A Mesopotâmia foi uma das primeiras grandes civilizações da história, conhecida por suas contribuições inovadoras, como a criação da escrita cuneiforme e a construção das primeiras cidades. Nesta atividade, os estudantes conhecerão um pouco sobre o papel desse povo antigo e sua relação com a atualidade. Conheça e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
MESOPOTÂMIA: TERRA ENTRE RIOS
A palavra Mesopotâmia significa terra entre rios. Essa antiga civilização estava localizada na região do atual Iraque, no Oriente Médio.
Juntamente com o Egito, a Mesopotâmia é uma civilização fluvial do chamado crescente fértil, ou seja, desenvolveu-se graças à presença de rios em seu território, sendo o Tigre e o Eufrates, os principais rios da região.
A sociedade mesopotâmica era organizada em castas, com rígida restrição à mobilidade social. O chefe de estado desempenhava múltiplos papéis, sendo responsável pelas decisões governamentais, atuando como líder religioso e exercendo a maior autoridade militar. Os babilônicos, em particular, se destacaram na ciência, realizando observações astronômicas que levaram à divisão do ano em 360 dias, da semana em 7 dias, do dia em 24 horas e da hora em 60 minutos.
Os rios forneciam a água necessária para a prática da agricultura e serviam como importantes vias de transporte. Durante as cheias, as águas eram represadas para garantir o abastecimento durante os períodos de seca.
A agricultura era a principal atividade na Mesopotâmia, e os camponeses formavam a maior parte da população. Os cidadãos praticavam a servidão, dedicando dias ao trabalho em obras públicas. A escravidão também existia, mas geralmente ocorria por dívida ou captura em guerras, não sendo uma situação permanente.
Os mesopotâmios eram politeístas, acreditando em vários deuses ligados à natureza. Criavam imagens desses deuses e construíam grandes templos em sua homenagem.
Por ser um território de solo fértil e de fácil acesso à água, a região da Mesopotâmia atraiu muitos povos que acabavam por guerrear entre si pelas terras. Por esse motivo não se pode dizer que os habitantes da mesopotâmia eram simplesmente os mesopotâmicos, foram vários os povos que dominaram esse território, com características próprias e muito diferentes entre si.
OS POVOS DA MESOPOTÂMIA
Os sumérios foram um dos primeiros povos a se estabelecer na região da Mesopotâmia. Foram responsáveis pela construção dos primeiros canais de irrigação e a invenção de vários equipamentos agrícolas, como a roda e o arado. Uma de suas principais contribuições foi a criação da escrita. Eles desenvolveram uma forma de escrita utilizando uma ferramenta chamada cunha para escrever símbolos em placas de barro que eram secas ao sol. Essa escrita ficou conhecida como escrita cuneiforme.
Os sumérios fundaram várias cidades-estados independentes, como Nipur, Eridu, Ur e Uruk, cada uma com seu próprio governo, leis e exército. Essas cidades frequentemente guerreavam entre si. Por volta de 2200 a.C., os acádios dominaram os sumérios, criando o Império Acádio. No entanto, disputas internas enfraqueceram o império, facilitando a invasão dos elamitas, que dominaram a região por cerca de cem anos. Os amoritas conquistaram a Mesopotâmia por volta de 1900 a.C., fundando a famosa cidade-estado da Babilônia. A Babilônia se destacou como um importante império, notável por seu conjunto de leis bem estruturado, o Código de Hamurábi. Hamurábi, que governou a Babilônia entre 1792 e 1750 a.C., transformou a cidade em um dos maiores centros comerciais do mundo antigo.
Uma das principais bases do Código de Hamurábi é a chamada Lei de Talião. Segundo essa lei, a punição do criminoso deve ser proporcional ao dano causado, resumindo na expressão “olho por olho e dente por dente”. Abaixo estão alguns exemplos desse código.
EXEMPLO 1: TÉRMINO DE UM CASAMENTO
137º – Se um homem quiser separar-se de uma mulher que lhe deu filhos, ou da esposa que lhe deu filhos, deverá devolver a essa mulher seu dote e lhe dar parte da renda do campo, da horta e de seus bens, para que ela possa criar os filhos. Se ela criou seus filhos, deverá ser-lhe dada uma parte de tudo o que for concedido aos filhos, igual à parte de um filho. Ela poderá casar-se com o homem de seu coração.
EXEMPLO 2: SOBRE O TRABALHO
228º – Se um arquiteto constrói para alguém e não o faz solidamente e a casa que ele construiu cai e fere de morte o proprietário, esse arquiteto deverá ser morto;
229º – Se fere de morte o filho do proprietário, deverá ser morto o filho do arquiteto.
Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/
Após a morte de Hamurábi, ocorreram muitas revoltas e invasões, permitindo que os assírios dominassem o território. Eles fundaram as cidades de Assur, Nínive e Nimrud. O imperador Assurbanipal teve um governo grandioso, estendendo seu domínio do Egito à Pérsia. No entanto, por volta de 610 a.C., os assírios foram derrotados pelos caldeus.
Os caldeus fundaram o Segundo Império Babilônico, tornando Babilônia uma das cidades-estados mais ricas e belas da antiguidade, com palácios, muralhas e templos impressionantes. No entanto, governar o Segundo Império Babilônico não era uma tarefa fácil, e os caldeus não conseguiram manter a unidade do território, sendo conquistados pelos persas.
Cássia Alves – Tudo Sala de Aula
REFERÊNCIAS:
https://www.todamateria.com.br
https://brasilescola.uol.com.br
Atividade
1. Segundo o texto, o que significa a palavra Mesopotâmia?
a) Terra entre mares.
c) Terra sem rios.
b) Terra longe do mar.
d) Terra entre rios.
2. Qual é a localização atual da Antiga Mesopotâmia?
3. A Mesopotâmia se desenvolveu graças à presença de dois rios em seu território. Quais os nomes desses rios?
4. Sobre a sociedade mesopotâmica, marque a assertiva verdadeira.
a) Era dividida em castas.
b) Era permitida a mobilidade social.
c) Era formada, em sua maioria, por comerciantes.
d) Não permitia que houvesse escravidão.
5. Quais as atribuições do chefe de Estado na Mesopotâmia?
6. Comente a diferença entre a escravidão na antiga Mesopotâmia e no Brasil Colonial.
7. Sobre os povos que habitavam a Mesopotâmia, é incorreto afirmar que
a) eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.
b) vários povos diferentes entre si dominaram esse território.
c) Apesar das invasões, os sumérios nunca foram derrotados nem dominados.
d) Organizaram-se em cidades-estados independentes, com leis e exército próprio. 8. Complete os quadros com os povos que habitaram a Mesopotâmia.
8. Complete os quadros com os povos que habitaram a Mesopotâmia.
9. Explique como era feita a escrita cuneiforme.
10. O Código de Hamurábi se baseava na ideia de olho por olho e dente por dente, significando que a punição deveria ser proporcional ao dano causado pelo ato. Qual exemplo do código chamou mais sua atenção? Explique o porquê.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Mesopotâmia
Objetivo da Aula: Compreender as principais características das civilizações da Mesopotâmia, incluindo seu sistema de escrita cuneiforme, organização social, religião, e contribuições culturais, identificando seu impacto na história da humanidade.
Habilidade da BNCC: EF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.