Apresentamos uma excelente atividade de ensino religioso sobre os Símbolos Religiosos para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Os símbolos religiosos desempenham um papel fundamental nas práticas e crenças de diversas religiões ao redor do mundo. Estes símbolos são carregados de significados profundos e possuem o poder de conectar os fiéis com o Ser Transcendente. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Habilidades BNCC:
(EF06ER06) Reconhecer o significado e a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças e tradições.
(EF08ER02) Analisar filosofias de vida, festas, rituais, manifestações e organizações religiosas destacando seus princípios éticos e sua importância na sociedade.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
SÍMBOLOS RELIGIOSOS
Você já percebeu que em diferentes religiões existem símbolos que são considerados sagrados pelos fiéis? Esses símbolos são desenhos ou objetos presentes em diversas tradições e crenças. Cada religião possui seus próprios símbolos, que transmitem histórias e ensinamentos importantes, além de expressar o sentimento de fé e devoção.
Símbolos do Cristianismo
A cruz é o principal símbolo do Cristianismo, representando a crucificação de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, Jesus entregou sua vida na cruz em nome do amor ao próximo. Na Igreja Católica, é comum encontrar a cruz acompanhada da imagem de Jesus, conhecida como crucifixo.
Outro símbolo sagrado é o terço, que representa a fé católica e é utilizado para invocar a proteção da Santíssima Trindade. Além disso, o terço também serve como devoção a Maria, mãe de Jesus, frequentemente chamada de Nossa Senhora.
Símbolo do Islamismo
Considerado o símbolo mais popular do Islã, a lua crescente com estrela caracteriza a dignidade, soberania e a renovação da vida e natureza. Serve também como referência ao calendário lunar, que antes era intensamente utilizado pelos povos árabes. A estrela que fica junto da lua representa os cinco pilares da doutrina: fé, oração, doação, jejum e peregrinação.
Símbolos do Budismo
O budismo é repleto de símbolos profundos que refletem seus ensinamentos e princípios. Um dos mais reconhecidos é a Roda do Dharma, que representa o ciclo de ensinamentos do Buda.
Outro símbolo importante é o Lótus, que simboliza a pureza espiritual capaz de florescer mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.
Símbolo do Judaísmo
A Estrela de Davi, também conhecida como Escudo de Davi, representa a união entre o céu e a terra, sendo um emblema de sabedoria e proteção.
Outro símbolo sagrado é o Menorá, um candelabro de sete braços. Segundo a tradição judaica, o primeiro Menorá foi construído na época de Moisés, feito de ouro e iluminava a Arca da Aliança, que ficava no Santo dos Santos, uma sala no Tabernáculo do antigo Templo de Jerusalém. O número sete representa os sete dias da criação.
A importância de respeitar os símbolos religiosos
Os símbolos têm um papel essencial na reflexão dos valores morais da sociedade, promovendo um senso de união entre os praticantes religiosos ou servindo como um meio de aproximar o fiel de seu deus ou deuses. Assim, os símbolos possibilitam uma conexão mais profunda com o Ser Transcendente, conferindo significado à vida e à prática religiosa.
Amei a atividade, muito bem elaborada! Vocês são 10!
ResponderExcluirFicamos muito felizes que você tenha gostado! Agradecemos pelo reconhecimento. Conte sempre conosco!
Excluir