Ao explorar as camadas da Terra, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre geologia e geodinâmica terrestre. Pensando nisso, elaboramos uma excelente atividade de Ciências sobre as Estruturas Internas da Terra, cuidadosamente alinhada à BNCC, voltada para alunos do 6º e 7º ano. Conheça, baixe e aplique com seus alunos!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Estrutura Interna da Terra
A Terra é um planeta em formato geoide composto por três camadas principais: crosta, manto e núcleo. Cada uma dessas camadas possui características distintas, o que faz da Terra uma estrutura heterogênea.
Crosta
A camada mais externa da Terra é a crosta, porção onde estão localizadas as paisagens e os seres vivos. A crosta pode ser dividida em crosta continental e crosta oceânica. Essa subdivisão ocorre devido às diferenças de espessura e composição. A crosta continental possui entre 30 e 70 km de espessura e é composta predominantemente por sílica e alumínio. Já a crosta oceânica é menos espessa, com profundidade entre 4 e 7 km, e composta principalmente por rochas basálticas e diabásio.
Manto
Abaixo da crosta, encontra-se o manto, possui cerca de 2.950 quilômetros de profundidade. É dividido em manto superior e inferior. Composto por magma, rocha em estado pastoso, e apresenta temperaturas de aproximadamente 2.000 ºC. Por ter temperaturas muito elevadas, libera calor e energia para a superfície, sendo responsável por fenômenos como vulcanismo, abalos sísmicos ou terremotos e enrugamento contínuo da crosta terrestre.
Núcleo
O núcleo da Terra é dividido em duas porções: o núcleo externo, com cerca de 2.150 km de espessura, e o núcleo interno, com aproximadamente 1.215 km. O centro da Terra apresenta temperaturas semelhantes às do Sol, atingindo cerca de 5.000 ºC (alguns autores consideram valores ainda maiores).
Transição das camadas
Para determinar a passagem de uma camada para outra, um dos fatores analisados é o aumento brusco da velocidade das ondas sísmicas. As principais descontinuidades são: a descontinuidade de Mohorovicic, que separa a crosta terrestre do manto, e a descontinuidade de Gutenberg, que separa o manto do núcleo.
Estudos sobre a estrutura interna da Terra
Os estudos sobre a estrutura interna da Terra baseiam-se em observações da crosta, cuja perfuração máxima alcançou 12 km de profundidade. Fenômenos como o vulcanismo fornecem algumas respostas e informações sobre a dinâmica das camadas mais profundas.
Larissa Fonteles | Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Leia a tirinha para responder à questão.
O formato da Terra é frequentemente representado como redondo de maneira didática, mas, com maior precisão, não é exatamente assim. Diante disso, qual formato o planeta Terra assume?
a) Plano.
b) Triangular.
c) Geoide.
d) Quadrado.
2. Analise a imagem abaixo e compare a estrutura da Terra com a maçã.
3. A Terra é considerada não homogênea porque
a) possui duas fases.
b) não apresenta diferenças em suas camadas.
c) é uniforme no manto e na crosta.
d) apresenta composição e propriedades distintas.
4. Marque com “X” apenas as porções que fazem parte da estrutura interna da Terra.
( ) Manto.
( ) Núcleo.
( ) Atmosfera.
( ) Crosta.
( ) Troposfera.
( ) Basalto.
5. Leia as sentenças e escreva sobre qual camada elas se referem.
I. A temperatura chega a aproximadamente 5.000 ºC.
II. É dividida em muitos fragmentos.
III. Porção mais profunda do planeta.
IV. Apresenta rochas em estado sólido e seres vivos.
V. Responsável pelos fenômenos como vulcanismo e abalos sísmicos.
6. Observe a imagem com atenção.
Quais descontinuidades estão sendo representadas pelas letras A e B e o que elas significam?
7. A diferença entre magma e lava está em sua localização. Observe a imagem abaixo e identifique onde cada um.
8. Leia o trecho abaixo e, em seguida, encontre as palavras destacadas no caça-palavras.
“Quase metade (47%) deste envoltório da Terra é composta de oxigênio. A crosta é formada basicamente de óxidos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, potássio e sódio.”
Disponível em https://www.sgb.gov.br/estrutura-interna-da-terra.
9. Organize as camadas da Terra, da porção com a maior temperatura para a com a menor temperatura.
10. As altas temperaturas do manto influenciam fenômenos que ocorrem na crosta. Marque um X nas ilustrações que representam esses fenômenos e, em seguida, faça uma descrição.
11. Marque com um X a camada mais profunda que foi perfurada e escreva o nome dela.
+ Conteúdos de Ciências para os o 6º e 7º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Estrutura da Terra.
Objetivo da Aula: Compreender a divisão da estrutura interna da Terra e sua relação com fenômenos externos.
Habilidade da BNCC: (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.