✅ Olá, professor(a)! Confira aqui mais um material incrível para transformar sua sala de aula!
📑A Consciência Negra é um conceito que envolve o reconhecimento e valorização da cultura e história do povo negro, além de ser um momento para refletir sobre as lutas e as conquistas da população afrodescendente. Pensando nisso, preparamos três excelentes atividades de Língua Portuguesa com Textos para Interpretação e Compreensão sobre a Consciência Negra em conformidade com a BNCC direcionadas aos estudantes do 4º e 5º ano. Conheça, baixe gratuitamente e aplique com seus alunos.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
1. Atividade com texto Informativo sobre a Cosnciência Negra
CONSCIÊNCIA NEGRA
A consciência negra se refere ao reconhecimento dos problemas relacionados ao racismo e as origens históricas dos afrodescendentes. Representa a luta e a resistência, destacando o valor e o direito do negro de ocupar seu espaço na sociedade.
Celebrado em 20 de novembro, a consciência negra é marcada na história como o dia a morte de Zumbi dos Palmares, liderança quilombola, reconhecido por sua resistência à escravidão e por ser perseguido pelas autoridades portuguesas.
O Dia da Consciência Negra é importante para valorizar a história do povo negro e sua luta pela liberdade no Brasil, além de destacar problemas estruturais, como o racismo, presentes na sociedade.
https://mundoeducacao.uol.com.br/ (Adaptado)
2. Atividade sobre o poema o Pequeno Príncipe Preto
O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO
O pequeno príncipe chegou
Montado em seu cavalo preto.
Preta também era sua cor,
Cor de menino perfeito.
Mas é claro que alguém estranhou,
Pois nas histórias que ouvimos
Os príncipes tem outra cor,
Não a cor deste menino.
Ao que o príncipe respondeu:
Do lugar de onde venho
Os príncipes são todos pretos,
Os reis, as rainhas, todo o reino.
E aqui, pelo que vejo.
Tem tanta gente pretinha!
Vou procurar uma princesa
E fazer dela rainha....
Para que um dia as histórias
Possam ter cor diferente.
Uma cor que também é bela
Uma cor que traduza a gente!
Marcelo Serralva
3. Atividade sobre o texto Menina Bonita do Laço de Fita
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Era uma vez uma menina linda, linda, com olhos parecidos com azeitonas pretas, cabelos negros e enrolados, e pele escura e lustrosa. Sua mãe fazia trancinhas no cabelo dela, deixando-a parecida com uma princesa africana.
Ao lado da casa dela, morava um coelho branco que achava a menina encantadora e sonhava em ter uma filha pretinha e linda como ela. Curioso, foi até a menina e perguntou qual era o segredo para ela ser tão pretinha. A menina, sem saber a resposta, inventou diversas histórias, mas nenhuma delas funcionou.
Depois disso, o coelho ficou sabendo pela mãe da menina que ela se parecia com a avó preta que tinha, e foi isso que o coelho percebeu ser a verdadeira razão. Então, ele decidiu se casar com uma coelha preta e, juntos, tiveram muitos filhotes de diferentes cores, inclusive uma coelhinha bem pretinha.
E assim, o coelho aprendeu que a cor de sua filha pretinha vinha de sua própria herança familiar.
Ana Maria Machado