THREE TYPES OF FAKE NEWS
Misinformation: Some spread false information without the intent to spread harm. People spreading misinformation believe it to be true before sharing it with others.
Disinformation: People may spread information to cause harm or manipulate people. Disinformation describes actual lies that people tell for money, influence or to cause disorder.
Malinformation: Information that may be true but is spread with malicious intent or taken out of context. Examples include divulging private information or manipulating facts to fit a false narrative.
Fonte: https://www.peoplesbanknet.com/the-dangers-of-fake-news/
1. Traduza as seguintes palavras utilizadas no texto acima.
2. Com base nas informações do texto, associe os termos aos significados.
(A) Misinformation
(B) Disinformation
(C) Malinformation
( ) É a criação e disseminação intencional de informações falsas ou enganosas com o objetivo de manipular a opinião pública, causar danos a indivíduos ou instituições, ou obter algum tipo de vantagem. É uma forma de propaganda enganosa, muitas vezes utilizada por governos, políticos ou grupos com interesses específicos.
( ) Refere-se à utilização de informações verdadeiras, mas que são tiradas de contexto ou apresentadas de forma enganosa para manipular a opinião pública ou causar danos. É como usar uma verdade para contar uma mentira.
( ) Refere-se à disseminação de informações falsas ou incorretas sem a intenção deliberada de enganar ou causar danos. Pode ocorrer por erros, falta de verificação ou simplesmente por compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade. É como um "boato" que se espalha sem a intenção de prejudicar alguém.
3. Analise os exemplos e marque com um X o/os exemplo/s de
MALINFORMATION.
( ) Alguém compartilha uma notícia falsa em suas redes sociais, acreditando que ela seja verdadeira.
( ) Um político é citado em um discurso defendendo a importância da educação. Seus críticos tiram essa frase de contexto e a utilizam para afirmar que ele não se importa com outros assuntos importantes, como a saúde.
( ) Uma notícia falsa é criada a partir de um evento real, mas com detalhes alterados ou exagerados para criar uma narrativa mais dramática ou sensacionalista
4. Observe os exemplos e marque aqueles que se enquadram para o termo DESINFORMATION.
( ) Vídeos ou áudios falsos, mas que parecem autênticos, criados com o uso de inteligência artificial para colocar palavras na boca de pessoas famosas ou políticos.
( ) Uma notícia falsa é criada a partir de um evento real, mas com detalhes alterados ou exagerados para criar uma narrativa mais dramática ou sensacionalista.
( ) Artigos completamente fabricados e inventados, sem qualquer base na realidade, criados para espalhar boatos e causar confusão.
5. Analise os exemplos e marque aquele/s que seja considerado como MISINFORMATION.
( ) Um jornal publica uma notícia com um erro de digitação no nome de uma pessoa envolvida em um evento, levando a confusões e interpretações erradas.
( ) Um estudo científico é mal interpretado e divulgado de forma simplista, levando a conclusões errôneas sobre seus resultados
( ) Perfis falsos criados para espalhar propaganda, atacar adversários políticos ou influenciar eleições.
6. Por que MALINFORMATION pode ser mais prejudicial do que MISINFORMATION?
___________________________
Leia o cartaz abaixo.
Fonte: Resources to fight COVID-19 misinformation – Becker Medical Library
7. Do que se trata o cartaz acima?
____________________________
8. Considerando o contexto do cartaz, o que quer dizer com READ BEYOND?
____________________________
9. Por que, segundo o cartaz, é importante LOOK BEFORE SHARE?
____________________________
10. O verbo TO SPOT, no título do cartaz, pode ser substituído sem alteração de sentido por:
a) to forget
b) to identify
c) to mistake
d) to miss