Apresentamos uma excelente atividade de interpretação e compreensão de texto do gênero notícia, focada no uso de celular em sala de aula, destinada aos estudantes do 8º e 9º ano. Esta notícia oferece uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades de língua portuguesa, ao mesmo tempo em que estimula a reflexão dos alunos sobre esse tema. Confira, faça o download gratuito e aplique com sua turma!
Habilidades BNCC:
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
GOVERNO VAI APRESENTAR PROJETO PARA PROIBIR CELULARES EM SALA DE AULA
23/09/2024 às 10:30 - André Luiz Dias Gonçalves
O uso de celulares em sala de aula pelos estudantes pode estar com os dias contados no Brasil. Um projeto de lei atualmente em desenvolvimento, que inclui o banimento dos telefones, deve ser apresentado em outubro pelo Ministério da Educação (MEC), como destaca a Folha de São Paulo na sexta-feira (20).
Em entrevista ao jornal, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que a pasta decidiu elaborar o PL para dar maior segurança jurídica às instituições de ensino na hora de proibir os smartphones nas aulas. Na visão do ministério, divulgar apenas uma “recomendação” para evitar o aparelho não surtiria maiores efeitos.
Ainda conforme Santana, o projeto é baseado em estudos que apontam melhorias na atenção, no desempenho e até mesmo na saúde mental dos estudantes em decorrência do banimento. Ele citou o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma das referências.
Divulgado recentemente, o documento recomenda a proibição dos celulares em sala de aula e vai além, sugerindo o banimento total do aparelho nas escolas, em alguns casos. A entidade faz uma relação entre o uso da tecnologia pelos estudantes e dificuldades de aprendizado, apontando, ainda, o surgimento de problemas de saúde mental.
Medida já é adotada em outros países
Usar celular em sala de aula é proibido em alguns países, entre os quais a França. Por lá, o banimento existe desde 2018 e vale para estudantes de até 15 anos, que não podem manusear o aparelho nem nos intervalos.
A Holanda também adotou a medida, que passou a valer a partir do início de 2024 e inclui, também, relógios inteligentes, tablets e mais dispositivos eletrônicos, exceto nos casos em que os aparelhos tenham relação com a aula. Já na China, a proibição vale desde 2021, com os alunos devendo entregar o celular ao professor durante a aula.
No Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto restringindo os smartphones nas escolas da rede municipal no início deste ano. A proposta que deve ser anunciada pelo MEC em outubro valerá para todas as escolas do território nacional, tanto públicas quanto privadas.
Oi eu amei esse site
ResponderExcluirAgradecemos por todo reconhecimento!
ExcluirObrigada, ótima atividade!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado.
ExcluirAmo o site de vcs, excelentes atividades!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado. Feliz em poder ajudar!
Excluir