Apresentamos uma excelente atividade de interpretação de texto sobre a água, especialmente desenvolvida para os estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Esta atividade tem como objetivo despertar a curiosidade das crianças sobre a importância da água em nosso cotidiano, estimulando a reflexão e o aprendizado. Conheça, baixe grratuitamente e aplique com seus alunos.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
A Água no Planeta
Habitamos o Planeta Terra, também conhecido como “Planeta Água”. Essa denominação deve-se ao fato de que cerca de 71% de sua superfície é coberta por água, correspondendo a, aproximadamente, 1,4 bilhão de km3. A Terra é constituída por água em seus três estados físicos: Líquido, Gasoso e Sólido.
Ela é encontrada em oceanos, mares e em águas continentais. Os oceanos, que representam mais da metade da água disponível, são grandes massas de água responsável pelo envoltório gasoso e pelo controle do clima, ao absorver e refletir a maior parte da energia solar.
Os mares, que são grandes corpos de água salgada e parte dos oceanos, possibilitam atividades como a pesca e o transporte marítimo, além de fornecer minerais e outras funções úteis aos humanos. Os rios, lagos, águas subterrâneas e geleiras são essenciais para os seres vivos por fornecerem água doce.
Do total de água que cobre a superfície terrestre, cerca de 97,5% corresponde à água salgada, e apenas 2,5% corresponde à água doce.
A água doce disponível corresponde às massas de água destinadas ao consumo humano (lembrando que a água do mar pode ser consumida após o processo de dessalinização). E distribui-se em geleiras, neves eternas, águas subterrâneas, rios, lagos, solos e pântanos.
No entanto, nem toda água doce é potável. A água de fácil acesso, como a dos rios e lagos, não necessariamente possui boa qualidade. Para ser considerada potável, a água deve estar livre de contaminação. É necessário atender alguns requisitos, como ser inodora, incolor e ter sabor indefinível, e também não pode apresentar organismos patogênicos (organismos que causam doença).