✅ Olá, professores! Mais um material incrível feito pela equipe Tudo Sala de Aula para trabalhar no mês de novembro nas aulas de ciências: apresentamos uma excelente atividade sobre o Novembro Azul, direcionada aos estudantes do 6º, 7°, 8º e 9º ano. O Novembro Azul é uma campanha de conscientização que ocorre anualmente com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Conheça, baixe e aplique com seus alunos. Certamente este material vai contribuir para a conscientização dos pais e demais familiares dos estudantes.
🎯 Habilidades BNCC alcançadas:
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
NOVEMBRO AZUL
A campanha mundial Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália. Ela é dedicada a promover a conscientização sobre o câncer de próstata, disseminando informações e ampliando o acesso a serviços de diagnóstico e tratamento da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza serviços de atendimento dedicados a este fim.
A próstata e o câncer.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Localiza-se à frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra, canal por onde passa a urina. Esta glândula produz um líquido que faz parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.
Quando as células dessa região se multiplicam de forma descontrolada, formam tumores, que podem ser benignos ou malignos. Esse crescimento desordenado das células em um tecido é denominado neoplasia. No caso dos tumores malignos, ou câncer, essas células cancerígenas podem migrar para outras partes do corpo, caracterizando um fenômeno classificado como metástase.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil. Em muitos casos, ele pode passar despercebido, pois não apresenta sintomas ao longo dos anos e não ameaça a saúde. Nesses casos, o crescimento do tumor costuma ser lento.
A probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer cresce com o avanço da idade. Homens com histórico familiar de pai ou irmãos que tiveram câncer antes dos 60 anos, assim como aqueles com sobrepeso ou obesidade, também têm maior risco de desenvolver a doença. Homens negros apresentam maior chance de desenvolver esse tipo de câncer, devido a fatores genéticos e sociais.
Alguns sintomas servem como sinais de alerta, tais como demora pra iniciar e/ou finalizar a urinação, dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e dor óssea.
Diagnóstico e tratamento
Em homens fora dos fatores de risco, o rastreamento deve começar aos 50 anos. Em homens negros a recomendação é que inicie a partir dos 40.
O diagnóstico é feito por um médico especialista, o urologista. Um dos exames que identificam alterações na próstata é o exame do toque retal. Por meio dele é possível avaliar o tamanho, forma e textura da próstata. O exame não causa dor, é rápido e não traz prejuízos à saúde.
Outra maneira de identificar alterações na próstata é através do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que mede a quantidade dessa proteína no sangue. Embora não seja específico para o câncer de próstata, níveis elevados de PSA podem indicar essa condição ou outras doenças na próstata.
Após a suspeita, a confirmação é feita através da retirada de fragmentos muito pequenos de tecido prostático, uma pequena cirurgia chamada biópsia.
Em caso de confirmação, o tratamento pode incluir radioterapia, cirurgia ou quimioterapia. A radioterapia utiliza radiações ionizantes, como raios X, para destruir as células cancerígenas. A cirurgia remove a estrutura afetada pelo câncer. Já a quimioterapia emprega medicamentos que se misturam ao sangue e se espalham pelo corpo, destruindo as células cancerígenas. Em alguns casos, os tratamentos são combinados para aumentar a eficácia.
Prevenção
A adoção de práticas saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, o monitoramento do peso corporal e a exclusão de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas, diminui o risco de desenvolver o câncer e outras doenças.
Reflexão
É fundamental que familiares e amigos colaborem na redução do estigma e do preconceito em relação aos exames, especialmente o exame de toque retal. Incentivar pais e parentes do sexo masculino a realizarem esses exames é uma ação importante e pode salvar vidas.