A prática esportiva consciente refere-se à abordagem integrada e reflexiva da atividade física, que visa não apenas o desenvolvimento das habilidades técnicas e físicas, mas também a promoção do bem-estar mental e emocional dos praticantes. Pensando nisso, nossa equipe elaborou esta excelente atividade de educação física sobre a Prática Esportiva Consciente para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Habilidade BNCC:
(EF89EF07) Experimentar e fruir práticas corporais alternativas e as sensações corporais provocadas pela sua prática, visando à ampliação da sua consciência corporal.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
PRÁTICA ESPORTIVA CONSCIENTE
Dentro de qualquer prática de atividade física, encontramos o alongamento e o aquecimento, duas situações que parecem ser a mesma coisa, porém, são diferentes em conceitos e objetivos.
Conceito
O aquecimento físico é um conjunto de atividade que tem por objetivo preparar o corpo para uma atividade física mais intensa, esses exercícios de preparação podem ser leves ou moderados. Ele aumenta a temperatura do corpo, eleva sua frequência cardíaca, além de melhorar a circulação sanguínea, ela ativa os músculos e as articulações, evitando assim lesões e aumentando seu desempenho. É uma forma de aviso para a atividade.
Já o alongamento por sua vez tem como objetivo aumentar a flexibilidade e amplitude de movimentos dos músculos e articulações dos praticantes. Há dois tipos de alongamento importantes: o dinâmico, aquele feito antes de qualquer atividade física, ele serve para preparar o corpo para a atividade, com um tempo ideal de 10 minutos. O outro é o estático, esse por sua vez feito depois da atividade física, o praticante fica parado em uma determinada posição por alguns segundos para relaxar a musculatura. Por regra, o alongamento visa tanto melhorar a flexibilidade quanto ajudar na recuperação do músculo depois do esforço.
Diferença entre alongamento e aquecimento
Ambos preparam o corpo para a atividade física. O aquecimento é feito antes da atividade, visando a preparação do corpo elevando temperatura e ativando os sistemas cardiovascular e muscular. Já o alongamento, foca na flexibilidade muscular e na amplitude do movimento, além de ser executado antes e depois da prática, e ambos contribuem na prevenção de lesões.
Prática e uso
O aquecimento vai variar conforme a modalidade esportiva. Por exemplo, futebol e atletismo (provas rápidas) que são esportes de explosão e velocidade, o aquecimento é mais dinâmico com sprints curto e até mesmo exercícios de outras modalidades. Já em esportes de maior resistência, ciclismo e maratonas, por exemplo, começam com aquecimentos mais leves e vai aumentando gradualmente a intensidade. O aquecimento deve ser do corpo todo e depois específico. Exemplo de uso no cotidiano é se você pensa em praticar musculação, depois do aquecimento geral, o aquecimento deve ser focado nas articulações e nos grupos musculares específicos do dia que serão trabalhados.
Com o alongamento não é diferente, ele vai variar de acordo com sua atividade física, no caso de dança e ginástica, onde a flexibilidade é fundamental, o alongamento deve ser mais focado em aumentar a amplitude das articulações e músculos do corpo todo, no caso futebol, o alongamento é focado em locais específicos, quadris e pernas.
Refletindo
Para a regularidade da atividade física, ambos vão contribuir para uma maior eficiência e prevenir lesões. Com a regularidade, você vai melhorar a sua saúde cardiovascular, controlar seu peso e composição corporal, liberar endorfina (hormônio da felicidade), ter qualidade no sono e prevenir doenças crônicas. Ter uma rotina de exercícios físicos, seja ela de intensidade moderada ou não, é uma forma muito eficaz de garantir uma vida longa, saudável e com melhor qualidade.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
Pouca flexibilidade do corpo está associada com morte precoce, aponta estudo
O quanto você consegue “esticar” e usar toda a amplitude de movimentos das articulações, dos tendões e dos músculos de todo corpo?
A resposta a essa pergunta pode trazer indícios de quantos anos você vai viver.
Essa é uma das principais conclusões de uma pesquisa realizada no Brasil que foi publicada nesta quarta-feira (21/8) no periódico acadêmico Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.
O trabalho, realizado na Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), no Rio de Janeiro, em parceria com instituições de Reino Unido, Estados Unidos, Finlândia e Austrália, reuniu dados de 3.139 homens e mulheres com idades entre 46 a 65 anos.