Atividade de educação Física sobre Corridas de Revezamento direcionada aos estudantes do 6º, 7º e 8º e 9° ano. Essa modalidade esportiva requer trabalho em equipe, estratégia e resistência física, tornando-se uma excelente ferramenta para o ensino de valores como cooperação, solidariedade e superação de desafios. Conheça, baixe e aplique com seus alunos.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! (Lei 9.610/98)
CORRIDAS DE REVEZAMENTO
A história do atletismo está diretamente ligada aos Jogos Olímpicos, já que ele tem sido parte do evento desde a primeira Olimpíada na Grécia Antiga. As Olimpíadas buscavam a perfeição e a superação dos limites humanos. Apesar dos séculos que nos separam dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, a busca pela superação dos limites continua a ser um objetivo central para os atletas olímpicos atuais. Nesta aula, vamos conhecer uma das modalidades do atletismo: a corrida de revezamento.
Características
As corridas de revezamento são muito apreciadas pelo público devido ao seu caráter coletivo. Em um esporte predominantemente individual como o atletismo, o revezamento se destaca por ser uma prova disputada entre equipes, aumentando a emoção e valorizando o trabalho em grupo. Nos revezamentos, os atletas percorrem distâncias semelhantes enquanto conduzem um bastão, que é passado de mão em mão entre todos os membros da equipe.
Nesta modalidade, quatro atletas competem em equipe, cada um correndo uma volta inteira na pista. As duas primeiras voltas acontecem em raias pré-designadas. A partir do início da reta de chegada da segunda volta, os atletas podem mudar de raia e correr juntos na mesma. Cada corredor deve portar um bastão e entregá-lo ao próximo corredor dentro da zona de troca. Nesta modalidade, há também competições para homens e para mulheres. Tradicionalmente, é a última prova em pista nos Jogos Olímpicos e em eventos de atletismo de nível internacional.
4x400 Metros (Misto)
No revezamento 4x400 metros (misto), introduzido nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a equipe é composta por dois homens e duas mulheres. Cada membro da equipe corre uma volta completa na pista (400 metros). Geralmente, a ordem é um homem iniciando a prova, seguido por uma mulher, depois outra mulher, e, finalmente, o último homem completando a corrida. As demais regras são as mesmas do revezamento 4x400 metros.
Regras Gerais da Corrida de Revezamento
- Os corredores devem passar o bastão no interior da zona de troca (20 metros). Se a passagem do bastão ocorrer fora dessa faixa, a equipe será desclassificada;
- Os corredores não podem jogar o bastão ao fazer a troca;
- Os corredores devem permanecer em suas raias durante a prova de revezamento 4x100 metros;
- Os corredores são desclassificados caso obstruam, impeçam ou interfiram no progresso de outro corredor;
- No revezamento 4x400 metros, os corredores devem permanecer nas raias designadas durante todo o primeiro percurso e até o final da primeira volta do segundo percurso;
- Caso o bastão caia, o atleta que o deixou cair deve voltar para pegá-lo;
- O corredor que recebe o bastão se coloca em posição de espera do companheiro que traz o bastão, evitando a perda aparente de tempo.
Refletindo
Portanto, a corrida de revezamento destaca-se no atletismo por seu caráter coletivo e estratégico, combinando velocidade, precisão e trabalho em equipe. Essa prova simboliza a união entre desempenho individual e esforço conjunto.
Texto de Tudo Sala de Aula, 2024
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
Leia a notícia e responda.
Brasil vence repescagem e classifica revezamento 4x400 a Paris
5 de maio de 2024
Na última bateria do Mundial de Revezamento de atletismo valendo vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil conseguiu um ótimo resultado. Lucas Carvalho, Lucas Vilas, Vitor Hugo Miranda e Matheus Lima fizeram uma ótima prova e garantiram uma vaga para o país no revezamento 4x400m masculino. Nas demais provas, o Brasil ficou sem a classificação, dependendo do ranking olímpico para pegar uma das últimas vagas em Paris.
No revezamento 4x400m misto, a CBAt optou por retirar o Brasil da prova para levar força máxima nas provas masculina e feminina. No masculino, a equipe brasileira alterou a formação do primeiro dia, colocando Matheus Lima, o atleta mais rápido do Brasil para fechar. Lucas Carvalho assumiu a liderança logo na primeira perna do revezamento. O time brasileiro chegou a cair para o segundo lugar após um sprint do time da Austrália na terceira perna, mas logo Vitor Hugo retomou a liderança e entregou o bastão para Matheus fechar a prova com um tempo de 3min01s86.
Fonte: https://www.terra.com.br/
_______________________________
a) com a mão esquerda.
b) dentro da zona de passagem.
c) quando o atleta já estiver correndo.
d) fora da zona de passagem
a) No início da última volta da prova.
b) A partir do segundo percurso.
d) No início do primeiro percurso.
a. ( ) Nos revezamentos, os atletas percorrem distâncias iguais.
b. ( ) O bastão da prova de revezamento é um cubo de até 30 cm de comprimento.
c. ( ) Em todas as modalidades de revezamento, os atletas podem mudar de raia.
d. ( ) Caso o bastão caia durante a prova, o atleta e sua equipe serão desclassificados.
_________________________________
b) os atletas devem seguir regras rigorosas, como a passagem do bastão dentro da zona específica.
c) os corredores são desclassificados apenas se obstruir a passagem do adversário.
d) na modalidade 4x400m (mista) consiste em três homens e uma mulher correndo em sequência.