O sistema imunológico é uma parte essencial do nosso corpo, responsável por proteger-nos de doenças e infecções. No entanto, muitas vezes não compreendemos completamente como ele funciona. Pensando nisso, nossa equipe elaborou uma excelente Atividade sobre o Sistema imunológico para os estudantes do 6° e 7°ano. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Habilidades BNCC alcançadas:
(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Microrganismos, doenças e defesas do corpo
A vida assume muitas formas, algumas tão pequenas que só podem ser vistas com um microscópio. Esses minúsculos organismos com apenas uma célula são chamados de microrganismos. Eles vivem em lugares diversos, inclusive dentro de nós, onde formam o que chamamos de microbiota, ou microbioma. Esses micróbios têm papéis fundamentais, como ajudar na digestão.
Os microrganismos incluem bactérias, alguns fungos e protozoários. Também estudamos vírus, mas os vírus não são considerados organismos vivos porque não possuem células. Alguns desses microrganismos podem causar doenças. Por exemplo, os vírus podem causar gripe, dengue, sarampo e catapora. As bactérias podem causar infecções como tuberculose, cáries e acne (espinhas e cravos). Para tratar essas infecções, utilizamos antibióticos, mas eles devem ser usados com cautela e segundo a orientação médica, pois o uso inadequado pode tornar as bactérias mais resistentes.
Doenças causadas por protozoários, como giardíase, amebíase e malária, estão relacionadas à falta de água potável, saneamento básico e boas condições de moradia. As micoses podem ser causadas por fungos: afetam não apenas a pele – como a frieira ou o pé de atleta – mas também os órgãos internos.
Apesar desse elevado número de microrganismos no meio ambiente, o corpo está bem protegido. A pele impede que muitos microrganismos entrem em nós; o muco do nariz captura microrganismos do ar e as bactérias são destruídas por substâncias da saliva. Os micróbios são eliminados pelas lágrimas e pela urina.
Se essas barreiras falham, o corpo produz células de defesa conhecidas como anticorpos, que combatem os microrganismos. Manter bons hábitos de higiene pessoal e cuidar bem da alimentação são essenciais para prevenir doenças. Lavar as mãos corretamente, escovar os dentes, tomar banho diariamente e preparar os alimentos com segurança, além de seguir uma dieta balanceada, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a nos manter saudáveis e protegidos.
Larissa Fonteles / Tudo Sala de Aula