🧑🏫📚 Olá, professor (a)! Apresentamos nesta publicação um excelente Jogo das Três Pistas de Ciências pronto para impressão. Tudo está bem detalhado para que você não fique com dúvidas durante a aplicação. O jogo pode ser aplicado nas turmas do 6º ao 9º e garante muita aprendizagem e diversão. Conheça, baixe e aplique!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
REGRAS DO JOGO
1- Formação dos Grupos
• O professor deve dividir a turma em dois grupos.
• Misture os alunos nos grupos para promover a interação entre eles.
• Realize um sorteio para decidir qual grupo começará a atividade.
2- Estrutura do Jogo
• O jogo conta com 36 perguntas, incluindo desafios, bonificações e penalidades.
• Recorte as fichas e as deixe em um local de fácil acesso apenas para você.
• Imprima o painel dos desafios em 2×2 ou 3×3 (poster).
• Imprima as respostas em formato de imagens.
• O gabarito está disponível.
3- Dinâmica do Jogo
• Cada aluno escolherá um número do painel.
• O professor lerá a primeira dica correspondente à escolha do aluno:
- – Se o aluno acertar na primeira dica, o grupo pontua 30 pontos.
- – Se o aluno acertar na segunda dica, o grupo pontua 20 pontos.
- – Se o aluno acertar na terceira dica, o grupo pontua 10 pontos.
• Caso o aluno não acerte a resposta, a pergunta será repassada ao grupo oponente.
• Após o aluno acertar o nome do ser vivo, o professor deve lhe entregar uma figura do animal (a resposta correta) para colar na posição onde estavam as três pistas.
• Sinalize com alguma marcação no painel dos desafios quando escolhido.
4- Informações adicionais
• Todos os materiais para a impressão estão disponíveis em PDF.
Painel de Desafios
Sugerimos realizar a impressão do material em “poster”, assim, todos os alunos podem visualizar melhor os números que estão disponíveis. Não se esqueça de sinalizar com um “x” quando for escolhido pela equipe.
Fichas dos desafios do jogo
As fichas são compostas de três pistas, todas se relacionam a nomes de seres vivos. Quanto menos pista o aluno precisar para responder corretamente, maior será a sua pontuação.
Cartões-Resposta Ilustrados
A seguir, apresentamos as respostas dos desafios propostos. Sempre que o aluno acertar, o professor deverá entregar a figura correspondente para que a equipe a cole no cartão do desafio. Essa abordagem visa ajudar os estudantes a consolidarem melhor o conteúdo aprendido.
Todos os materiais assim como o gabarito estão disponíveis para visualização ou impressão sem custos. Se gostou deste conteúdo, deixe um comentário. Será um prazer ler a sua mensagem.
📑 Baixe o painel de desafios
📑 Baixe as fichas de desafios e os cartões-resposta
Os Jogos das Três Pistas de Ciências são uma ótima maneira de tornar o aprendizado de conceitos científicos mais divertido e interativo. Com a possibilidade de imprimir as atividades, educadores, pais e alunos podem desfrutar desses jogos educativos em casa ou na escola, proporcionando uma experiência enriquecedora e estimulante. Com a combinação de diversão e aprendizado, os Jogos das Três Pistas de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos estudantes.
+ Conteúdos de Ciências para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.