SETEMBRO VERDE - MÊS DA LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
De acordo com o IBGE, existem cerca de 18,5 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, o que chega a representar 8,9% da população, esse número traz uma série de questões atreladas.
Onde estão essas pessoas? Elas têm acesso à educação? O mercado de trabalho dá espaço para que elas consigam se sustentar? A saúde oferece tratamentos necessários para essas pessoas em específico?
São muitos os questionamentos, mas cada um deles deve ser feito e sua resposta, ainda que na maioria das vezes seja negativa, devem ser analisadas e refletidas.
É muito importante conhecer os termos corretos para se referir às pessoas com deficiência, abaixo temos alguns exemplos:
https://tudobemserdiferente.wordpress.com/
OS TIPOS DE DEFICIÊNCIAS
Existem vários tipos de deficiência e, consequentemente, várias formas de organizá-las. Uma das questões mais discutidas na atualidade são as chamadas deficiências não visíveis, que não podem ser identificadas apenas ao olhar para uma pessoa. Em contraste, as deficiências visíveis são aquelas que podem ser percebidas observando-se as características físicas de uma pessoa.
Abaixo temos alguns exemplos de deficiências visíveis e não visíveis:
Ser deficiente no Brasil já traz uma série de transtornos, ainda mais quando sua deficiência não é visível. Quem possui alguma deficiência não visível ainda tem mais dificuldades em obter seus direitos, pois na maioria das vezes as outras pessoas tendem a invalidar suas solicitações.
Para tentar minimizar os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiências não visíveis, foi sancionada, em 2023, a Lei 14.624, formalizando nacionalmente a fita com desenhos de girassóis para identificar as pessoas com deficiências ocultas. De acordo com a lei, o uso do crachá é opcional e não substitui a apresentação de documentos de comprovação da deficiência, porém, a falta do cordão não fará com que a pessoa com deficiência tenha seus direitos negados.
As deficiências mais conhecidas são: a visual (relacionada à visão), a motora (relacionada aos movimentos), a mental (relacionada ao funcionamento do cérebro) e a auditiva (relacionada à audição).
DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- Benefício de Prestação Continuada (BCP): Salário mínimo mensal à pessoa com deficiência de baixa renda;
- Desconto (Isenção de Impostos) na compra de veículo novo;
- Isenções e prioridade de restituição no imposto de renda;
- Reserva de vagas em concursos públicos (5%) e de emprego na iniciativa privada (2% nas empresas com 100 a 200 empregados e 5% nas com mais de mil);
- Reserva de vagas em estacionamento público e privado;
- Aposentadoria com condições especiais;
- Passe livre em transporte interestadual para PCDs de baixa renda (seja de ônibus, barco ou trem);
- Meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos;
- Desconto de até 80% na passagem aérea para acompanhantes de PCDs que necessitem de acompanhamento;
- Descontos de 10% e 65% na conta de luz, com renda de até 3 salários-mínimos, que tenha PCD cujo tratamento necessite de energia elétrica;
- Assentos especiais e acessibilidade em transportes públicos;
- Permanecer com o cão-guia em locais públicos e privados;
- Atendimento prioritário em repartições e empresas concessionárias de serviços públicos;
- Uso do FGTS para comprar órteses e próteses.
https://www.institutoclaro.org.br (Adaptado)
Refetindo
Sensibilizar as pessoas com deficiência e suas famílias sobre os direitos das PCDs é o primeiro passo para ocorrer a real mudança social e a garantia da equidade e cidadania para essas pessoas. Por isso, é essencial discutir sobre esse tema, conscientizando a população sobre os diversos tipos de deficiência e promovendo a empatia. Assim, podemos nos tornar defensores ativos dessa causa.
Defender os direitos da pessoa com deficiência é responsabilidade de todo cidadão, mas isso não deve ser justificativa para praticar o capacitismo. Essas pessoas não devem ser vistas como incapazes de estudar, trabalhar, viver de forma independente, expressar suas necessidades ou lutar por seus direitos. Pelo contrário, elas devem ter voz ativa na construção da sociedade em que vivem. O capacitismo pode se manifestar de várias formas, como tratar as pessoas com deficiência com desdém ou infantilizá-las, mesmo sendo adultas.
Portanto, é vital reconhecer que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, incluindo liberdade de locomoção, acesso a locais, educação, trabalho e lazer. Promover essa compreensão é fundamental para construir uma sociedade mais justa e humana.
Cassia Alves – Tudo Sala de Aula
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
1. De acordo com o IBGE qual a porcentagem média da população brasileira que possui alguma deficiência?
a) 10,2%.
b) 8,9% .
c) 15,3%.
d) 2,5%.
2. O termo correto para se referir a um PCD é:
a) Portador de Deficiência.
c) Pessoa Inválida.
b) Pessoa com Deficiência.
d) Pessoa com Invalidez.
3. Imagine que você está na sala da diretora e tem que avisar que uma pessoa em uma cadeira de rodas está precisando falar com ela. Como você falaria?
______________________
5. Deficiências não visíveis são aquelas que não podem ser vistas apenas ao olhar. Dos exemplos abaixo, NÃO é considerada deficiência invisível:
a) amputação.
b) autismo.
c) epilepsia.
d) lúpus.
6. Leia o trecho abaixo:
“Em 2023, foi sancionada a Lei 14.624, formalizando nacionalmente a fita com desenhos de ____________ para identificar as pessoas com Deficiências Invisíveis.”
O item que completa corretamente o espaço é:
a) sol.
b) quebra-cabeça.
c) girassol.
d) estrela.
7. Cite três direitos da pessoa com deficiência.
_______________________
8. Qual a importância de sensibilizar as pessoas com deficiência e suas famílias sobre os direitos das PCDs?
_______________________
9. Cite um exemplo de capacitismo.
_______________________
Observe as imagens.
10. Qual(is) das imagens pode ser considerada um exemplo de capacitismo?
a) Apenas a imagem 01.
b) Apenas a imagem 03.
c) Apenas as Imagens 01 e 02.
d) Todas as imagens.
Acesse outros conteúdos semelhantes.
Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!
Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!
Por Cássia Alves
GABARITO
1B / 2B / 3. Resposta pessoal (Espera que o educando utilize o termo pessoa com deficiência.) / 4A / 5C / 6. Resposta pessoal (Disponíveis no quadro do texto). / 7. Resposta pessoal (Espera-se que o educando responda que dessa forma contribuímos para garantir que as pessoas com deficiência possam ter verdadeiramente acesso à cidadania). / 8. Resposta pessoal. / 9. Tratar as pessoas com deficiência com desdém ou infantilizá-las, mesmo sendo adultas. / 10C
Um espetáculo! Que vcs sejam abençoados.
ResponderExcluirGratidão por todo carinho!
ExcluirMuitíssimo obrigado!
Excluir