Atividade de Interpretação - Consciência Negra terá feriado Nacional - Anos Finais

Atividade de Interpretação - Consciência Negra terá feriado Nacional - Anos Finais

Com a aprovação do Projeto de Lei que torna o Dia da Consciência Negra um feriado nacional, os educadores ganham mais um motivo para abordar essa data de forma reflexiva em sala de aula. Para apoiar o trabalho pedagógico, desenvolvemos uma atividade de Língua Portuguesa voltada para interpretação e compreensão de texto do gênero notícia, destacando esse importante marco. A atividade é direcionada aos estudantes do 7º, 8º e 9º ano. Conheça, baixe gratuitamente e aplique com seus alunos.

Habilidade da BNCC:

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
 

Leia o texto e responda às questões.

CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ FERIADO NACIONAL PELA 1ª VEZ NESTE ANO; SAIBA O QUE MUDA

Lei foi sancionada pelo presidente em 2023; até então, data era considerada feriado somente em alguns estados


Beatriz Alvesda, CNN, São Paulo

06/11/2024 

    Neste ano, pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra — celebrado anualmente em 20 de novembro — será feriado nacional.
    A lei 14.759/23, que declara a data feriado em todo o Brasil, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula em dezembro de 2023. Oriunda de um projeto do Senado, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues em 2017, o texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no mesmo ano.
    A data relembra a luta dos escravos e a morte de Zumbi, que comandou o Quilombo dos Palmares, e foi morto em 20 de novembro de 1695.
    Desde 2003, as escolas são obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira na grade curricular. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra.
    Até 2023, a data era feriado apenas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, e em de cerca de 1.200 cidades através leis municipais, o que representava 29% do território brasileiro. No Distrito Federal, o dia era considerado ponto facultativo para algumas áreas da administração pública.
    A partir de 2024, no dia da Consciência Negra, escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecham ou operam em horário parcial. Apenas os serviços essenciais funcionam 24 horas.
    Zumbi dos Palmares é considerado um dos grandes líderes da resistência negra da era colonial do Brasil. Ele é reconhecido como criador do Quilombo dos Palmares — que chegou a reunir 20 mil pessoas, sendo a maioria escravos fugidos de engenhos da Bahia e de Pernambuco.
    Em 1694, depois de cerca de um século de existência, o quilombo foi destruído.     Em 20 de novembro do ano seguinte, Zumbi foi assassinado em um território que hoje pertence a Alagoas.
    O Dia da Consciência Negra começou a ser pensado em 1971, quando o Grupo Palmares promoveu um ato em Porto Alegre para valorizar à resistência negra. A partir daí, começaram a surgir manifestações em todo o país dando apoio à iniciativa e relembrando figuras negras históricas. A proposta ganhou fôlego em 1978, quando foi assumida pelo Movimento Negro Unificado (MNU). A partir de então, a data se tornou um marco da luta e combate ao racismo.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/consciencia-negra-sera-feriado-nacional-pela-1a-vez-neste-ano-saiba-o-que-muda/  Acesso por TSA em: 11/11/2024

ATIVIDADES 


1. O gênero notícia é um tipo de texto jornalístico que informa o leitor sobre acontecimentos recentes e relevantes, de maneira objetiva e concisa. Suas características principais incluem linguagem clara, direta e imparcial. Com base nesses dados, escreva as respostas solicitadas abaixo.

a) Assunto principal.
_______________________________

b) Um trecho com assunto secundário.
________________________________

c) Pessoa responsável pela publicação.
________________________________

d) Órgão onde a notícia foi veiculada.
________________________________

2. Qual é a principal mudança que ocorreu com a nova lei 14.759/23 sancionada pelo presidente em 2023?
________________________________




3. No trecho: “A partir de 2024, no dia da Consciência Negra, escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecham ou operam em horário parcial.”, o termo “parcial” significa
a) temporário.
b) total.
c) limitado.
d) excepcional

4. Identifique a que / quem as expressões destacadas estão se referindo.

a) “... que declara a data feriado em todo o Brasil...”
________________________________

b) “Ele é reconhecido como criador do Quilombo...”
________________________________

c) “... aprovado pelo Congresso Nacional no mesmo ano.
_________________________________

d) “... que chegou a reunir 20 mil pessoas...”
_________________________________

e) Neste ano, pela primeira vez, o Dia Nacional...”
_______________________________________

5. Em: “A partir daí, começaram a surgir manifestações em todo o país...”, a expressão grifada estabelece ideia de
a) lugar.
b) conclusão.
c) tempo.
d) modo.




6. Releia e responda.

“Em 1694, depois de cerca de um século de existência, o quilombo foi destruído.”

Nesse fragmento, as vírgulas têm a função de isolar uma expressão explicativa do restante da frase. Esse uso facilita a leitura e organiza a estrutura da oração. Assim sendo, esse trecho que fica entre vírgulas representa um contexto:
a) temporal.
b) comparativo.
c) condicional.
d) conclusivo.

7. Qual era a importância do Quilombo dos Palmares liderado por Zumbi?
________________________________

8. Leia o cartaz abaixo e responda.

 
Fonte: Sindicato dos bancários

A notícia sobre o Dia da Consciência Negra e o cartaz acima tratam do mesmo tema. Desse modo, observando os aspectos linguísticos apresentados, esses dois textos são:
a) divergentes.
b) contraditórios.
c) complementares.
d) repetitivos.




9. A notícia menciona que, antes de 2024, a Consciência Negra era feriado apenas em alguns estados e municípios. Qual foi a razão para que essa data se tornasse feriado nacional?
a) O aumento das manifestações culturais afro-brasileiras.
b) A sanção da lei 14.759/23, que tornou o dia feriado em todo o Brasil.
c) A mudança na política educacional relacionada à história negra.
d) A decisão do Movimento Negro Unificado em promover o feriado nacional.

10. O que o texto nos diz sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas?
_________________________________

11. Com base no conteúdo da notícia, que ações você considera importantes para promover o respeito e a valorização das pessoas negras na sociedade?
__________________________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!








Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!




Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊


GABARITO
1. a) O texto trata da sanção da Lei 14.759/23, que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado nacional pela primeira vez em 2024. b) Sugestão de resposta: "Zumbi dos Palmares é considerado um dos grandes líderes da resistência negra da era colonial do Brasil. Ele é reconhecido como criador do Quilombo dos Palmares...". c) Beatriz Alvesda. d) CNN / 2. A principal mudança foi a declaração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, que antes era feriado apenas em alguns estados e municípios. / 3C / 4. a) Lei 14.759/23. b) Zumbi dos Palmares. c) 2023 d) O Quilombo dos Palmares. e) 2024 / 5C / 6A / 7. O Quilombo dos Palmares foi um símbolo da resistência negra à escravidão, reunindo milhares de escravizados fugidos e se tornando um importante reduto de liberdade e autonomia. Zumbi, como líder, é reconhecido pela sua luta contra a opressão e sua defesa da liberdade para os negros. / 8C / 9B / 10. Que desde 2003, as escolas são obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, como forma de promover o conhecimento sobre a contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira. / 11. Resposta pessoal.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem