Lista de atividades de história sobre Capitanias Hereditárias para os estudantes do 6° e 7°ano. Um importante marco na história do Brasil, sendo o primeiro sistema de administração colonial implantado no país. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Capitanias Hereditárias
Eram divisões territoriais em forma de latifúndio criadas pelo Rei de Portugal, D. João III, em 1534, para administrar e colonizar o imenso território brasileiro. O objetivo era dividir o Brasil em partes menores e facilitar o processo de colonização, já que a coroa de Portugal não tinha recursos suficientes para colonizar todo o território.
Latifúndio: grande área de terras destinada à agricultura pertencente a um só proprietário, família ou empresa.
As 14 capitanias e seus capitães-donatários
Ao todo, foram criadas 14 capitanias hereditárias que funcionavam como pequenos reinos, com divisões bem definidas, seu próprio governo, suas próprias leis, formas de defesa e atividades econômicas. Cada uma possuía um capitão-donatário que era o responsável por sua administração e desenvolvimento. Este era uma pessoa escolhida pelo rei para governar a Capitania Hereditária, pertencia geralmente a famílias influentes em Portugal. Uma das principais exigências para se obter uma capitania era o compromisso de não vendê-la. Tanto o terreno como o cargo eram hereditários, ou seja, passavam de pai para filho.
No entanto, o sistema das capitanias hereditárias não foi tão bem-sucedido como o esperado. O principal motivo foi que muitos capitães-donatários não tinham interesse em investir na colonização e preferiam explorar recursos naturais como o pau-brasil e escravizar os indígenas, outros nem mesmo chegaram a intervir nos territórios que ganharam.
Além disso, as capitanias hereditárias eram muito isoladas umas das outras, o que dificultava a comunicação e a defesa contra os ataques estrangeiros, e até mesmo de indígenas que recusavam se deslocar do território.
Criação do Governo Geral
Com o tempo, o governo português percebeu que o sistema das capitanias hereditárias não era eficaz e para solucionar esse problema, decidiu ficar mais próximo do processo de colonização do Brasil. Assim sendo, criou o chamado Governo Geral em 1549, com sede em Salvador, na Bahia. O Governo Geral tinha como objetivo controlar diretamente as ações de colonização do Brasil e unificar a administração e a defesa do território brasileiro.
Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Observe a imagem para responder à questão.
https://4.bp.blogspot.com/_lOSe7CxJx6Q/SXfJy6JnPeI
Qual das opções abaixo não corresponde a uma capitania hereditária do Brasil Colônia?
a) São Vicente.
b) Maranhão.
c) Pernambuco.
d) São Paulo.
2. De acordo com o texto, o que eram as capitanias hereditárias?
3. Explique por que as capitanias hereditárias não foram tão bem-sucedidas como esperado.
4. Sobre as capitanias hereditárias, pinte apenas as afirmativas verdadeiras.
5. Utilizando cores diferentes para cada capitania hereditária, crie um mapa que represente visualmente a divisão territorial do Brasil no período colonial.
6. Observe a imagem.
Sobre as capitanias hereditárias, é correto afirmar que
a) foram um sistema administrativo implementado pelo Reino de Portugal no Brasil no início da colonização, por volta de 1534.
b) representaram um acordo realizado entre os povos indígenas e portugueses com o intuito de dividir o território brasileiro com os nativos.
c) eram divisões territoriais em forma de latifúndio, criadas pelo rei de Portugal, D. João XVI.
d) foram bem-sucedidas em todas as suas áreas, sem enfrentar problemas de comunicação ou resistência indígena.
Leia os textos para responder às questões 7 e 8.
A colonização
As riquezas naturais existentes nas terras dos indígenas não interessavam somente aos portugueses. Outros europeus, entre eles os franceses, passaram a frequentar a costa americana para explorar principalmente o paubrasil. Para tentar garantir a posse das terras brasileiras, os portugueses, então, deram início à colonização do território.
As capitanias hereditárias
Para efetivar a colonização do território e fazê-lo gerar riquezas, o governo português decidiu enviar uma expedição colonizadora. Essa expedição foi chefiada pelo português Martim Afonso de Souza, que, em 1532, fundou São Vicente, a primeira vila sob dominação portuguesa na América. A partir desse momento, o governo português começou a implantar, em sua colônia americana, o sistema de capitanias hereditárias. As capitanias hereditárias eram grandes lotes de terras que foram doados a portugueses de posses. A pessoa que recebia uma capitania era chamada donatário. Cada donatário era responsável por promover a colonização e tornar produtivas as terras da capitania que lhe fora doada. Alguns obtiveram sucesso nessa tarefa, mas outros nem chegaram a tomar posse das terras recebidas.
Editora Scipione
7. Qual o principal interesse dos franceses e europeus na costa americana?
a) Encontrar ouro.
b) Explorar pau-brasil.
c) Estabelecer colônias.
d) Capturar indígenas.
8. Quem chefiou a primeira expedição colonizadora portuguesa no Brasil?
a) Pedro Álvares Cabral.
b) Duarte Coelho.
c) Martim Afonso de Souza.
d) Tomé de Sousa.
9. Observe a imagem e leia o texto para responder aos questionamentos.
As capitanias hereditárias foram um sistema criado pelo Rei de Portugal, D. João III, em 1534, para dividir e governar o território do Brasil. Isso foi feito para ajudar na colonização, que é quando um país se estabelece em outro lugar para explorar e governar essa região.
Os portugueses adotaram esse sistema porque queriam proteger suas terras contra a invasão de outros países europeus, como os franceses. Ao dar grandes faixas de terra a particulares chamados donatários, eles esperavam que essas pessoas colonizassem a região, explorassem recursos naturais como madeira e minérios, e defendessem o território.
https://segredosdomundo.r7.com
a) Explique uma das razões que levou Portugal a adotar o sistema de capitanias hereditárias no Brasil.
b) Explique a relação da imagem com as capitanias hereditárias.
10. Observe a charge abaixo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1582052
Para que o rei de Portugal criou as capitanias hereditárias no Brasil?
a) Dividir o território entre as tribos indígenas.
b) Organizar a colonização e tentar evitar que o território brasileiro fosse invadido por outros países.
c) Vender terras aos estrangeiros.
d) Explorar ouro e prata no Brasil.
11. Complete a tabela abaixo, respondendo aos questionamentos sobre as capitanias hereditárias.
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Qual o papel dos capitães-donatários no sistema das capitanias hereditárias?
Como a criação do Governo Geral, em 1549, tentou resolver os problemas enfrentados com as capitanias hereditárias?
Qual a solução adotada pelo governo português para melhorar a administração e a colonização do Brasil após as dificuldades encontradas com as capitanias hereditárias?
O Brasil foi dividido em quantas capitanias?
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Capitanias Hereditárias.
Habilidade da BNCC: (EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos, bem como as modificações ocorridas devido aos ciclos econômicos no período colonial.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.