Apresentamos a seguir uma excelente atividade de Arte sobre o Natal para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. O Natal é uma das celebrações mais importantes do Cristianismo, comemorada no dia 25 de dezembro. A data marca o nascimento de Jesus Cristo, considerado pelos cristãos como o Filho de Deus e o Salvador da humanidade. Conheça, baixe e aplique em sala de aula este material preparado por nossa equipe que trabalha aspectos artísticos associados à cultura natalina.
Habilidades da BNCC:
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
O NATAL
O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. Portanto, a palavra "natal" significa "do nascimento"
História do Natal
Segundo a narrativa bíblica, Jesus Cristo nasceu em Belém, na Palestina, como filho de José e Maria. José, que era judeu, precisou ir a Belém para participar de um censo ordenado pelo Império Romano. Assim, José e Maria partiram de Nazaré e percorreram 140 km até Belém, seguindo as margens do Rio Jordão. Maria fez essa jornada montada em uma mula para economizar energia para o momento do parto.
Ao chegarem à cidade, não encontraram vaga na hospedaria, que estava cheia. O casal, então, foi acomodado em um estábulo. Naquela noite, Maria deu à luz a Jesus e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após o nascimento, Maria e José receberam a visita dos três Reis Magos. Conforme relatos bíblicos, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e trouxeram presentes à família: ouro, mirra e incenso.
Os símbolos do Natal
Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. É por isso que nessa altura do ano os encontramos espalhados por todos os cantos
Estrela de Belém: Simboliza Cristo como o Salvador e guia da humanidade, orientando os Reis Magos até o local do nascimento de Jesus em Belém.
Sinos de Natal: Representam o anúncio do nascimento de Jesus e são usados para reunir as pessoas para comemorações, sendo lembrados nas músicas natalinas.
Velas de Natal: Simbolizam a fé e a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, representando a esperança e dissipando as trevas.
Presépio: Representa o cenário do nascimento de Jesus, incluindo figuras como Maria, José, os Reis Magos e a Estrela de Belém, simbolizando a humildade do evento.
Anjo: Mensageiro que anunciou a Maria o nascimento de Jesus, os anjos simbolizam a alegria e a presença divina durante o Natal.
Bolas de Natal: Simbolizam os frutos e a abundância; originadas de frutas que decoravam as árvores, as bolas de vidro passaram a ser um elemento decorativo.
Árvore de Natal: Tradicionalmente um pinheiro, simboliza vida e esperança; enfeitada com luzes e estrelas, representa a Estrela de Belém.