Você já parou para pensar na quantidade de agrotóxicos que são utilizados diariamente na produção de alimentos que consumimos? Para conscientizar os alunos sobre esse tema tão relevante, preparamos uma excelente atividade de Ciências sobre os Agrotóxicos direcionada aos estudantes do 8º e 9º ano. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
AGROTÓXICOS
Também chamados de pesticidas, defensivos agrícolas e agroquímicos, os agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos ou químicos, isolados ou combinados com agentes biológicos, destinados ao uso na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, em pastagens ou na proteção de florestas plantadas (Lei nº 15.070, de 2024).
FUNÇÃO
A principal função dos agrotóxicos é alterar a composição da flora ou da fauna para protegê-las da ação de organismos considerados nocivos. Além disso, incluem substâncias empregadas como desfolhantes, dessecantes e reguladores de crescimento, podendo atuar como estimuladores ou inibidores.
USO
O uso desses produtos está presente tanto em atividades agrícolas, principalmente em monoculturas, quanto em atividades não agrícolas. No setor agrícola, são empregados em diversas etapas da produção, como limpeza do terreno e preparação do solo. Já no setor não agrícola, são utilizados para proteger ambientes hídricos, florestas naturais e áreas não cultivadas.
TIPOS
Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com sua função. Inseticidas eliminam insetos que atacam as plantações, como o Aldrin. Fungicidas combatem fungos, como o Brestam. Herbicidas eliminam ervas daninhas que competem por nutrientes com as culturas agrícolas, como o Profam. Desfoliantes removem folhas indesejadas, facilitando a colheita, como o Paraquat. Fumigantes controlam bactérias no solo, como o Dazomet. Por fim, os acaricidas combatem os ácaros que prejudicam as plantas, como o Propargite.
GRAU DE TOXICIDADE
A ANVISA estabelece diretrizes ao uso de agrotóxicos com base na toxicidade e os classifica em categorias.
CATEGORIA | TOXICIDADE | COR INDICATIVA |
1 | Extremamente tóxicos | Vermelho |
2 | Altamente tóxico | Vermelho |
3 | Moderadamente tóxico | Amarelo |
4 | Pouco tóxico | Azul |
5 | Improvável de causar dano agudo | Azul |
Entretanto, o nível de agrotóxico mínimo permitido é alto em comparação com outros países. Enquanto na Europa é permitido usar até 2 kg de glifosato por hectare, a média brasileira fica entre 5 kg e 9 kg.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
O uso de agrotóxicos é amplamente debatido, gerando posicionamentos favoráveis e contrários. Entre os argumentos a favor, destaca-se a possibilidade de produção em larga escala, pois a erradicação de pragas e doenças garante colheitas mais robustas e reduz perdas.
Por outro lado, os argumentos contrários incluem a contaminação da água, do ar e do solo, os impactos ambientais, o desequilíbrio dos ecossistemas, o desenvolvimento de resistência por parte das pragas e os riscos à saúde humana relacionados à desequilíbrios hormonais e o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres.
Larissa Fonteles / Tudo Sala de Aula
tudosaladeaula.com
Atividades
1. O que são agrotóxicos e qual seu objetivo?
2. Preencha os espaços abaixo com o nome correto do tipo de agrotóxico utilizado para controlar cada um dos organismos apresentados nas imagens.
3. Abaixo, estão três imagens ilustrando formas de contaminação por agrotóxicos. Explique como elas ocorrem.
4. Classifique as situações a seguir como pertencentes ao setor agrícola (A) ou não agrícola (NA).
( ) Produção de alimentos.
( ) Manejo de pastagens.
( ) Proteção de florestas nativas.
( ) Preparação de lagos.
5. Em uma plantação de milho em sistema de monocultura, os produtores aplicaram tiametoxam para controlar insetos considerados pragas. No entanto, foi observado um aumento na mortalidade das abelhas que vivem na região. Dentre as alternativas abaixo, qual explica melhor esse fenômeno?
a) A expansão da capacidade das abelhas de coletar pólen.
b) A melhoria na qualidade da cera e de outros componentes da colmeia.
c) A intoxicação das abelhas ao entrarem em contato com as flores.
d) O aumento da longevidade das abelhas que visitam as flores.
6. Abaixo, pinte as tarjetas com as cores correspondentes ao nível de toxicidade.
7. Discorra sobre os benefícios e prejuízos do uso dos agrotóxicos para a saúde dos seres humanos e do meio ambiente.
8. Observe o cartum abaixo.
Disponível em http://seppo.net/ (Adaptado)
O cartum está criticando
a) a necessidade do uso de máscaras pelos agricultores para evitar a contaminação.
b) o alto nível de substâncias tóxicas presentes nos alimentos devido ao uso de agrotóxicos.
c) a falta de equipamentos de proteção para os animais próximos às plantações.
d) a obrigatoriedade do uso de máscaras para consumir alimentos industrializados.
9. Veja o gráfico abaixo.
Fonte: Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)/Anvisa alimentos testados em 2017 e 2018
a) Quais os 3 alimentos com maior taxa de agrotóxico?
b) Quais os alimentos apresentam a menor taxa de agrotóxicos?
c) Desses, quais estão presentes na sua alimentação?
d) Como você se sente ao saber que grande parte dos alimentos que consumimos diariamente contém resíduos de agrotóxicos?
10. Com base nas situações fictícias abaixo, determine qual substância reguladora do crescimento possui ação inibidora e estimulante.
11. Dentre os agrotóxicos mais presentes na produção agrícola brasileira estão acefato, atrazina, glifosato malationa, mancozebe e etc. No caça-palavras abaixo, encontre estes compostos.
+ Conteúdos de Ciências para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Agrotóxicos.
Objetivo da Aula: Caracterizar os agrotóxicos com base em sua função e uso, analisando de forma crítica seus benefícios e impactos na saúde humana e no meio ambiente.
Habilidade da BNCC: (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.