Apresentamos uma excelente atividade de Arte sobre Texto Dramático para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. O texto dramático é uma forma de arte que tem como objetivo a representação de situações, atitudes e emoções por meio da linguagem e da interpretação. No contexto teatral, o texto dramático é o material textual utilizado pelos atores para transmitir a mensagem e dar vida aos personagens. Conheça, baixe e aplique.
Habilidades BNCC:
(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.
(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
LEITURA DRAMÁTICA
Você já ouviu falar de leitura dramática? Será que existe uma técnica para se ler dramaticamente? Nesta aula, você aprenderá sobre a leitura dramática de textos, explorando técnicas de expressão e os complementos que enriquecem essa prática. O gênero dramático, também chamado de gênero teatral, refere-se a textos literários criados com o propósito de serem encenados ou dramatizados. A palavra "drama" vem do grego e significa "ação".
O drama no dia a dia
Certamente, você vê drama todos os dias e pode não perceber. Você o encontra nas novelas, nos filmes e, também, na vida real. A leitura, em si, já tem o objetivo de nos fazer refletir sobre nós mesmos e nossa relação com o mundo ao redor. Quando lemos de forma dramática, ampliamos esse processo de interpretação, tornando-o mais profundo, dinâmico, interrogativo e motivador. Um texto dramático, por exemplo, permite uma leitura mais envolvente e reflexiva. Assim, o drama é considerado, dentre todas as formas de arte, a mais social.
Leitura e Teatro
A leitura dramática estabelece uma conexão entre a leitura e o teatro. Para compreender essa relação e a forma como a leitura é recebida no ambiente teatral, é importante conhecer os elementos comunicadores principais: o palco e a plateia. O gênero dramático pode ser caracterizado de várias formas: comédia, tragédia, drama, teatro épico ou moderno. Cada uma dessas vertentes contribui para a construção da sociedade, retratando a vivência humana e os conflitos inerentes à vida.
Como ler um texto dramático?
Você acredita que atores de novela, músicos e outros artistas ensaiam antes de cada apresentação? Com certeza, eles ensaiam! Caso contrário, ninguém saberia exatamente o que fazer, resultando em uma grande desorganização. O ensaio é uma etapa fundamental para garantir o sucesso da encenação! Ler um texto em voz alta e encená-lo enquanto lê transforma o leitor no transmissor da mensagem. Essas e outras características fazem da leitura uma verdadeira ação dramática.
Na leitura dramática, o texto se transforma através do ator/leitor, que é responsável por transmitir suas mensagens. Independentemente do estilo de leitura, é o leitor quem conecta o texto à interpretação, convertendo palavras em imagens. Para isso, é importante que o ator/leitor tenha ensaiado previamente, possua conhecimento técnico para simular as situações e conflitos do texto, além de contar com direção, figurino, adereços e um bom posicionamento no palco, tornando a leitura mais rica e envolvente. O andamento da sua performance pode ser dividido em partes. As cenas podem ser organizadas considerando: início, desenvolvimento e término. Mesmo em textos curtos, essa divisão facilitará a visualização completa das passagens da ação dramática.
Refletindo
O corpo é uma ferramenta fundamental para transmitir as mensagens lidas. Ele se movimenta de acordo com nossa mente, emoções e sentimentos, podendo ser considerado uma mídia ou um meio de comunicação. O corpo não se comunica por palavras, mas por gestos, movimentos e ritmos. A expressão corporal complementa sua atuação na leitura dramática do texto. Lembre-se de que seu corpo é uma extensão de seus desejos e vontades; ao atuar, aproveite ao máximo a corporalidade!
Redação Tudo Sala de Aula