Apresentamos uma excelente atividade de interpretação e compreensão de texto do gênero notícia, focada no uso de celular em sala de aula, destinada aos estudantes do 8º e 9º ano. Esta notícia oferece uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades de língua portuguesa, ao mesmo tempo em que estimula a reflexão dos alunos sobre esse tema. Confira, faça o download gratuito e aplique com sua turma!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Lorem ipsum dolor sit amet
Objetivo da Aula: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean fermentum quis odio a mattis. Pellentesque eu sapien eget lectus lobortis laoreet. Quisque vel malesuada leo. Aliquam tempor finibus posuere. Proin in dignissim orci.
Habilidade da BNCC: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social. (EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto e responda às questões 1 – 10.
GOVERNO VAI APRESENTAR PROJETO PARA PROIBIR CELULARES EM SALA DE AULA
23/09/2024 às 10:30 – André Luiz Dias Gonçalves
O uso de celulares em sala de aula pelos estudantes pode estar com os dias contados no Brasil. Um projeto de lei atualmente em desenvolvimento, que inclui o banimento dos telefones, deve ser apresentado em outubro pelo Ministério da Educação (MEC), como destaca a Folha de São Paulo na sexta-feira (20).
Em entrevista ao jornal, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que a pasta decidiu elaborar o PL para dar maior segurança jurídica às instituições de ensino na hora de proibir os smartphones nas aulas. Na visão do ministério, divulgar apenas uma “recomendação” para evitar o aparelho não surtiria maiores efeitos.
Ainda conforme Santana, o projeto é baseado em estudos que apontam melhorias na atenção, no desempenho e até mesmo na saúde mental dos estudantes em decorrência do banimento. Ele citou o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma das referências.
Divulgado recentemente, o documento recomenda a proibição dos celulares em sala de aula e vai além, sugerindo o banimento total do aparelho nas escolas, em alguns casos. A entidade faz uma relação entre o uso da tecnologia pelos estudantes e dificuldades de aprendizado, apontando, ainda, o surgimento de problemas de saúde mental.
Medida já é adotada em outros países
Usar celular em sala de aula é proibido em alguns países, entre os quais a França. Por lá, o banimento existe desde 2018 e vale para estudantes de até 15 anos, que não podem manusear o aparelho nem nos intervalos.
A Holanda também adotou a medida, que passou a valer a partir do início de 2024 e inclui, também, relógios inteligentes, tablets e mais dispositivos eletrônicos, exceto nos casos em que os aparelhos tenham relação com a aula. Já na China, a proibição vale desde 2021, com os alunos devendo entregar o celular ao professor durante a aula.
No Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto restringindo os smartphones nas escolas da rede municipal no início deste ano. A proposta que deve ser anunciada pelo MEC em outubro valerá para todas as escolas do território nacional, tanto públicas quanto privadas.
https://www.tecmundo.com.br/mercado/289859-governo-apresentar-projeto-proibir-celulares-sala-aula.htm
Acesso por Tudo Sala de Aula em: 24/09/2024
Atividades
1. Localize na notícia as seguintes informações.
a) Headline (manchete).
b) Veículo responsável pelas informações.
c) Assunto principal.
d) Jornalista.
e) Data de publicação.
f) Local onde a notícia foi veiculada (televisão, site, rádio, jornal ou revista).
g) Nível de linguagem predominante (formal ou informal).
2. De acordo com o texto, qual é o órgão responsável pelo desenvolvimento do projeto de lei que propõe o banimento do celular em sala de aula? Quem é a pessoa responsável por este órgão?
3. A sigla é utilizada geralmente para reduzir algumas palavras a fim de gerar mais agilidade tanto ao falar quanto ao escrever. É formada, geralmente, pelas iniciais dos termos. Assim sendo, escreva os significados das siglas abaixo retiradas da notícia.
a) MEC _____________________________
b) PL _______________________________
c) UNESCO _________________________
4. Em: “A entidade faz uma relação entre o uso da tecnologia pelos estudantes e dificuldades de aprendizado, apontando, ainda, o surgimento de problemas de saúde mental.”, o emprego da palavra ainda, nesse trecho, tem a função de
a) contrastar as informações apresentadas anteriormente.
b) introduzir uma oposição ao que foi mencionado no início da frase.
c) adicionar uma informação complementar ao que já foi afirmado.
d) indicar uma ideia de tempo, sugerindo que o problema persiste até o momento.
5. Conforme o texto, é possível inferir que o Ministério da Educação decidiu desenvolver um projeto de lei para proibir o uso de celulares em sala de aula porque
a) as escolas brasileiras já estão utilizando outras tecnologias mais avançadas.
b) os alunos passaram a utilizar celulares apenas para fins educativos e pedagógicos.
c) o número de escolas que utilizam celulares em suas aulas está aumentando.
d) as recomendações anteriores sobre o uso de celulares em sala de aula não foram eficazes.
6. Quais são as melhorias citadas no texto que resultam do banimento dos celulares durante as aulas?
7. Identifique a ideia estabelecida pela palavra em destaque em cada trecho da notícia a seguir. Para isso, utilize palavras do quadro abaixo.
a) “… como destaca a Folha de S.Paulo…”
b) “… tanto públicas quanto privadas.”
c) “… o aparelho nem nos intervalos.”
d) “… e inclui, também, relógios inteligentes…”
e) “… elaborar o PL para dar maior…”
f) “Já na China, a proibição vale desde 2021…”
g) “… e até mesmo na saúde mental dos estudantes…”
8. No trecho: “Na visão do ministério, divulgar apenas uma ‘recomendação’ para evitar o aparelho não surtiria maiores efeitos”, a palavra “recomendação” tem o propósito de mostrar
a) uma sugestão sem caráter obrigatório.
b) uma regra estritamente imposta.
c) uma proibição legalmente exigida.
d) um incentivo para o uso de celulares.
9. Considerando a crescente presença dos celulares na vida dos estudantes, surgem diversas questões positivas e negativas quanto ao seu uso no ambiente escolar. Assim sendo, indique abaixo pelo menos dois argumentos a favor e dois argumentos contra o uso do celular em sala de aula.
10. Há um consenso de que o uso do celular em sala de aula pode causar distrações que prejudicam o aprendizado. No entanto, muitos consideram a decisão de bani-lo completamente uma medida exagerada. Você concorda com a posição do MEC de proibir o uso de celulares nas escolas? Justifique sua resposta.
+ Conteúdos de Português para o 8° e 9° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.