Atividade sobre os efeitos de sentido de Frases e Pontuações na Linguagem - Anos Finais

Olá, professores! Apresentamos uma excelente atividade de língua portuguesa sobre as relações que as frases e as pontuações estabelecem na linguagem escrita, direcionada para os estudantes 6°, 7°, 8° e 9° ano. 

A importância da correta utilização da pontuação na escrita bem como o entendimento das ideias estabalecidas pelas frases são fundamentais para a clareza e compreensão do texto, por isso, esta atividade se torna essencial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. Venha conhecer, baixar e aplicar sala de aula.

Habilidades BNCC:

(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.


Você pode baixar esta atividade em PDF, pronta para impressão.


1. A frase é uma palavra ou um conjunto de palavras que formam um enunciado com sentido completo. Além disso, as frases podem se relacionar entre si, gerando novos significados. Observe as frases a seguir:

Ouvimos um grito pavoroso. Fugimos assustados.

Entre as frases acima se estabelece uma relação de quê?
a) Fato e opinião.
b) Tempo e espaço.
c) Oposição e condição.
d) Causa e consequência.

2. Leia e responda.


A frase do texto acima é optativa, pois expressa
a) um fato. 
b) uma pergunta.
c) um desejo.
d) uma ordem.

Leia e responda às questões 3 - 5.
 

3. Releia a frase principal da propaganda e responda: qual a intencionalidade desta frase?
_____________________________


4. A vírgula na frase principal da propaganda tem a função de
a) indicar o sujeito.
b) separar o vocativo.
c) separar uma opinião.
d) dar uma pausa.

5. A frase da propaganda acima anuncia a retomada da fabricação do Fusca e faz lembrar que ele é um carro considerado robusto. O emissor e o receptor da frase são, respectivamente: 
a) o carro e os possíveis compradores.
b) os possíveis compradores e o carro.
c) os buracos e o carro.
d) o carro e os buracos.

6. Leia com atenção e depois faça o que se pede.

A língua falada é mais informal e costuma ser acompanhada por gestos, expressões e entonações que facilitam a compreensão. Na modalidade escrita, a língua precisa ser mais clara e precisa. Para alcançar esse objetivo, um dos recursos mais importantes é a pontuação. A pontuação revela a intenção do emissor e pode, inclusive, modificar o sentido de uma mensagem.

No trecho abaixo, coloque as vírgulas quando necessário.

“O parque cheio de crianças estava divertido com risadas gritos de alegria e o som das folhas ao vento enquanto os pais sentados nos bancos observavam conversavam e aproveitavam o dia ensolarado.”


7. Leia o trecho a seguir de uma crônica de Martha Medeiros e responda à questão. 

“Como destacar uma ironia sem contextualizá-la? A ironia soará grosseira. E aquele que ao ser entrevistado para a tevê estava visivelmente brincando, mas que por escrito pareceu estar falando sério? E o comentário dito no entusiasmo do momento, sem compromisso, que ganha ares de profetização? Falou, imprimiu, já era.”

O trecho afirma que a frase, depois de proferida e impressa, poderá ser mal interpretada, se estiver fora do contexto. Para reforçar essa ideia, utilizou-se a expressão “já era”, que significa:
a) ainda há solução.
b) ainda dá para fazer algo.
c) não dá para fazer mais nada.
d) não está tudo acabado.

8. Leia e responda.

 

O cartaz faz parte de uma campanha antidrogas. Além do uso da cor vermelha na imagem e da negação, a mensagem é transmitida pela frase
a) imperativa.
b) optativa.
c) interrogativa.
d) declarativa.

9. Leia e responda.

 
Ana Carolina

Na frase acima, fica subentendida a ideia que o emissor
a) não deseja mais manter a amizade com o receptor.
b) deseja ser mais do que um amigo para o receptor.
c) teve dificuldade para expressar seus sentimentos.
d) não conseguiu se expressar claramente.


Observe a imagem abaixo.


As frases de protesto expressam de forma espontânea as angústias, os direitos, os desejos, as reivindicações e os sonhos do povo, que busca Educação, Saúde e Justiça para todos. Assim sendo, leia a frase abaixo e responda à questão.

“CIDADE MUDA NÃO MUDA.”

10. A mensagem da frase acima é criativa porque "joga" com os diferentes sentidos da palavra "muda". Quais significados essa palavra assume na frase?
_________________________

11. Você concorda com a afirmação da frase? Por quê?
_________________________

12. Leia e responda. 


A frase da imagem faz um alerta sobre jogar lixo na rua, indicando uma de suas
a) opiniões.
b) condições.
c) consequências.
d) finalidades.



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊


GABARITO
1D / 2C / 3. (Sugestão de resposta) Destacar a capacidade de um carro eficiente em superar os buracos nas estradas. Assim, o texto busca mostrar ao leitor que os buracos não serão mais um obstáculo para a locomoção dos pedestres. / 4B / 5D / 6. “O parque, cheio de crianças, estava divertido com risadas, gritos de alegria, e o som das folhas ao vento, enquanto, os pais sentados nos bancos, observavam, conversavam e aproveitavam o dia ensolarado.” / 7C / 8A / 9B / 10. Muda como adjetivo: refere-se a algo que não emite som, silencioso. Muda como verbo: denota a ação de mudar, ou seja, de alterar ou modificar algo. Assim sendo, a frase revela que uma cidade muda implica uma população que não exige responsabilidade de seus representantes eleitos, resultando na incapacidade da cidade de progredir em vários aspectos sociais. / 11. Resposta pessoal. / 12C


Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem