Que tal explorar sobre o Futebol Olímpico de maneira criativa e educativa com os estudantes do 6º ao 9º ano? Apresentamos uma atividade de Educação Física especialmente elaborada para essa faixa etária, proporcionando uma experiência única de aprendizado prático em sala de aula. Venha descobrir, baixar e aplicar este recurso que promete engajar os alunos de forma dinâmica e divertida.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
FUTEBOL OLÍMPICO
O futebol masculino se tornou um esporte olímpico na edição de 1900, em Paris. Desde então, esteve presente em quase todas as edições, ficando de fora apenas na edição de 1932, em Los Angeles, devido à criação da Copa do Mundo. Já o futebol feminino foi introduzido nas olimpíadas em 1996.
O objetivo do jogo é fazer com que a bola atravesse as balizas (traves) da equipe adversária, somente o goleiro pode tocar na bola com as mãos e braços, e isso só pode acontecer em área demarcada no campo. Devido ao grande número de partidas e exigência de tempo mínimo para recuperação de cada atleta (48 horas), o futebol olímpico é um dos poucos esportes que começam antes da abertura oficial das olimpíadas.
Histórico
O futebol é um esporte coletivo com registros iniciais na China Medieval. No entanto, seu formato atual evoluiu séculos depois, graças à organização promovida por escolas inglesas.
Composição das equipes:
Masculino: Até 18 atletas sub-23 e mais três atletas sem limite de idade.
Feminino: Não há restrição de idade
Formato do torneio:
Na primeira fase do futebol masculino, são dezesseis equipes divididas em quatro grupos de quatro. Cada grupo joga entre si e os dois melhores avançam para as quartas de final. Dessa fase, quatro equipes prosseguem para a semifinal. As equipes que perderem disputam a medalha de bronze. Na final, a equipe vencedora fica com a medalha de ouro e a derrotada com a de prata. No feminino, são doze equipes divididas em três grupos de quatro. Cada grupo joga entre si, e passam para as quartas de final os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Nessa fase, quatro equipes avançam para a semifinal, e as perdedoras disputam a medalha de bronze. Na final, a equipe vencedora fica com a medalha de ouro e a vencida com a de prata.
Duração dos jogos:
Uma partida de futebol em tempo regulamentar tem 90 minutos, sendo dividida em dois tempos de 45 minutos cada. Há um intervalo de 15 minutos entre o primeiro e segundo tempo para hidratação e descanso dos participantes da partida. Havendo empate em tempo regulamentar na fase de eliminação (oitavas de final, quartas de final, semifinal ou final) há uma prorrogação de 30 minutos (dois tempos de 15 minutos) e, persistindo o empate, há a cobrança de pênaltis.
Substituições:
São permitidas cinco substituições no tempo regulamentar e mais uma na prorrogação.
Critérios de desempate na fase grupos:
– Pontos ganhos (3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e 0 pontos por derrota);
– Saldo de gols;
– Gols marcados;
– Confronto direto;
– Sorteio.
Todos os atletas são incentivados a manter o bom comportamento, respeito às regras e o espírito esportivo.
tudosaladeaula.com
Atividades
1. O formato atual do futebol evoluiu principalmente graças à organização promovida pelas (pelos):
a) escolas chinesas.
b) escolas militares inglesas.
c) escolas britânicas.
d) militares chineses.
2. Na imagem abaixo, há um campo de futebol. Faça um “X” em qual (quais) das marcações o goleiro pode tocar com a mão na bola.
3. Devido à exigência de um tempo mínimo de recuperação de cada atleta, caso um atleta dispute o jogo oficial de abertura no dia 24/07/2024 às 10h, ele poderá disputar outra partida somente a partir de:
a) 25/07/2024 às 10h.
b) 26/07/2024 às 10h.
c) 26/07/2024 às 22h.
d) 28/07/2024 às 10h.
Leia o texto abaixo e responda.
[…] Paris 1924, última vez em que os Jogos foram realizados na capital francesa. O torneio olímpico masculino de futebol era a principal competição da modalidade, uma espécie de Copa do Mundo. Naquela ocasião, o Uruguai faturou o título.
Apenas um mês após a vitória, Uruguai e Argentina se enfrentaram em dois amistosos, um em cada lado do rio da Prata. A segunda partida, que aconteceu em Buenos Aires – no campo do Sportivo Barracas em 2 de outubro de 1924 -, foi a que mudou a história do futebol.
Aos 15 minutos, o argentino Cesáreo Onzari, ponta direita do Huracán, cobrou escanteio em que a bola foi direto para a rede uruguaia sem que mais ninguém a tocasse. Foi o primeiro gol desse tipo a ser registrado na história.
Na época, o gol foi chamado pelos jornais de ‘o gol de Onzari contra os Olímpicos’ […]
Fonte: https://olympics.com/pt/noticias/o-que-e-um-gol-olimpico
4. O trecho acima conta a história do Gol
a) Olímpico.
b) Cesáreo.
c) Onzari.
d) de Ouro.
5. A seleção feminina de futebol ainda não conquistou o tão sonhado ouro olímpico, mas tem conseguido conquistar toda a torcida por seu amor ao esporte, na sua opinião, o que falta para essa conquista?
6. As seleções olímpicas de futebol masculino contam com a participação de três atletas acima de 23 anos. Você concorda que o fato de eles terem mais experiência contribui para dominar os jogos em que atuam? Justifique sua resposta.
Leia o trecho e responda.
[…] a jogadora de futebol com mais participações em Jogos Olímpicos: sete (de Atlanta 1996 a Tóquio 2021). No Japão, […] quebrou o recorde de jogador de futebol (masculino e feminino) mais velho a participar do evento, aos 43 anos. […] também disputou sete Copas do Mundo e ganhou uma prata e um bronze.
Fonte: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/atletas/miraildes-maciel-mota
7. A atleta que o trecho se refere tem a característica de ser batalhadora. Essa atleta é a
a) Marta.
b) Cristiane.
c) Formiga.
d) Cris.
8. Nas fases eliminatórias, havendo empate após o tempo regulamentar e prorrogação, ocorre a cobrança de pênaltis. Marque a imagem que representa um pênalti:
9. A final olímpica do futebol feminino será (foi) disputada no dia 10 de agosto no Parc des Princes, em Paris, às 17h. Imaginando que essa partida tenha um gol no último minuto da prorrogação e, não havendo atraso nem tempo extra, supostamente esse gol aconteceu às:
a) 19:15h.
b) 19:30h.
c) 20h.
d) 20:30h.
Leia o texto abaixo e responda.
O torneio já teve muitas zebras, mas uma das principais é o título de Camarões, em 2000. Apesar de revelar bons jogadores, como Kanu, a semifinal e a final foram dois jogos épicos do futebol. Eliminou o Brasil na morte súbita após estar perdendo por 3×1 e venceu a Argentina por 3×2 com três gols nos últimos 15 minutos do jogo.
Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/8-curiosidades-sobre-o-futebol-masculino-nas-olimpiadas-que-voce-provavelmente-nao-sabia
10. No futebol, o fato descrito acima, damos o nome de zebra, quando uma equipe de menor expressão vence um jogo ou um torneio. Todavia, considerando o espírito olímpico e a dedicação dos atletas, será que é mesmo zebra? Justifique sua resposta.
+ Conteúdos de Educação Física para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Futebol olímpico.
Habilidade da BNCC: (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Dayvison Andrade
Licenciado em Pedagogia e Matemática, com especialização em Educação Física e em Gestão de Esporte.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.