Apresentamos uma excelente Atividade de Interpretação e Compreensão de Texto envolvendo o gênero Notícia direcionada aos estudantes do 6º e 7º ano. Nessa proposta de atividade de língua portuguesa, exploraremos a figura de um dos mais renomados narradores esportivos do Brasil, Galvão Bueno. Conheça, baixe e aplique!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Leia o texto e responda às questões 1 – 14.
GALVÃO BUENO RETORNA À BAND APÓS 44 ANOS COM ESTREIA DE NOVO PROGRAMA ESPORTIVO
O grupo de transmissão esportiva da Band ganhou o reforço de um velho conhecido. O narrador Galvão Bueno está de volta à emissora após 44 anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), após assinar contrato para comandar um programa semanal sobre futebol. A atração, intitulada “Galvão e Amigos”, será exibida às segundas-feiras e reunirá comentaristas e ex-jogadores para debater o cenário do futebol brasileiro. A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S. Paulo.
Galvão teve uma passagem pela Band entre 1977 e 1981, período em que iniciou sua trajetória como narrador da Fórmula 1, o que o levou à Globo, onde permaneceu por 43 anos. Apesar do retorno à emissora, ele não voltará a narrar a categoria automobilística, mesmo com a Band mantendo os direitos de transmissão da F1 em 2025 – que promete um ganho de audiência com a chegada do brasileiro Gabriel Bortoleto. Vale lembrar que Felipe Massa foi o último a representar o Brasil na categoria.
Embora não esteja na narração da Fórmula 1, Galvão participará das transmissões de grandes prêmios selecionados, como os de Mônaco e do Brasil, atuando como mestre de cerimônias e trazendo análises especiais. Sergio Maurício continuará como o narrador titular da categoria na Band.
O novo programa seguirá o formato do Bem, Amigos!, atração que Galvão comandou no SporTV entre 2003 e 2022. Ele contará com a participação de nomes conhecidos do jornalismo esportivo e do futebol, como Mauro Naves, Casagrande e Paulo Roberto Falcão. Além deles, Vanderlei Luxemburgo será um dos integrantes da bancada.
https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/72997-galvao-bueno-retorna-a-band-apos-44-anos-com-estreia-de-novo-programa-esportivo
Atividades
1. A informação principal do texto pode ser encontrada em:
a) “O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), após assinar contrato para comandar…”
b) “O narrador Galvão Bueno está de volta à emissora após 44 anos.”
c) “A atração, intitulada “Galvão e Amigos”, será exibida às segundas-feiras…”
d) “Galvão teve uma passagem pela Band entre 1977 e 1981, período em que iniciou…”
2. Qual a fonte responsável pela veiculação das informações?
3. Segundo o texto, qual será o nome do novo programa apresentado por Galvão Bueno na Band?
4. Mesmo sem narrar a Fórmula 1, como Galvão participará das transmissões da categoria?
5. Cite dois nomes de ex-jogadores ou comentaristas que participarão do programa “Galvão e Amigos”
6. A partir da leitura do texto, é possível inferir que
a) a emissora pretende aumentar sua audiência com um nome conhecido do público.
b) Galvão Bueno deixou a globo por causa de divergências contratuais.
c) o foco da Band será exclusivamente em transmissões de automobilismo.
d) a volta de Galvão se deve à aposentadoria de Sérgio Maurício.
7. Em: “Apesar do retorno à emissora, ele não voltará a narrar a categoria automobilística…”, a expressão destaca foi empregada com intuito de marcar uma
a) consequência.
b) finalidade.
c) concessão.
d) causa.
8. No trecho: “Ele contará com a participação de nomes conhecidos do jornalismo esportivo e do futebol…”, a forma verbal em destaque exprime que a ação
a) ainda vai acontecer.
b) está em andamento.
c) já foi finalizada.
d) está incerta.
9. Qual a principal finalidade do texto?
a) Anunciar uma ideia.
b) Incentivar uma decisão.
c) Narrar uma história.
d) Expor uma informação.
10. No trecho: “A atração, intitulada ‘Galvão e Amigos’, será exibida às segundas-feiras e reunirá comentaristas e ex-jogadores para debater o cenário do futebol brasileiro…”, o termo sublinhado transmite, em ambos os casos, ideia de
a) alternância.
b) oposição.
c) adição.
d) conclusão.
11. A pontuação é um recurso ortográfico que organiza e sinaliza um texto, tornando-o coerente. Sendo assim, no trecho “mesmo com a Band mantendo os direitos de transmissão da F1 em 2025 – que promete um ganho de audiência com a chegada do brasileiro Gabriel Bortoleto”, a função do travessão é
a) indicar uma pausa para que o leitor reflita.
b) marcar o discurso de quem está narrando o fato.
c) substituir a vírgula, para separar elementos
d) introduzir uma explicação sobre o que foi dito anteriormente.
12. No fragmento: “Ele contará com a participação de nomes conhecidos do jornalismo esportivo…” (4º parágrafo), o termo em destaque se refere ao
a) Galvão Bueno.
b) Sérgio Maurício.
c) Gabriel Bortoleto.
d) Mauro Naves.
13. No trecho: “O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), após assinar contrato para comandar um programa semanal…” (1º parágrafo), o verbo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
a) concordar.
b) observar.
c) liderar.
d) cumprir.
14. Localize no texto uma palavra que significa:
a) Acordo: ______________________________
b) Panorama: ___________________________
c) Derradeiro: ___________________________
d) Exposta: _____________________________
e) Principal: _____________________________
+ Conteúdos de Português para o 6º e 7º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Notícia.
Objetivo da Aula: Compreender as características e a estrutura do gênero notícia, desenvolvendo habilidades de interpretação e análise crítica a partir da leitura, identificação de elementos textuais e compreensão das informações apresentadas.
Habilidade da BNCC: EF67LP01 Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual. EF67LP02 Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Égila Ribeiro
Graduada em Letras – Português, especializada em Educação Inclusiva, com foco em TDAH e Dislexia.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.