A equipe do Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade de ciências sobre a notícia do desenvolvimento da vacina contra a AIDS para os estudantes do 6°, 7º, 8º e 9º ano. Aproveitamos este tema para falarmos sobre a tramissão do HIV e sobre a função das vacinas no organismo humano. Conheça, baixe e aplique em sala de aula com seus alunos!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Aids
Habilidade da BNCC: (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Cientistas se unem em ação global para desenvolver vacina contra a AIDS
Pesquisadores em todo o mundo avançam no desenvolvimento de uma vacina contra o HIV, utilizando uma combinação de tecnologias imunológicas inovadoras, além de criar novos métodos para identificar cepas do vírus causador da Aids. O HIV continua sendo um grande problema de saúde pública no mundo. O patógeno já causou mais de 40 milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e mantém a transmissão contínua, sendo que algumas nações relatam tendência de crescimento no número de infecções.
Um recente estudo, publicado na revista Nature Immunology, mostrou que cientistas do Consórcio Scripps para o Desenvolvimento de Vacinas contra o HIV/Aids conseguiram estimular o sistema imunológico de animais para produzir células B precursoras capazes de gerar anticorpos amplamente neutralizantes do HIV (bNAbs). Entre as estruturas de defesa geradas, estava o 10E8, capaz de atacar diferentes variantes do vírus.
Pelos pesquisadores, o desafio principal para criar uma vacina contra o HIV é projetar imunógenos — substâncias que conseguem provocar uma resposta imunológica no organismo — que estimulem especificamente essas células B precursoras, dado que partes consideradas chaves do vírus, como a região gp41, são de difícil acesso. Para enfrentar isso, a equipe desenvolveu imunógenos em nanopartículas que imitam essa região do HIV.
Macacos e camundongos
Testes em macacos e camundongos demonstraram que esses imunógenos foram eficazes de provocar respostas das células B precursoras, indicando um potencial para futura aplicação em humanos. Para os autores, os resultados são um passo promissor na criação de uma vacina contra o HIV, utilizando uma estratégia de direcionamento da linha germinativa para preparar o sistema imunológico para produzir múltiplas classes de bNAbs, incluindo o VRC01.
A infectologista Keilla Mara de Freitas, de São Paulo, detalha que os anticorpos amplamente neutralizantes (bNAbs) são anticorpos diferentes, capazes de anular diferentes cepas do vírus HIV. “Isso para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus HIV é de fundamental importância.”
A especialista reforça que a maioria das vacinas age expondo o sistema imunológico a uma forma enfraquecida ou inativada de um vírus. “O problema em relação ao desenvolvimento de uma vacina contra o HIV é que se replica muito rápido, sofre mutações de maneira acelerada e resulta em diferentes cepas virais em um mesmo ser humano infectado. Como as vacinas geram anticorpos específicos para o tipo de vírus usado na sua elaboração, ao se tratar de um vírus, há diferentes versões e, ele consegue ‘escapar’ das vacinas comuns.”
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/07/6896521-cientistas-se-unem-em-acao-global-para-desenvolver-vacina-contra-a-aids.html
Atividades
1. O HIV é classificado como
a) fungo.
b) bactéria.
c) vírus.
d) protozoário.
2. Qual doença é causada pelo HIV? O que ela causa?
3. Substâncias capazes de gerar uma resposta imunológica no corpo são chamadas de
a) imunologia.
b) imunobiológico.
c) imunológico.
d) imunógenos.
4. Por que são realizados testes em macacos e camundongos antes de realizarem em humanos?
5. Marque a alternativa que completa a afirmação a seguir.
Células B, ou linfócitos, _________________
a) são responsáveis pela produção de anticorpos.
b) são responsáveis pela comunicação entre neurônios.
c) destroem vírus e bactérias diretamente.
d) produzem insulina.
6. Os linfócitos mencionados na questão anterior fazem parte de qual sistema do corpo humano?
7. Indique um órgão deste sistema.
8. Marque a alternativa que completa a afirmação a seguir.
As vacinas são ________________________
a) substâncias que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos.
b) medicamentos que curam infecções bacterianas.
c) hormônios que regulam o crescimento das células.
d) suplementos nutricionais que fortalecem o corpo.
9. Explique como a maioria das vacinas funcionam.
10. Qual a dificuldade em produzir uma vacina para o HIV?
11. Marque um x em todas as formas de contrair o HIV.
( ) Amamentação.
( ) Transfusão de sangue.
( ) Abraço.
( ) Beijo.
( ) Relação sexual.
( ) Assento de ônibus.
( ) Compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados.
12. Cite 5 formas de se prevenir da exposição ao HIV.
1. _______________________________________
2. _______________________________________
3. _______________________________________
4. _______________________________________
5. _______________________________________
+ Conteúdos de Ciências para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.