Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Sociedades Medievais.
Objetivo da aula: Compreensão geral sobre a Grécia Antiga, explorando sua história, cultura, sociedade e contribuições para o mundo ocidental.
Habilidades da BNCC:(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. (EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
A Grécia Antiga é bastante reconhecida como uma das civilizações mais influentes da história, tendo deixado um legado duradouro que continua a inspirar e encantar as gerações atuais. Pensando nisto, preparamos uma excelente atividade sobre Grécia Antiga destinada para os estudantes dos anos finais. Conheça agora e aplique com seus alunos!
1. Observe a imagem para responder à questão.
CIDADÃOS
• Homens com mais de 18 anos;
• Participavam do governo e tinham muitos direitos;
• Podiam ter propriedades e pagavam impostos;
• Não trabalhavam.
MULHERES
• Livres ou não, não tinham direitos;
• Não podiam participar da política;
• Sempre deviam obediência a um homem;
• As ricas ficavam em casa, as pobres trabalhavam.
ESTRANGEIROS
• Eram livres, mas não participavam da política;
• Pagavam impostos e serviam ao exército;
• Não podiam ter propriedades;
• Normalmente trabalhavam no comércio.
ESCRAVOS
• Não eram livres, eram propriedade de algum cidadão;
• Eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos;
• Trabalhavam na agricultura ou no serviço doméstico.
Sociedade Ateniense
A respeito da organização da civilização grega, marque V para verdadeiro e F para falso nos itens abaixo.
- ( ) Todos os membros da sociedade participavam das decisões políticas.
- ( ) Os escravos não podiam participar das decisões políticas.
- ( ) Os estrangeiros eram livres, mas não podiam participar da política.
- ( ) As mulheres sempre deviam obediência aos homens, e não participavam da política.
- ( ) Jovens menores de idade não tinham direitos políticos e, portanto, não podiam participar das decisões políticas das cidades-estados gregas.
2. As cidades-estados gregas eram politicamente independentes entre si e cada uma delas tinha sua forma de governo. Observe abaixo.
Diferentes formas de governo nas cidades-estados
Monarquia: o monarca era o responsável pelo controle militar, social, religioso e judiciário. Ele podia governar sozinho ou auxiliado por um conselho de nobres.
Oligarquia: os aristocratas, grandes proprietários de terras, tomavam o poder e passavam a governar. Nesse caso, o poder ficava restrito a algumas famílias poderosas.
Tirania: governo de um só homem, que assumia o poder por meio da força. Os tiranos geralmente contavam com o apoio da população.
Democracia: os cidadãos participavam das decisões por meio de assembleias. No entanto, não eram considerados cidadãos mulheres, crianças, estrangeiros e pessoas escravizadas.
História-6ano-editora Scipione
Com base nessas informações, complete a tabela com a forma de governo das cidades-estados da Grécia.
Leia os textos para responder às questões 3 e 4.
As mulheres espartanas
Em Esparta, as mulheres eram incentivadas a praticar atividades físicas desde crianças, assim como frequentar escolas para aprender a ler, escrever, tocar instrumentos musicais e dançar. Uma de suas responsabilidades era gerar filhos saudáveis para suprir a necessidade das forças militares da cidade. Além de serem responsáveis pelos afazeres domésticos e por cuidar dos negócios da família na ausência dos homens durante as guerras, elas tinham também o direito de possuir e administrar terras.
As mulheres de Atenas
Em Atenas, as mulheres não participavam da vida política e eram controladas pelos homens em suas famílias. Suas rotinas diárias incluíam tarefas domésticas, como cuidar da casa e dos filhos. Mulheres de classes mais pobres muitas vezes precisavam trabalhar na agricultura ou no comércio para ajudar no sustento da família. Já nas famílias mais ricas, elas eram educadas desde pequenas para o casamento e para gerenciar a casa. Após se casarem, muitas viviam isoladas nos “gineceus”, separadas dos homens. Algumas mulheres excepcionais buscaram se destacar na filosofia e política, mas raramente eram reconhecidas ou mencionadas em documentos históricos escritos, o que dificulta hoje a compreensão de suas vidas através da história.
História-6ano-editora Scipione Adaptado
3. Quais as semelhanças e diferenças do papel da mulher nas cidades de Atenas e Esparta?
4. De acordo com o texto, qual das seguintes afirmações é verdadeira?
- a) Em Esparta, as mulheres não tinham permissão para praticar atividades físicas.
- b) As mulheres participavam ativamente da vida política da cidade de Atenas.
- c) A única responsabilidade das mulheres, em Esparta, era o cuidado dos filhos.
- d) Em Atenas, mulheres de classes mais pobres muitas vezes precisavam trabalhar na agricultura.
5. Observe a imagem para responder à questão.
Deuses Egípcios
A antiga Grécia era conhecida por suas crenças religiosas, que desempenhavam um papel central na vida cotidiana e nas festividades culturais. Qual a principal característica da religião na antiga Grécia?
- a) Adoração a um único Deus, religião cristã.
- b) Obediência aos ensinamentos de Moisés e da Torá, religião Judaica.
- c) Adoração a vários deuses, religião politeísta, caracterizada pelo antropomorfismo.
- d) Submissão e devoção a Alá, com práticas derivadas do Alcorão, religião judaica.
Bruxaria e política
A cidade de Atenas, na Grécia antiga, tinha uma divisão social bem definida. Apenas um grupo de pessoas tinha todos os direitos de cidadania, enquanto outros grupos tinham poucas ou nenhuma dessas vantagens. Quem tinha o direito de participar do governo da cidade de Atenas e tomar decisões políticas?
- a) Os metecos.
- b) Os escravos.
- c) As mulheres.
- d) Os cidadãos.
7. Observe a imagem.
https://brainly.com.br/tarefa/31200195
A palavra “Democracia”, de origem grega, significa “poder do povo”. Esse sistema político criado em Atenas pressupunha que o povo teria direito a participar das decisões da cidade. No entanto, a charge expressa
- a) uma visão idealizada da democracia ateniense, mostrando todos os habitantes da cidade participando igualmente das decisões políticas.
- b) a democracia como conquista histórica de Atenas, na qual todos os cidadãos com menos de 30 anos tinham direito de participar das decisões políticas.
- c) a participação e os direitos políticos apenas das mulheres nas decisões da cidade.
- d) uma crítica à democracia ateniense, pois apenas uma parte da população podia participar das decisões políticas.
8. A Guerra foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga. As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/guerra-peloponeso.htm
As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado
- a) Guerras Médicas.
- b) Guerras Púnicas.
- c) Guerra do Peloponeso.
- d) Invasão Macedônica.
9. Leia o texto para responder à questão.
A Democracia em Atenas surgiu por volta de 510 a.C. sob o governo do aristocrata Clístenes. Ele introduziu reformas significativas no sistema político ateniense, buscando apoio popular. A principal mudança foi permitir que todos os cidadãos participassem diretamente dos assuntos da cidade, criando assim a primeira forma de governo democrático conhecida na história. Além disso, Clístenes instituiu a lei do ostracismo, que permitia exilar por dez anos qualquer pessoa considerada uma ameaça à ordem democrática. Essas medidas foram fundamentais para estabelecer os princípios básicos da Democracia em Atenas, influenciando profundamente o desenvolvimento político futuro.
a) Escreva um pequeno texto sobre o surgimento da Democracia ateniense.
b) Em sua opinião, quais as vantagens da implantação da Democracia no contexto ateniense?
c) Quais as principais diferenças da Democracia da Grécia para os dias atuais?
10. Observe a imagem que representa a formação da Civilização grega.
A história da Grécia Antiga está dividida em 5 períodos que se estendem do século XX ao século IV a.C. Marque o item que corresponde ao nome destes períodos, em ordem cronológica.
- a) Pré-homérico, Homérico, Clássico, Pós-clássico e Arcaico.
- b) Greco-romano, Dórico, Homérico, Clássico e Helenístico.
- c) Pré-Homérico, Ateniense, Arcaico, Clássico e Helenístico.
- d) Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
11. Na Grécia Antiga, as cidades-Estados, conhecidas como polis, eram unidades políticas autônomas que exerciam grande influência em diversos aspectos da vida grega. Nesse contexto, quais as principais cidades-estados que competiam entre si, influenciando profundamente a cultura e o desenvolvimento histórico da região?
- a) Atenas e Roma.
- b) Atenas e Esparta.
- c) Esparta e Tebas.
- d) Roma e Atenas.
+ Conteúdos de História para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Érica Sousa
Licenciada em História, Geografia, Filosofia e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Escolar.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.