Apresentamos uma excelente atividade de educação física para imprimir sobre a Capoeira para os estudantes do 6º e 7º ano. A Capoeira é uma arte marcial brasileira que combina elementos de dança, acrobacia e música. Foi desenvolvida por africanos escravizados no Brasil como uma forma de expressão cultural e autodefesa. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula este material preparado pela equipe Tudo Sala de Aula!
Habilidades BNCC:
(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil, conhecendo os aspectos históricos, culturais e sociais das lutas, levando em consideração as culturas afro-brasileiras e indígenas.
(EF67EF12) Planejar, utilizar e experimentar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças criativas, possibilitando a expressão livre dos movimentos e a (re)criação coreográfica.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
CAPOEIRA E SUA HISTÓRIA
Você sabia que a capoeira é uma arte marcial brasileira? Ela foi criada pela população escravizada no período colonial e sua prática requer flexibilidade, força, expressão corporal e musicalidade.
Durante a escravidão, a luta foi disfarçada como dança, usando elementos da cultura africana, como o berimbau, atabaque e pandeiro, que ditavam o ritmo do jogo. Após a abolição da escravidão no Brasil, surgiram diversos grupos de capoeira. No Rio de Janeiro, esses grupos, chamados maltas, muitas vezes serviam a políticos de forma negativa. Por isso, a prática da capoeira foi criminalizada por anos, com punições severas, incluindo reclusão na ilha de Fernando de Noronha, especialmente para os líderes.
Os Mestres que Transformaram a Capoeira
Na cidade de Salvador (BA), destacaram-se dois grandes nomes da capoeira: Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) e Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha). Mestre Bimba criou a Capoeira Regional, que incorporava musicalidade, um método de aprendizado, uniformização e um sistema de graduação, apresentando uma abordagem mais objetiva e esportiva.
Por outro lado, Mestre Pastinha desenvolveu a Capoeira Angola, em homenagem a seu mestre, que se destacava pelo uso da mandinga, uma expressão corporal que surpreendia o adversário. Essa vertente também incluía uniformes padronizados e elementos musicais, trazendo a expressão da rua e a religiosidade ao jogo. O método de Mestre Bimba teve um impacto significativo na descriminalização da capoeira no Brasil.
Musicalidade
A composição dos instrumentos da capoeira é chamada bateria, composta por três berimbaus (gunga, médio e viola), um atabaque e dois pandeiros. Alguns mestres adicionam outros instrumentos, como reco-reco e agogô. As músicas cantadas nas rodas fazem referências à escravidão, a figuras negras importantes, a mestres de capoeira e a diversos outros temas.
Toques e Golpes da Capoeira
Os principais toques de berimbau incluem São Bento grande de Angola, São Bento pequeno, São Bento grande de Bimba, Iúna, Cavalaria e Amazonas. Entre os principais golpes da capoeira estão a ginga, aú, martelo, meia-lua de compasso, meia-lua de frente, martelo voador, rasteira, armada, bandas de frente e de costas, entre outros. Vale frisar que os nomes dos golpes podem variar conforme o grupo de capoeira ou organização.
Redação Tudo Sala de Aula