O site Tudo Sala de Aula preparou um excelente simulado (14) de língua portuguesa envolvendo diversas habilidades do SAEB para os estudantes do 8º e 9º ano.
Criando Memes
Ela conheceu Marcos pela internet. Uma [...] pose estranha, um sorriso amareladamente forçado, mas um fértil humor convincente. Marcos não simplesmente compartilhava memes. Ele os criava. Pequenas tirinhas humorísticas. Nunca compartilhava o que não era seu. E produzia num ritmo alucinante. Memes e mais memes. Uma mente brilhante focada na direção errada, ela pensou. [...] Não que não fossem engraçadas. Até eram, e muito. Mas ela, sensibilidade para as artes, percebia que havia ali um gigantesco potencial; um potencial que merecia atenção.
Na linha do tempo da rede social dele, postou-lhe sugestões. Que tal uma peça de teatro? Um projeto piloto para a televisão? Crônicas semanais para o jornal da cidade? Um foco mais visionário. Além dessa mesmice. E das “memesices”.
Ele respondeu: “[...] Eu não ia conseguir…”
Hum… [...] O que ela poderia fazer? Iria ajudá-lo, decidiu. Seria a guerreira a resgatar-lhe a sapiência e levaria o homem frente aos refletores – o lugar onde deveria estar, e de onde nunca deveria sair.
No post, perguntou se ele já tinha escrito algo assim. Talvez engavetado. Ou perdido em alguma pasta no computador. Ela tinha alguns conhecidos, pessoas influentes no mundo das artes. Poderia dar um toque, um empurrãozinho. E estava realmente decidida a fazer isso.
“Tenho sim”, respondeu Marcos. Ela vibrou. Trocaram e-mail. E ele enviou diversos textos.
Algumas crônicas, um romance inacabado, um roteiro para um longa-metragem. Para surpresa dela, um pior que o outro. Textos vagos, toscos e repetitivos. Não eram humorísticos, e muito menos dramáticos. Apenas palavras desconexas de alguém que não sabe o que quer dizer. Se fossem para a televisão, não dariam uma novela mexicana.
No Facebook, Marcos, parecendo impaciente, postou em seu feed:
“E aí, já leu os textos? São bons? O que achou?”
Ela respondeu:
“Ahh, cara… ainda nem tive tempo. Estou aqui gargalhando com as últimas tirinhas que você postou… kkkkkkk”
MARTINZ, Juliano. Criando Memes.
Almoço na casa da amiga
Fui almoçar ontem na casa de uma amiga. Quando terminamos de almoçar, ela me disse:
- Fiz o almoço, agora a louça é sua.
Peguei a louça, coloquei tudo em um saco plástico e fui embora.
Agora, a mulher está aqui na frente de casa com a polícia querendo a louça de volta... Vai entender esse povo, dá e depois toma.
Estranho, viu!
https://www.piadas.com.br/
Relato de viagem
Minha viagem à Turquia, presente que me dei para festejar meu aniversário, foi um dos mais lindos e sensíveis momentos que tive. A Turquia é um país complexo, encruzilhada de inúmeras culturas e essa foi minha iniciação no Oriente Médio. Cheguei a Istambul com neve e a paisagem da cidade fica ainda mais delicada com suas mesquitas e igrejas bizantinas enfeitadas de neve. Viajar para a Turquia é conhecer um país com paisagens belíssimas, regiões bem diferentes entre si, muita história e um povo afável. A cidade que hoje se chama Istambul já foi Constantinopla e, antes, Bizâncio. Fundada pelos gregos, pertenceu ao Império Romano, foi conquistada pelos otomanos e depois islamizada. Fiquei encantada com a beleza local e a cidade já me chama para uma próxima viagem e novas emoções. A lamparina, comprada num passeio pelas ruas de Istambul, vai trazer meus próximos desejos.
https://www.terramundi.com.br/blog/relato-de-viagem.
Itália lança plataforma digital com filmes, museus, shows e espetáculos
A Itália oferece para toda a Europa uma plataforma digital de cinema e cultura chamada ITsArt [...] que permite acessar os filmes, museus, concertos e espetáculos que acontecem em toda a península.
A partir desta semana, a plataforma oferece ao público europeu um catálogo com mais de 700 conteúdos, alguns gratuitos e outros pagos.
“Queremos chegar ao crescente público de consumidores de cultura e arte italiana de todo o mundo”, explicou nesta terça-feira (23) o diretor-geral Guido Casali, durante coletiva de imprensa celebrada no Coliseu de Roma.
Disponível nos 27 países da União Europeia e no Reino Unido, a ITsART, financiada com 19 milhões de euros (21 milhões de dólares) pelo governo italiano, conta com a colaboração de aproximadamente cem instituições culturais de prestígio da península.
https://glo.bo/3GILW6y
A descoberta do estranhíssimo sapo-fóssil
Apareceu pelas colinas da Índia um sapo bem esquisitão. Para começar, ele é roxo, tem sete centímetros e um focinho pontudo. A cabeça é meio pequena para o corpo, e, por isso, o bicho parece mais uma bolha gosmenta roxa do que um ser vivo. E mais estranho que isso só o nome dele: Nasikabatrachus sahyadrensis (mas esse nome-palavrão na verdade quer dizer uma coisa bem simples – “sapo da montanha Sahyadri”). O sapo pode até ser feioso, mas, para os seus descobridores, ele é o bicho mais bonito do mundo. É que o sapo da montanha é um fóssil vivo, de 130 milhões de anos atrás. Os antepassados dele viveram na época dos dinossauros, e, por isso, o sapão roxo é muito importante para entender como os anfíbios da família dele evoluíram. Logo... o Nasika é lindo!
www.canalkids.com.br
Muito bom. Obrigado por nos ajudar.
ResponderExcluirConte sempre conosco!
Excluir