texto a seguir e, após, responda à questão.
Princesa Nenúfar Elfo-Elfa Nasceu já bem pálida, de olhos claros e cabelos loiros, quase brancos. Foi se tornando invisível já na infância e viveu o resto da vida num castelo mal-assombrado, com fantasmas amigos da família. Dizem que é muito bonita, mas é bem difícil de se saber se é verdade.
SOUZA, Flávio de
A opinião das pessoas sobre a princesa é de que ela
—
(Saresp). Leia o texto.
PIADINHA DE ESCOLA
Professora: — Roberto, conjugue o verbo ir no presente. — EU…VOU, tu…vais, ele…vai… — Mais rápido, mais rápido! — Nós corremos, vós correis, eles correm!
ROCHA, Ruth
O efeito de humor do texto é provocado pelo fato de
—
Leia o texto a seguir e responda à questão.
A partir da leitura verbal e não verbal, conclui-se que:
—
Leia o texto e, após, responda à questão.
A menina do texto:
—
Leia o texto e, após, responda à questão.
O espetáculo inédito do Circo Doce Mel vai começar:
—
Leia o texto a seguir e, após, responda à questão.
Briga de irmão
Com o nascimento do Mário Márcio no ano passado, tive de dar um gás no trabalho. O dinheiro que eu ganhava passou a ser pouco para alimentar duas crianças e dois adultos. Decidi correr atrás de clientes maiores oferecendo o serviço de assessoria de imprensa, um trabalho que pode ser feito em casa, sem maiores danos à minha vida de mãe e dona de casa.
Mas Mário Márcio não deixa ninguém trabalhar. Tudo o que Maria de Lourdes teve de quietinha, Mário Márcio tem de chorão, manhoso, grudento, agitado. Virou meu xodó, mas às vezes cansa. O menino exige demais de mim. E não tem se dado muito bem com a irmã.
— Mãe, o Máio Máxio pegou minha bola. A reclamação tem hora para começar: acontece sempre que estou no meio de um raciocínio, no meio de uma frase.
Thalita Rebouças. Fala sério, mãe! Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
No trecho: “Com o nascimento do Mário Márcio no ano passado, tive de dar um gás no trabalho”. A expressão “dar um gás” significa
—
Leia o texto a seguir e, após, responda a questão:
A cachorrinha
Mas que amor de cachorrinha! Mas que amor de cachorrinha! Pode haver coisa no mundo Mais branca, mais bonitinha Do que a tua barriguinha Crivada de mamiquinha? Pode haver coisa no mundo Mais travessa, mais tontinha Que esse amor de cachorrinha Quando vem fazer festinha Remexendo a traseirinha?
Uau, auau, uau, auau! Uau, auau, uau, auau!
https://www.escritas.org/pt/t/8598/a-cachorrinha
O verso “Uau, uau, uau, uau!” representa o barulho:
Gostei bastante dessa site eu aceitei 7/10 e errei 3
ResponderExcluiramei o quis e acertei tudo
ResponderExcluir