Preparamos uma excelente atividade de Educação Física sobre As Mulheres no Esporte para os estudantes do 6°, 7° 8° e 9° ano. As mulheres no esporte têm conquistado cada vez mais destaque e reconhecimento ao longo dos anos. Antes consideradas uma minoria no mundo esportivo, as mulheres têm mostrado grande habilidade e talento em diversas modalidades, quebrando barreiras e estereótipos. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Mulheres no Esporte.
Objetivo da Aula: Discutir a importância e a contribuição das mulheres no esporte, abordando o contexto histórico, as conquistas, desafios e a evolução da participação feminina no mundo esportivo.
Habilidade da BNCC: (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
A mulher no esporte
A presença feminina no mundo esportivo tem uma história linda, diversificada e difícil, marcada por desafios e conquistas ao longo dos séculos. Nos primórdios do mundo esportivo, as mulheres eram, na maioria, excluídas. No entanto, havia na Grécia antiga os jogos Heraia, dedicados à deusa Hera e destinado à competição feminina em eventos de atletismo. Na Roma antiga, elas não participavam de jogos públicos com os grandes atletas, mas o faziam em contextos privados e recreativos. Já na idade média, as mulheres provenientes de famílias de alto poder econômico praticavam atividades como caça e equitação.
O período da Revolução Industrial possibilitou um maior acesso das mulheres ao esporte, tendo como porta de entrada o torneio de tênis de Wimbledon, em 1884, vencido pela britânica M.E.E. Watson. Outro evento que colaborou para a confirmação das mulheres no mundo esportivo foi a presença nos jogos olímpicos de Paris em 1900. Nesses jogos, houve a participação de 22 atletas femininas em um universo de 997 atletas.
A partir daí, ocorreram grandes momentos olímpicos proporcionados pelas mulheres. Em 1984, a suíça Gabrielle Andersen, 39 anos na época, chegou cambaleando e debilitada pelo calor ao fim de uma maratona, seu esforço e determinação levou o público ao delírio e a crer ainda mais no espírito olímpico. Voltando para os jogos de 1976, em Montreal, a romena Nadia Comaneci, com 14 anos, fez história ao ser a primeira ginasta a alcançar a nota 10 em competição olímpica.
As brasileiras também são referências no cenário esportivo. Maria Lenk foi a primeira sul-americana a participar dos jogos olímpicos (Los Angeles, 1932). Além de ser a única brasileira a participar do hall da fama da natação. Outro ícone é a tenista Maria Esther Bueno, campeã em 19 grand slam, permanecendo no topo do tênis por 4 temporadas (59, 60, 64 e 66). Seu primeiro grande feito foi em Wimbledon, com apenas 19 anos. Na década de 90, o time brasileiro de basquete feminino fez história. Ele contava com três grandes atletas, Hortência, Paula e Janeth, dentre os seus feitos estão o título do Pan-americano (1991) em Cuba, vencendo o time da casa e recebendo as medalhas das mãos do presidente cubano Fidel Castro.
Rafaela Silva, a judoca brasileira que venceu as lutas e o preconceito, teve um fracasso nos jogos olímpicos de Londres (2012), ao aplicar um golpe irregular, sendo eliminada. Essa situação resultou numa onda de comentários racistas. Diante desse desafio, Rafaela pensou em desistir do esporte, mas demonstrou resiliência ao “lutar como uma menina”, superando todos os preconceitos e adversidades. Sua determinação a levou a participar dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro (2016), onde conquistou a medalha de ouro em sua categoria.
Refletindo
A mulher é um exemplo notável de superação, e isso se reflete também no mundo esportivo. Ela enfrentou desafios, se dedicou intensamente ao seu treinamento e, no final, alcançou a vitória.
Dayvison Andrade – Tudo Sala de Aula / 2024
Atividades
1. Segundo o texto, que deusa era homenageada nos jogos Heraia?
a) Helena.
b) Hera.
c) Hereal.
d) Afrodite.
2. Na idade média, as mulheres provenientes de famílias com alto poder econômico praticavam equitação. Para a prática desse esporte, qual dos itens abaixo é indispensável?
a) Arco e flecha.
b) Tatames.
c) Cavalos.
d) Espadas.
3. Releia o texto e assinale o esporte praticado pela suíça Gabrielle Andersen.
a) Tênis.
b) Ginástica.
c) Basquete.
d) Maratona.
4. Que instrumento foi usado por M.E.E. Watson para participar do torneio de Wimbledon em 1884?
5. Em qual dos países abaixo ocorreram os Jogos Olímpicos de 1900?
6. Qual das imagens a seguir representa o momento icônico de Nadia Comaneci?
7. Qual foi o primeiro grand slam vencido por Maria Esther Bueno?
a) Australia Open.
b) Rolland Garros.
c) Wimbledon.
d) US open.
8. Observe a imagem.
fonte:blogdoaftm.com.br
A charge acima aborda que o futebol é praticado por mulheres, e para os homens virou um negócio. Escreva sua opinião sobre isso.
9. Leia o trecho da notícia a seguir para responder à questão.
O decreto-lei que proibiu mulheres de jogar futebol no Brasil por 40 anos
Assinada por Getúlio Vargas após uma partida histórica no Pacaembu, em São Paulo, a norma foi revogada em 1979 e atrasou o desenvolvimento do futebol feminino no país.
A equipe de Futebol Feminino do Casino Realengo, do Rio de Janeiro, posada para foto. (Foto: Acervo CEME/UFRGS)
A notícia apresenta um caso de lei que atrapalhou o desenvolvimento e participação da mulher no esporte. Para você, qual a importância das leis para assegurar a presença feminina nos esportes?
Leia o cartaz abaixo.
Fonte: https://blogs.diariodepernambuco.com.br
- Escreva sugestões que contribuem para combater o assédio a atletas femininas.
+ Conteúdos de Educação Física para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.