Apresentamos a seguir uma excelente atividade de arte sobre o Halloween para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma festividade de origem celta que teve suas raízes na Irlanda e no Reino Unido, mas que se popularizou em diversas partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos. Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween é marcado por festas temáticas, decorações sinistras e fantasias assustadoras. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Habilidades da BNCC:
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
HALLOWEEN
O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios e comemorada anualmente em 31 de outubro. Essa palavra Halloween é uma abreviação da expressão Dall Hallows' Eve pela junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera", pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.
A Origem do Halloween
O Halloween se originou a mais de 3 mil anos de história, originando-se com os celtas, que celebravam o festival de Samhain por três dias a partir de 31 de outubro. Acreditava-se que, nessa noite, os mortos retornavam e possuíam os corpos dos vivos, levando as pessoas a usarem fantasias e decorarem com artefatos sombrios. Na Idade Média, a Igreja Católica condenou o festival e passou a chamá-lo de "Dia das Bruxas". Curandeiros, considerados bruxos e opositores da Igreja, eram queimados na fogueira. Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a Igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio. Com a colonização das Américas, especialmente nos Estados Unidos, a tradição do Halloween foi incorporada à cultura local. Esta tradição foi transmitida oralmente de geração em geração, sem registros escritos.
História do Halloween nos Estados Unidos
História do Halloween no Brasil
Embora o Halloween não tenha uma grande tradição no Brasil, nos últimos anos, a celebração tem ganhado popularidade com muitas festas temáticas ocorrendo no dia 31 de outubro. Essa popularização é resultado da influência cultural dos Estados Unidos, onde a festa é amplamente celebrada. Assim, a comemoração do Halloween no Brasil é um fenômeno relativamente recente, ganhando força nos últimos 20 anos. A introdução do Halloween no Brasil foi impulsionada, em grande parte, pelos cursos de idiomas.
O Halloween é repleto de elementos divertidos e assustadores. Além disso, algumas superstições fazem parte desta festa também:
Fantasias: Uma das partes mais legais do Halloween é escolher fantasias criativas. Você pode se vestir como um super-herói, uma bruxa, um zumbi ou qualquer coisa que você imaginar.
Abóboras: As abóboras viram lanternas assustadoras chamadas "Jack-o'-lanterna." As pessoas esculpem rostos nelas e colocam velas dentro, criando uma luz misteriosa.
Doces ou travessuras: Crianças vão de porta em porta dizendo "doces ou travessuras." Isso significa que, se estiverem com fantasias legais, ganham doces; caso contrário, podem pregar pequenas travessuras como sustos amigáveis.
Decorações assustadoras: As casas ganham uma aparência assustadora com decorações como teias de aranha falsas, morcegos de papel e fantasmas pendurados.
Histórias de terror: No Halloween, contar histórias de fantasmas e monstros é uma tradição divertida. Essas histórias arrepiantes são ótimas para reunir os amigos e família ao redor de uma fogueira.
Ótima atividade. Obrigada por compartilhar conosco.
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado. Ficamos felizes em poder ajudar!
Excluir