A equipe do Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade de História sobre as Grandes Navegações direcionada aos estudantes do 4º e 5º ano. As grandes navegações foram um marco na história da humanidade, iniciadas no século XV com o objetivo de expandir os territórios dos países europeus, buscar rotas comerciais mais vantajosas e evangelizar povos considerados pagãos. Confira, baixe gratuitamente e aplique com seus alunos!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
Referem-se ao período histórico em que os europeus exploraram o Oceano Atlântico, entre os séculos XV e XVI. Essas expedições tinham como objetivos principais a busca por riquezas (especiarias e metais preciosos), a conquista de novas colônias e a expansão do Cristianismo. Esse processo foi iniciado pelos portugueses e, posteriormente, adotado pelos espanhóis e outros países europeus.
A chegada de Colombo às Américas
Em 1492, o navegador Cristóvão Colombo e sua tripulação, a serviço da Espanha, partiram em busca de uma nova rota para as Índias, navegando pelo Oceano Atlântico em direção ao oeste. Ao chegarem, desembarcaram em uma ilha que hoje pertence à América Central e chamaram os povos locais de Guarani, acreditando haverem chegado às Índias.
A chegada de Cabral ao Brasil
Nomeado pela coroa portuguesa para comandar uma expedição à Índia, Pedro Álvares Cabral recebeu ordens para tomar posse, em nome de Portugal, das terras que encontrasse pelo caminho. Durante a viagem, em vez de seguir a rota para a Índia, desviou o curso, suspeitando que existissem outras terras ao sul do continente alcançado por Colombo. Assim, em 22 de abril de 1500, a frota chegou ao que hoje conhecemos como Brasil, aportando na atual cidade de Santa Cruz, na Bahia. Ao encontrar os nativos, os portugueses ofereceram chapéus, colares e crucifixos, recebendo em troca cocares, arcos e flechas.
Refletindo
As Grandes Navegações resultaram no “descobrimento” de diversos novos locais pelos portugueses, como as ilhas Açores e Madeira. Esse processo culminou na chegada dos europeus ao continente americano em 1492. Em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil, dando início à colonização da América Portuguesa.