Atividade sobre Prática Esportiva Consciente - Anos Finais

Atividade sobre Prática Esportiva Consciente - Anos Finais

A prática esportiva consciente refere-se à abordagem integrada e reflexiva da atividade física, que visa não apenas o desenvolvimento das habilidades técnicas e físicas, mas também a promoção do bem-estar mental e emocional dos praticantes. Pensando nisso, nossa equipe elaborou esta excelente atividade de educação física sobre a Prática Esportiva Consciente para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!

Habilidade BNCC:

(EF89EF07) Experimentar e fruir práticas corporais alternativas e as sensações corporais provocadas pela sua prática, visando à ampliação da sua consciência corporal.

Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)

 

PRÁTICA ESPORTIVA CONSCIENTE

Dentro de qualquer prática de atividade física, encontramos o alongamento e o aquecimento, duas situações que parecem ser a mesma coisa, porém, são diferentes em conceitos e objetivos.

Conceito

O aquecimento físico é um conjunto de atividade que tem por objetivo preparar o corpo para uma atividade física mais intensa, esses exercícios de preparação podem ser leves ou moderados. Ele aumenta a temperatura do corpo, eleva sua frequência cardíaca, além de melhorar a circulação sanguínea, ela ativa os músculos e as articulações, evitando assim lesões e aumentando seu desempenho. É uma forma de aviso para a atividade. 

Já o alongamento por sua vez tem como objetivo aumentar a flexibilidade e amplitude de movimentos dos músculos e articulações dos praticantes. Há dois tipos de alongamento importantes: o dinâmico, aquele feito antes de qualquer atividade física, ele serve para preparar o corpo para a atividade, com um tempo ideal de 10 minutos. O outro é o estático, esse por sua vez feito depois da atividade física, o praticante fica parado em uma determinada posição por alguns segundos para relaxar a musculatura. Por regra, o alongamento visa tanto melhorar a flexibilidade quanto ajudar na recuperação do músculo depois do esforço.

Diferença entre alongamento e aquecimento

Ambos preparam o corpo para a atividade física. O aquecimento é feito antes da atividade, visando a preparação do corpo elevando temperatura e ativando os sistemas cardiovascular e muscular. Já o alongamento, foca na flexibilidade muscular e na amplitude do movimento, além de ser executado antes e depois da prática, e ambos contribuem na prevenção de lesões.


   

Prática e uso

O aquecimento vai variar conforme a modalidade esportiva. Por exemplo, futebol e atletismo (provas rápidas) que são esportes de explosão e velocidade, o aquecimento é mais dinâmico com sprints curto e até mesmo exercícios de outras modalidades. Já em esportes de maior resistência, ciclismo e maratonas, por exemplo, começam com aquecimentos mais leves e vai aumentando gradualmente a intensidade. O aquecimento deve ser do corpo todo e depois específico. Exemplo de uso no cotidiano é se você pensa em praticar musculação, depois do aquecimento geral, o aquecimento deve ser focado nas articulações e nos grupos musculares específicos do dia que serão trabalhados.

Com o alongamento não é diferente, ele vai variar de acordo com sua atividade física, no caso de dança e ginástica, onde a flexibilidade é fundamental, o alongamento deve ser mais focado em aumentar a amplitude das articulações e músculos do corpo todo, no caso futebol, o alongamento é focado em locais específicos, quadris e pernas.

Refletindo

Para a regularidade da atividade física, ambos vão contribuir para uma maior eficiência e prevenir lesões. Com a regularidade, você vai melhorar a sua saúde cardiovascular, controlar seu peso e composição corporal, liberar endorfina (hormônio da felicidade), ter qualidade no sono e prevenir doenças crônicas. Ter uma rotina de exercícios físicos, seja ela de intensidade moderada ou não, é uma forma muito eficaz de garantir uma vida longa, saudável e com melhor qualidade.    

Referências Bibliográficas:
https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos  
https://pratiquefitness.com.br
Dayvison Andrade – Licenciado em Educação Física


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Segundo o texto, o aquecimento acontece
a) somente depois das atividades. 
b) somente antes das atividades.
c) tanto antes como depois das atividades.
d) durante as atividades esportivas.

2. Sobre aquecimento, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.

(   ) Aumenta a massa muscular.
(   ) Diminui a temperatura corporal.
(   ) Eleva a frequência cardíaca.
(   ) Melhora a circulação cardiovascular.




