O Dia Mundial de Combate à AIDS, comemorado anualmente no dia 1º de dezembro, é uma data importante para aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS, reduzir o estigma relacionado à doença e promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Pensando nisso, a equipe do Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade sobre o Dia Mundial de Combate à Aids para os estudantes do 6°, 7º, 8º e 9º ano. Conheça, baixe e aplique em sala de aula com seus alunos!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Dia Mundial de Combate à AIDS
Habilidade da BNCC: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Dia Mundial de Combate à AIDS
Em 1988, cinco anos após a descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiram o dia 1º de dezembro como Dia Mundial de Combate à Aids. O objetivo da comemoração é promover o combate ao preconceito e à desinformação relacionados à doença.
Em 2024, o tema da campanha, definido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), foi “Sigamos o caminho dos direitos”, destacando a importância de assegurar o acesso a consultas, medicamentos, exames e um atendimento humanizado no sistema público de saúde, bem como a necessidade contínua de combater o preconceito.
Em 2023, o levantamento do UNAIDS revelou que mais de 39 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, considerando que cerca de 1,3 milhão de pessoas foram contaminadas no ano. No Brasil, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do UNAIDS.
Símbolo da campanha
Em 1991, um grupo de artistas quis homenagear seus amigos falecidos em decorrência da Aids. A Visual Aids, de Nova Iorque, criou o laço vermelho, que simboliza sua ligação ao sangue e à paixão, inspirado no laço que honrava os soldados mortos na Guerra do Golfo. O laço vermelho foi usado pela primeira vez, em 1991, na cerimônia de entrega do Tony Awards pelo ator Jeremy Irons, vencedor do Oscar de Melhor Ator no mesmo ano.
Sobre a doença
A Aids é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV, que infecta apenas seres humanos. Na primeira fase, o paciente é assintomático, enquanto o vírus passa por mutações no organismo. Já na segunda fase, a doença se manifesta com sintomas como febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. Após essa etapa, na terceira fase, o organismo enfraquece e então o paciente se torna suscetível a doenças oportunistas, que agravam o caso.
O diagnóstico é feito por exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o vírus, realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para tratar a Aids, também pelo SUS, são usados os medicamentos antirretrovirais (ARV), que ajudam a evitar o enfraquecimento do organismo, aumentando a qualidade de vida dos pacientes. De forma gratuita, disponibilizam-se profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP).
Disponível em https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Dezembro/dia-mundial-de-combate-a-aids-reforca-combate-a-doenca-e-ao-preconceito (Adaptado).
Atividades
1. O vírus da imunodeficiência humana ataca os linfócitos T em qual sistema?
a) Neural.
b) Ósseo.
c) Reprodutor.
d) Imunológico.
2. Qual o objetivo da campanha do Dia Mundial de Combate à AIDS?
3. O HIV pode ser transmitido por meio do contato sexual direto. No entanto, o contato entre pênis e vagina não é a única forma de contágio. Abaixo, marque com um “X” as mucosas que também podem ser infectadas por contato sexual e que exigem o uso de proteção.
4. Marque com X a medida necessária após exposição à situação de risco para o HIV.
5. Diferencie a PrEP da PEP.
6. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e medidas preventivas contra o HIV. Das alternativas abaixo, qual representa uma das medidas disponibilizadas para todos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)?
a) Vacinação contra o HIV.
b) Distribuição gratuita de preservativos.
c) Fornecimento de analgésicos para tratamento do papilomavírus humano (HPV).
d) Disponibilização de pílulas anticoncepcionais.
7. A dúvida abaixo foi postada no portal Doctoralia. Responda-a, no espaço adequado, justificando sua resposta.
“Meu cachorrinho mordeu um homem soropositivo. Gostaria de saber se ele pode ter contaminado? E se oferece algum risco de contaminação para mim?”
8. Veja a situação hipotética abaixo e classifique-a conforme a fase da infecção: 1ª, 2ª ou 3ª fase.
9. Marque as atitudes que configuram condutas discriminatórias em relação a pessoas vivendo com HIV.
( ) Recusar ou impedir a permanência de estudante em estabelecimentos de ensino.
( ) Negar, exonerar ou demitir de emprego.
( ) Segregar em ambiente de trabalho ou escolar.
( ) Divulgar a condição da pessoa com HIV ou aids com intuito de ofendê-la.
( ) Disponibilizar atendimento médico gratuito e humanizado.
( ) Recusar ou retardar atendimento de saúde.
10. A transmissão do HIV pode ocorrer de forma vertical ou horizontal. A transmissão vertical acontece da mãe para o filho, enquanto a horizontal ocorre entre pessoas sem vínculo parental. Abaixo, atribua 1 para transmissão vertical, 2 para horizontal e 0 para sem risco de transmissão.
11. O único método contraceptivo que oferece proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é
a) camisinha feminina e masculina.
b) diafragma.
c) dispositivo intrauterino.
d) pílula do dia seguinte.
12. Pinte o laço com a cor que representa a campanha e, em seguida, explique o significado do símbolo.
+ Conteúdos Interdisciplinares para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.