Você sabia que a história dos africanos vai muito além do que aprendemos nos livros tradicionais? A cultura, a ciência, e as contribuições dos povos africanos marcaram profundamente o desenvolvimento de várias civilizações, e muitas vezes, essa riqueza cultural é esquecida ou subestimada. Nesta atividade voltada para os Anos Finais, vamos explorar fatos e curiosidades sobre os africanos que você provavelmente não conhece, mas que são essenciais para uma compreensão mais ampla e justa da História. Conheça este material e aplique com seus alunos!
Habilidades BNCC:
(EF09HI31) Problematizar e compreender os processos de descolonização na África e na Ásia e suas consequências e impactos sofridos por essas sociedades.
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas (povos originários das Américas) antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
MUITO ALÉM DO QUE NOS FOI CONTADO SOBRE OS AFRICANOS
Quando o assunto é a história dos africanos e seus descendentes, muitas vezes nos deparamos com narrativas tristes, repletas de miséria, violência, maus-tratos e assassinatos. Nesta aula, abordaremos uma perspectiva diferente. Os negros brasileiros não devem ser reduzidos à condição de escravos, pois a escravidão foi uma situação imposta a eles. Na verdade, os negros no Brasil são descendentes de reis, rainhas, cientistas e estudiosos sequestrados e trazidos para o país contra sua vontade.
REI MAIS RICO DA HISTÓRIA ERA AFRICANO
Historiadores consideram Mansa Musa, rei de Timbuktu, como a pessoa mais rica da história. Ele governou o reino que hoje é o Mali e foi o maior produtor de ouro do mundo. Durante uma viagem à Meca, levou uma comitiva extravagante e muitos camelos carregados de barras de ouro. Em sua passagem pelo Cairo, doou tanto ouro aos pobres que a economia local enfrentou uma crise por anos. Além disso, ele ficou conhecido por fundar escolas, mesquitas e uma universidade.
CLEÓPATRA ERA AFRICANA
Cleópatra é uma das rainhas mais conhecidas da história. Ela governou o Egito e ficou conhecida como uma das mulheres mais importantes da Antiguidade. Dona de uma beleza deslumbrante, ficou famosa por governar o Egito de maneira forte, autônoma e firme, além de falar várias línguas. Sedutora, Cleópatra conquistou não somente um, mas dois dos mais poderosos homens de Roma, Júlio César, com quem teve um filho, e Marco Antônio, com quem viveu por dez anos e teve três filhos.
REAIS AFRICANOS SEQUESTRADOS E ESCRAVIZADOS NO BRASIL
Zacimba Gaba foi uma princesa do reino de Cabinda, na Angola. Ela comandou seu povo em uma guerra contra a invasão portuguesa, os seus sobreviventes do embate foram capturados e enviados ao Brasil como escravos. A princesa foi para o Espírito Santo e vendida com alguns súditos ao fazendeiro português José Trancoso, onde sofreram severos castigos por não se submeterem às ordens do senhor. Ao descobrir sua identidade, Trancoso a torturou ainda mais. Em resposta, Zacimba e seus seguidores planejaram sua vingança, usando veneno de cobra para envenená-lo. Após a morte de Trancoso, Zacimba invadiu a Casa Grande e eliminou os torturadores, poupando a família do português. Sob sua liderança, seu povo enfrentou os capatazes, fugiu e fundou um quilombo no norte do Espírito Santo, na atual Itaúnas. Assim como Zacimba, há relatos de descendentes de famílias reais africanas em diversas partes do Brasil.
UMA DAS UNIVERSIDADES MAIS ANTIGAS DO MUNDO NA ÁFRICA
A Universidade de Sankore, localizada em Timbuktu, foi fundada em 988 d.C. pelo Rei Mansa Musa. Comparando com a primeira universidade da Europa, a de Bolonha, que surgiu em 1088 d.C., pode-se afirmar que Sankore foi estabelecida muito antes. Além disso, Timbuktu abriga uma das bibliotecas mais antigas do mundo, com cerca de 300 mil manuscritos. Portanto, não se pode justificar a afirmação de que os europeus eram mais avançados intelectualmente que os africanos.
NA ANTIGUIDADE, OS AFRICANOS JÁ REALIZAVAM CIRURGIAS E EMBALSAMAVAM CORPOS
Ao estudar as realizações da civilização egípcia, muitas vezes esquecemos que o Egito está na África e que suas descobertas são avanços africanos. É impressionante como, sem recursos tecnológicos, os egípcios conseguiram construir pirâmides e monumentos de toneladas, destacando-se em engenharia e arquitetura. Eles também desenvolveram o papiro, avançaram na Matemática e na Astronomia para compreender o clima, e criaram técnicas de irrigação sofisticadas. Na medicina, utilizavam cirurgia, ervas e praticavam a mumificação. Tudo isso ocorreu antes de Cristo.
Conhecer a história repleta de conquistas e figuras vitoriosas é fundamental para entendermos que a história da África vai muito além do trágico período da dominação portuguesa. É importante reconhecer essas narrativas para desmistificar a ideia de que os afrodescendentes são apenas descendentes de escravos; na realidade, eles são herdeiros de pessoas que foram escravizadas por cruéis seres humanos. Essas histórias precisam ser divulgadas para promover uma verdadeira representatividade.
“Essa é a história da representatividade. A gente precisa se ver nos lugares pra saber que a gente pode estar onde quiser estar.”