3. Segundo o texto, qual o foco do alongamento?
____________________________________________

4. Qual o principal benefício do alongamento após a atividade física?
a) Aumentar a força.
b) Diminuir a massa muscular.
c) Evitar risco de lesões. 
d) Melhorar a postura.

5. Sobre o que ocorre com o músculo após um aquecimento adequado, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso. 

(   ) Eles se contraem completamente.
(   ) Diminui o fluxo de sangue para os músculos.
(   ) Eles ficam mais rígidos. 
(   ) O metabolismo desacelera. 

6. Qual é a principal diferença entre aquecimento e alongamento?
a) O alongamento aumenta a frequência cardíaca, enquanto o aquecimento relaxa os músculos.
b) O aquecimento ajuda a prevenir lesões, enquanto o alongamento aumenta a força muscular.
c) Não há diferença entre eles, já que ambos têm a mesma finalidade.
d) O aquecimento prepara o corpo para a atividade, enquanto o alongamento melhora a flexibilidade.




Leia o texto abaixo.

Pouca flexibilidade do corpo está associada com morte precoce, aponta estudo

    O quanto você consegue “esticar” e usar toda a amplitude de movimentos das articulações, dos tendões e dos músculos de todo corpo?
A resposta a essa pergunta pode trazer indícios de quantos anos você vai viver.
Essa é uma das principais conclusões de uma pesquisa realizada no Brasil que foi publicada nesta quarta-feira (21/8) no periódico acadêmico Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.
    O trabalho, realizado na Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), no Rio de Janeiro, em parceria com instituições de Reino Unido, Estados Unidos, Finlândia e Austrália, reuniu dados de 3.139 homens e mulheres com idades entre 46 a 65 anos.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5y391m0ze3o 

7. Segundo o texto, qual a relação feita pelos pesquisadores entre alongamento (flexibilidade) e o tempo de vida?
____________________________________________

Leia o texto a seguir.

Como fazer alongamento: 3 tipos para conhecer e experimentar

Fazer alongamento pode parecer uma atividade simples – e realmente é –, mas são necessários alguns cuidados básicos para se obter os melhores resultados, de forma segura e eficiente.
Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você possa exercitar-se da melhor maneira possível, olha só:

- Preste muita atenção no grupo muscular que está sendo trabalhado: mantenha-os relaxados e estáveis;
- Os exercícios devem ser feitos de maneira suave e você deve se atentar à respiração, especialmente na expiração;
- É importante manter as posições estáticas por um período entre 20 e 30 segundos.

Fonte: https://www.useepulari.com.br/

8. Segundo o texto, é correto afirmar que 
a) o alongamento eficiente tem um período maior de 1 minuto.
b) o alongamento deve ser feito de maneira suave.
c) alongando apenas um grupo muscular todos os outros têm o mesmo efeito. 
d) todo alongamento deve ser feito o mais rápido possível. 




9. Indique abaixo de cada figura se ela representa: aquecimento ou alongamento.


Leia o texto abaixo e responda à questão.

Por que alongar?

    O alongamento é o responsável pela elasticidade do corpo. Por meio de movimentos lentos, a prática busca auxiliar na recuperação do músculo e auxilia em caso de dor muscular após os treinos. Os alongamentos são essenciais para os exercícios físicos, já que eles garantem uma maior flexibilidade.
    Há vários fatores que devem ser considerados ao fazer alongamentos, como a idade, condicionamento físico e também quais séries podem ajudar na sua atividade. É importante que você busque ajuda de um profissional para saber quais sãos as séries mais recomendadas dentro da sua prática.
    O alongamento concentra-se em uma região localizada, diferentemente do aquecimento que auxilia em todos os músculos corporais. É recomendado para diminuir a rigidez dos músculos e a tensão.

Fonte: https://santamonica.rec.br

10. Conforme o texto, assinale a alternativa correta.
a) O alongamento depende de fatores como esporte e idade.
b) Não é necessário contar com a ajuda de um profissional para acompanhamento. 
c) O alongamento dos braços também é benéfico para os braços.
d) O alongamento aumenta a rigidez dos músculos. 



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!






Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Por Dayvison Andrade


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊


GABARITO
1B / 2. F, F, V, V. / 3. Foca na flexibilidade muscular e na amplitude do movimento. / 4C / 5.  F, F, F, F. / 6D / 7. Quanto maior sua flexibilidade, menor o risco de morte prematura. / 8B / 9. 1- Alongamento; 2- Aquecimento; 3- Aquecimento; 4- Alongamento. / 10A

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem