Quiz de Português - 17 - Diversas Habilidades - 8° ano e 9° ano

Quiz de Português - 17 - Diversas Habilidades - 8° ano e 9° ano

Prova online de Língua Portuguesa 8º ano e 9° ano com diversas habilidades

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

quiz de língua portuguesa diversas habilidades 8º ano e 9º ano

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Leia o texto abaixo e responda às questões 1-3. 

Barulhos urbanos 

    Creio que eram seis horas da manhã. [...] O barulho era de tontear, algo de muito grave deveria ter acontecido para um helicóptero ficar parado bem em cima do meu edifício. [...] 
    Levantei, fui até a sala, abri a porta de correr que dá para a sacada e olhei para o céu. Nada. 
    Então, olhei para baixo e ali estava o helicóptero, estacionado num terreno descampado, ali diante dos meus olhos o helicóptero que não era helicóptero, e sim um equipamento de construção civil ligado na velocidade máxima, um trambolho que fazia um barulho idêntico ao de um helicóptero, e que continuaria a me servir de despertador nas manhãs seguintes. 
    Se você é morador de uma grande cidade, também deve ter um helicóptero matinal entrando pelos ouvidos, ou uma bateria de escola de samba, ou uma turbina de avião, ou qualquer coisa excessivamente barulhenta que seja oriunda do que se chama obra. Metrópoles estão em constante construção. Aqui onde moro há essa obra bem em frente ao meu prédio, e outra bem ao lado, e duas logo atrás. Silêncio? Estamos em falta. 
    Não há como reclamar [...]. Obras são efeitos colaterais do progresso. E o barulho faz parte do pacote, não se ergue um edifício aos sussurros. Então, como tenho escritório em casa, trabalho o dia inteiro com essa trilha sonora pouco romântica. [...] 
    Sou uma escritora de apartamento [...]. Escrever, lógico, me oferece várias oportunidades de fuga. [...] invento meu próprio lago, pátio, horizonte. Até que volto a ser atingida pela consciência do inevitável: não é o barulho do mar que escuto, [...] e sim o de betoneiras, perfuratrizes, compactadores, rolos compressores. De poético, me restou apenas a chuva. [...] Quando chove, o silêncio me pisca o olho: “Aproveita a trégua e me escuta”. 

MEDEIROS, Martha. 

  (Caed/Mec) Nesse texto, a expressão “o silêncio me pisca o olho” foi usada para

(Caed/Mec) Nesse texto, no trecho “... que fazia um barulho idêntico ao de um helicóptero...”, a palavra destacada substitui

(Caed/Mec) Nesse texto, há uma opinião no trecho:

Leia o texto abaixo.

 Brasileiro é o mais jovem do mundo a passar no mestrado em Harvard 

Mateus de Lima Costa Ribeiro tem 19 anos e está a poucos dias de bater um recorde: tornar-se o aluno mais jovem a cursar o programa de mestrado em Direito da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiosas do mundo. Não será o primeiro recorde batido por Mateus, já que o estudante brasiliense passou no vestibular do curso de Direito da Universidade de Brasília aos 14 anos. Aos 18, conseguiu o título da OAB e tornou-se o advogado mais jovem do país. Para Mateus, ele não é um gênio e essa é uma conquista possível para outros. “Inteligência é um dos fatores. Existem outros como capacidade de superação, saber estudar do jeito certo e saber como fazer uma prova. Quando eu vi a oportunidade de ir para Harvard, eu foquei e não pensei mais em nada. Foco é o principal, não entrei na universidade cedo porque sou um gênio, mas porque eu tive foco nesse projeto”, revelou.

 https://www.estadao.com.br/ 

De acordo com o texto, Mateus é o mais jovem

Leia o texto a seguir. 

O cearensês 

Quando cheguei ao Ceará, há uns dez anos, tive logo nos primeiros dias uma surpresa. A moça que trabalhava para mim me disse que ia “rebolar no mato”. O quê?, pensei, rebolar no mato? Não fazia muito sentido ela ir requebrar os quadris no meio de um matagal. Foi então que entendi: ela ia jogar no lixo alguma coisa. Fiquei fascinada com a perspectiva de conhecer novas expressões e palavras: ontonte, arengar, cabra atarrachado... Aprendi o que é botar boneco, bonequeiro, batoré, beréu, só para mencionar algumas começadas com a letra B. E me encantava com expressões que ouvia: “Jumento sem mãe”, que significa um pobre coitado, um zé-ninguém. “Mangar de alguém”, ou zombar. E a expressão que mais me espantou: Bonito pra chover. É que, nas bandas de lá onde fui criada, um dia chuvoso é feio, triste, e é belo o dia límpido, de céu azul sem nuvem. Acabei descobrindo que no Ceará existe uma língua local, ou dialeto, o cearensês. Também, deve haver um sentimento de honra regional, de querer reconhecimento e respeito. Sei que incorporei muitas falas e ando disparando, por aí, de quando em vez, no lugar de Virgem Maria, sonoros Vixe Maria! 

https://www.opovo.com.br/ 

A expressão “Bonito pra chover”, no cearensês, significa que

Leia o texto abaixo. 

Grande confusão 

Na cozinha, Olívia pergunta para o pai: 
– O que é isso? 
E o homem responde: 
– Ameixa-preta, filha. 
– E por que é vermelha? 
– Porque está verde. 

Goread. 

(Caed/Mec) O gênero desse texto é

Leia o texto abaixo. 

ALADDIN (Filme -2019) 

Aladdin (Mena Massoud) é um jovem ladrão que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso bracelete, sem saber que ela na verdade é a princesa Jasmine (Naomi Scott). Ao visitá-la em pleno palácio, ele é capturado por Jafar (Marwan Kenzari), o grão-vizir do sultão, que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica, onde habita um gênio (Will Smith) capaz de conceder três desejos ao seu dono. Um clássico da cultura infanto-juvenil adaptado de forma esplendorosa para os espectadores do século XXI. 

COELHO.C.SEDUC.2020 

De acordo com a resenha, a adaptação da história de Aladdin para o cinema foi

Leia o texto abaixo. 

https://br.pinterest.com/pin/43980533848825169 

(Caed/Mec) O humor desse texto está no fato de

Leia o texto a seguir. 

Smartphone é o melhor amigo de 49% dos adolescentes. Pesquisa aponta que, deste total, 36% priorizam o aparelho em vez de passar mais tempo com os amigos de carne e osso, a família ou pessoas importantes. Esse cenário traz um alerta à sociedade sobre o limite do uso das tecnologias e no que isso pode ser prejudicial às relações interpessoais, por se tratar de uma geração que já nasceu inserida em um mundo conectado 24h por dia. O nível de apego destes jovens com o aparelho foi objeto de um estudo feito pela especialista em comportamento mente-cérebro Nancy Etcoff, professora da Universidade de Harvard, em parceria com a Motorola. A pesquisa ouviu 4.418 usuários de smartphones de quatro países: Brasil, Estados Unidos, França e Índia. Foram investigados os comportamentos e hábitos de utilização do celular de diferentes gerações para entender o impacto do equipamento nas relações com o usuário, com outras pessoas e com o ambiente físico e social.

 https://www.folhape.com.br 

De acordo com o texto, podemos afirmar que

Leia o texto a seguir. 

O coração dispara 
Tropeça, quase para 
Me encaixo no teu cheiro 
E ali me deixo inteiro 
Eu amei te ver 
Eu amei te ver 
Eu amei te ver 

https://www.ouvirmusica.com.br 

De acordo com o contexto da canção, a expressão “Me encaixo no teu cheiro”, significa que o autor

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem